Baseado em uma história real, vagamente baseado no livro Alan Turing: The Enigma por Andrew Hodges, O Jogo da Imitação conta os feitos de Alan Tunning (Benedict Cumberbatch), um inteligente matemático e professor de uma conceituada universidade que teve um importante papel durante a Segunda Guerra Mundial.
Como a maioria dos gênios, Tunning é um isolado da sociedade, com pouco “tato” e cheio de problemas psicológicos provenientes do Bullying sofrido na infância. Na realidade, o Bullying não foi o único fator que ajudou Tunning a ser um pouco excêntrico, um importante traço de sua personalidade, bem polêmico para a época, foi igualmente marcante.
A obra é dividida em três épocas, a infância de Tunning, o período que ele passou ajudando a rainha durante a guerra e “pós guerra”. Essas épocas são apresentadas alternadamente durante o filme, com alguns momentos de narrativa de Cumberbatch e sua linda voz.
A atuação de Cumberbatch foi maravilhosa. Claro que não foi surpresa para ninguém, afinal, além de conhecermos o talento do ator, já estamos acostumados a ver sua atuação excêntrica em Sherlock. Apesar de lembrar vagamente o detetive (principalmente na falta de habilidades sociais), Tunning tinha uma personalidade diferente do mesmo, era inseguro devido às suas dificuldades na infância e mostrava isso na sua postura. A indicação ao Oscar de melhor ator de Cumberbatch foi mais do que justificada nessa atuação.
Na equipe de Tunning temos um elenco de peso. Ajudando durante a guerra estão Joan Clarke (Keira Knightley), Hugh Alexander (Matthew Goode) e John Cairncross (Allen Leech), que foram muito importantes no projeto.
O Jogo da Imitação mostra a dedicação de um homem que foi capaz de mudar muitas vidas, passando por cima de muitos preconceitos que deixam qualquer telespectador com raiva. É uma obra muito bem realizada, empregando a biografia de alguém que todos deveriam conhecer cuja genialidade forneceu grandes vantagens à humanidade.
Dirigido por Morten Tyldum e escrito por Andrew Hodges e Graham Moore, O Jogo da Imitação estréia amanha, 05/02, nos cinemas.
O desempenho de Cumberbatch parecia muito boa, como sempre, como Knightley, para uma mudança. É um filme divertido e excitante, se alguém não viu HBO vai transmitir estes dias: http://www.hbomax.tv/sinopsis.aspx?prog=WHL230570 . Li em algum lugar varas que não há muito para a história real, mas na minha opinião é mais sobre o dano causado prejuízo então não importa.