Após um longo processo de desenvolvimento, Steven Spielberg está entregando as rédeas de direção de Indiana Jones 5 a outro cineasta pela primeira vez nos 39 anos de história da franquia.
Fontes dizem que, enquanto o acordo não foi fechado, o diretor de Ford x Ferrari, James Mangold, está em negociações para assumir o cargo. Mangold já havia sido colocado nessa situação antes, quando assumiu o filme Logan, de 2017.
Spielberg permanecerá como produtor do longa. Segundo uma fonte próxima ao cineasta, a decisão de deixar a cadeira do diretor foi inteiramente de Spielberg, no desejo de passar o chicote de Indy para uma nova geração para trazer sua perspectiva para a história.
Já Harrison Ford ainda está no projeto. O ator recentemente ganhou as manchetes falando sobre o futuro da franquia enquanto promovia seu último filme, The Call of the Wild. Em entrevista, ele declarou que começaria a fazer Indiana Jones em cerca de dois meses e, dias depois, disse que o projeto ainda estava enfrentando “problemas de programação e algumas coisas de script” e que “Estamos determinados a acertar antes de fazê-lo”.
Quando a Disney anunciou o novo filme de Indiana Jones, em 2016, com Spielberg dirigindo e Ford estrelando, o estúdio originalmente marcou a estreia para 19 de julho de 2019. Em seguida, foi adiado por um ano para 10 de julho de 2020 e depois adiado novamente para 9 de julho de 2021, quando Jonathan Kasdan foi convidado a aprovar o roteiro depois que o roteirista original David Koepp deixou o projeto.
Com a mudança de diretor, há a possibilidade do longa ter a estreia adiada para 2021.