domingo, 28, fevereiro, 2021
Início Livros Intrínseca lança "Trumbo", livro que inspirou o filme indicado ao Oscar

Intrínseca lança “Trumbo”, livro que inspirou o filme indicado ao Oscar

Trumbo
Capa de Trumbo | Imagem: Intrínseca

O Livro sobre a vida do roteirista Dalton Trumbo, que foi banido de Hollywood por ser comunista foi lançado esse mês pela Editora Intrínseca. A obra inspirou o filme, que tem Bryan Canston como protagonista e é indicado para o Oscar de Melhor Ator por seu Papel.

Roteirista de clássicos como A Princesa e O Plebeu, Spartacus e Papilon, Dalton Trumbo (1905-1976) foi preso por desacato ao congresso americano, em 1950, e banido dos grandes estúdios de Hollywood por quase uma década. Nesse período, teve que trabalhar clandestinamente utilizando pseudônimos ou firmando parcerias com artistas marginalizados.

Em 1947, o jornal The Hollywood Reporter divulgou uma série de nomes de vários cineastas envolvidos com o comunismo, pela suspeita de que seus simpatizantes estivessem instilando sutilmente sua propaganda nos filmes de Hollywood. Dez pessoas foram intimadas a depor no Comitê de Atividades Antiamericanas, e Dalton Trumbo era seu principal nome.

Radical, franco e irônico, Trumbo recusou-se a entregar qualquer informação. Foi julgado, declarado culpado por desacato ao Congresso e, em 1950, preso. Atuando por trás das câmeras, por quase uma década viveu de produzir roteiros clandestinamente, a preços medíocres, até que dois Oscars depois, e com o esvaziamento do macarthismo, Trumbo se tornou o primeiro integrante da lista a ser novamente creditado em uma produção, abrindo caminho para o fim definitivo da caça às bruxas em Hollywood.

Sobre o autor

Bruce CookCrítico experiente, jornalista e escritor, Bruce Cook (1932-2003) escreveu 23 livros, entre ficção e não ficção. Nascido em Chicago, morou em Los Angeles e em Paris com a esposa, a violinista Judith Aller. O livro serviu de inspiração para o filme Trumbo – Lista negra, que estreia no Brasil em janeiro de 2016, protagonizado por Bryan Cranston (Breaking Bad), cuja atuação fiel no papel de Dalton Trumbo é uma das mais elogiadas dos últimos anos.

Para comprar o livro, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

6,940FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,349SeguidoresSeguir

Resenha | Amigas para Sempre

0
Aos 14 anos, Tully Hart era linda, alegre e popular. O que ninguém imaginava era o sofrimento que ela vivia: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas, costumava desaparecer por longos períodos. Mas sua vida se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu Kate Mularkey. A garota era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully se sentir parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos, Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos, enquanto Kate ensinou Tully a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio, até que algo abalou a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição da melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto curar.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
Intrínseca lança "Trumbo", livro que inspirou o filme indicado ao Oscar 7

Um adeus a Merlin

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave