domingo, 24, outubro, 2021

Intrínseca lança “Trumbo”, livro que inspirou o filme indicado ao Oscar

Trumbo
Capa de Trumbo | Imagem: Intrínseca

O Livro sobre a vida do roteirista Dalton Trumbo, que foi banido de Hollywood por ser comunista foi lançado esse mês pela Editora Intrínseca. A obra inspirou o filme, que tem Bryan Canston como protagonista e é indicado para o Oscar de Melhor Ator por seu Papel.

Roteirista de clássicos como A Princesa e O Plebeu, Spartacus e Papilon, Dalton Trumbo (1905-1976) foi preso por desacato ao congresso americano, em 1950, e banido dos grandes estúdios de Hollywood por quase uma década. Nesse período, teve que trabalhar clandestinamente utilizando pseudônimos ou firmando parcerias com artistas marginalizados.

Em 1947, o jornal The Hollywood Reporter divulgou uma série de nomes de vários cineastas envolvidos com o comunismo, pela suspeita de que seus simpatizantes estivessem instilando sutilmente sua propaganda nos filmes de Hollywood. Dez pessoas foram intimadas a depor no Comitê de Atividades Antiamericanas, e Dalton Trumbo era seu principal nome.

Radical, franco e irônico, Trumbo recusou-se a entregar qualquer informação. Foi julgado, declarado culpado por desacato ao Congresso e, em 1950, preso. Atuando por trás das câmeras, por quase uma década viveu de produzir roteiros clandestinamente, a preços medíocres, até que dois Oscars depois, e com o esvaziamento do macarthismo, Trumbo se tornou o primeiro integrante da lista a ser novamente creditado em uma produção, abrindo caminho para o fim definitivo da caça às bruxas em Hollywood.

Sobre o autor

Bruce CookCrítico experiente, jornalista e escritor, Bruce Cook (1932-2003) escreveu 23 livros, entre ficção e não ficção. Nascido em Chicago, morou em Los Angeles e em Paris com a esposa, a violinista Judith Aller. O livro serviu de inspiração para o filme Trumbo – Lista negra, que estreia no Brasil em janeiro de 2016, protagonizado por Bryan Cranston (Breaking Bad), cuja atuação fiel no papel de Dalton Trumbo é uma das mais elogiadas dos últimos anos.

Para comprar o livro, clique aqui.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,958SeguidoresSeguir
4,238SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave