Suzanne Collins escreveu uma bem sucedida trilogia de livros com uma sólida base de fãs. Voltada para o publico adolescente, com um enredo um pouco mais pesado que o habitual, as adaptações cinematográficas dessas obras certamente eram promissoras, a ponto de render 4 filmes, e não 3 como era para ser originalmente. Jogos Vorazes: Em Chamas (The Hunger Games : Catching Fire) chega para dar continuidade a essa trama.

Mesmo com suas divergências em relação ao livro, Jogos Vorazes foi um estouro de bilheteria e agradou o público, principalmente os que não leram a obra original. Já Jogos Vorazes: Em Chamas resolve não deixar meios termos e investe em ser o mais fiel possível ao livro, entregando um longa com uma qualidade muito superior ao antecessor. 

As melhorias não pararam apenas na fidelidade da adaptação, a direção de Francis Lawrence, que assume no lugar de Gary Ross, se mostra mais eficiente. Perdendo o estilo “câmera na mão” da direção anterior, o longa se tornou visualmente mais convivente e os efeitos melhoram muito. O roteiro, ajudado pelo livro que parece ter sido escrito com uma versão cinematográfica em mente, consegue manter um nível certeiro de ação e emoção, levando o espectador a sentir tensão e suspense por quase toda trama, mas também se emocionar nos momentos certos.

Em Chamas
Famosa roupa em Chamas que o casal usa em Jogos Vorazes: Em Chamas | Imagem: Paris Filmes

Jogos Vorazes: Em Chamas se passa após a afronta de Katniss (Jennifer Lawrence) à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, sendo forçada a continuar tentando convencer com seu falso romance com Peeta (Josh Hutcherson), lutando dessa vez  não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem. Para “comemorar” os 75 anos dos jogos vorazes, o Presidente Snow (Donald Sutherland) declara uma edição especial dos jogos, intitulada Massacre Quaternário, onde os tributos serão os vencedores das antigas edições dos jogos.

Jogos-Vorazes-Em-Chamas
Jogos Vorazes: Em Chamas | Imagem: Paris Filmes

Os personagens foram melhor explorados nessa sequência, deixando-os mais cativante e passando o desespero necessário para algo tão grande como o Massacre Quaternário. O tributos apresentados nesse longa conseguem se tornar marcantes rapidamente, boa parte pela ótima atuação do elenco.

Claro que alguns detalhes são removidos, parte por necessidade de cortes, parte por culpa do que foi omitido no outro filme. Entretanto, nada que atrapalhe a compreensão nem diminua o interesse dos fãs.

Veja a ficha técnica e elenco completo de Jogos Vorazes: Em Chamas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui