domingo, 20, setembro, 2020
Início Filmes Críticas Crítica: Jersey Boys- Em Busca da Música

Crítica: Jersey Boys- Em Busca da Música

Aos 84 anos, Clint Eastwood (Menina de Ouro) segue surpreendendo como realizador e sua mais recente obra, Jersey Boys: Em Busca da Música (Jersey Boys, EUA, 2014), é uma prova. Ao escolher como projeto a adaptação de uma peça de sucesso da Broadway, o veterano cineasta ousa e, com um frescor raro em muitos diretores iniciantes, entrega um trabalho vibrante e acima da média para um gênero visto com desconfiança por muitos cinéfilos: o musical.

Para quem não conhece a história, Jersey Boys narra a trajetória do famoso grupo de rock/pop The Four Seasons, liderado pelo vocalista Frankie Valli (interpretado por John Lloyd Young, que reprisa, na tela, o trabalho realizado no palco). Surgido na década de 1960, numa Nova Jersey que era abrigo para os imigrantes italianos e, consequentemente, dominada pela máfia, o conjunto musical formado, originalmente, por Tommy DeVitto (Vincent Piazza, da série Boardwalk Empire), Bob Gaudio (Erich Bergen, da série Person of Interest), Nick Massi (Michael Lomenda, em sua estreia no cinema), além do próprio Valli, foi sensação no início da segunda metade do século passado, tendo marcado seu nome na história da música mundial com sucessos como “Walk Like a Man” e a famosíssima “Can’t Take My Eyes of You”.

O grande mérito de Em Busca da Música está na habilidade de Eastwood em mesclar gêneros. O longa é tanto um drama quanto um musical, com uma boa dose de humor, sem que, para isso, os gêneros se anulem. Tudo é devidamente dosado, resultando numa produção envolvente, emocionante e bem divertida. O cuidado com a reconstituição de época, tanto no que se refere aos cenários e figurinos, bem no que tange o contexto social da Jersey dos anos 60, proporciona riqueza de detalhes e um filme com uma elegância clássica, a qual tem se tornado rara no cinema contemporâneo e uma característica cada vez mais particular do cinema de Eastwood.

jersey-boys
Jersey Boys- Em Busca da Música | Imagem: Warner Bros

Ponto alto da produção, as canções do The Four Seasons embalam a trama durante os (imperceptíveis) 134 minutos de projeção, sem serem invasivas, surgindo em momentos apropriados, longe daquela artificialidade tão presente em filmes musicais ruins, na qual a cantoria começa sem motivo algum ou relação com a situação dramática. Com pleno domínio da linguagem fílmica, o que incentiva, inclusive, a quebra de algumas regras, Eastwood entrega um legítimo trabalho de adaptação, permitindo que o espectador assista, de fato, a um filme e não a um teatro filmado, algo que nem todo cineasta que ousa levar para as telas um musical da Broadway consegue.

Veja a ficha técnica e elenco completo de Jersey Boys- Em Busca da Música

Nota do Thunder Wave

1 COMENTÁRIO

  1. Eu acho que essa série uma das coisas que são melhores se a
    música é linda e fica bem com o tema de Boardwalk Empire com Vincent
    Piazza
    é como uma ação
    ocidental e ondas, como a série é muito intenso e cru, o melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

7,011FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,362SeguidoresSeguir

Brooklyn Nine-Nine | Série exibirá episódio sobre brutalidade policial na 8ª...

0
Brooklyn Nine-Nine vai exibir uma história sobre a brutalidade policial na 8ª temporada. Depois de supostamente desfazer-se de pelo menos quatro episódios...

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave