terça-feira, 7, dezembro, 2021

Crítica: Jumanji- Bem-Vindo à Selva

Difícil encontrar alguém que não conheça- e provavelmente ame- Jumanji. Clássico dos anos 90, o filme ficou conhecido por sua trama diferente, onde um jogo de tabuleiro tornava real aquilo que as jogadas ditavam. Mais de duas décadas depois, uma continuação é produzida, Jumanji: Bem Vindo à Selva (Jumanji: Welcome to the Jungle) chega com uma trama modernizada.

Certamente o primeiro pensamento dos fãs do clássico é: havia mesmo a necessidade de uma continuação para esse filme? Não, não havia, porém a maneira como o filme foi conduzido consegue contornar esse situação, entregando um divertido entretenimento que, desnecessário ou não, consegue manter a essência do seu antecessor sem atrapalhar seu legado.

Dessa vez ambientado em tempos atuais, o filme transforma o clássico tabuleiro em um cartucho de vídeo game (através de uma explicação razoavelmente lógica), onde os jogadores ficam presos no jogo e precisam terminar para pode sair. Quando um grupo bem eclético de adolescentes vai parar na detenção, acabam encontrando o jogo e entrando nele.

Jumanji: Bem vindo à selva
Jumanji: Bem vindo à selva | Imagem: Sony Pictures

Respeitando os acontecimentos do filme de 1996, Jumanji: Bem vindo à Selva deixa claro que não tem a pretensão de se igualar ao antecessor, usando apenas da premissa básica e alguns elementos do clássico colocados como homenagem, mas sem imitar os fatos anteriores.

O roteiro investe muito na comédia, e esse é o ponto alto da obra. Não apenas por deixar o longa leve e fluido, mas também por dar espaço para investir na parte mais brilhante da produção: a construção dos personagens. De propósito, cada um dos adolescentes possui a personalidade diretamente oposta ao seu personagem no video game, o que permite explorar as ótimas atuações do elenco e ainda dá espaço para piadas com os atributos e alguns defeitos dos atores. Enquanto Spencer (Alex Wolff) no mundo real é um nerd retraído, no jogo ele se torna o poderoso Dr. Smolder Bravestone (Dwayne Johnson), com seus incríveis atributos e físico perfeito; Já Fridge (Ser’Darius Blain), forte jogador de futebol americano, cai no jogo como o fraco assistente de Bravestone, Moose Finbar ( Kevin Hart); A linda e popular Bethany (Madison Iseman) se transforma em um homem de meia idade que está acima do peso, Dr. Shelly Oberon (Jack Black); E a inteligente e socialmente desfalcada Martha (Morgan Turner) se transforma na linda, mortal e talentosa Ruby Roundhouse (Karen Gillan).

Jumanji: Bem vindo à selva
Jumanji: Bem vindo à selva | Imagem: Sony Pictures

A ótima atuação do time, que consegue realmente manter a personalidade original dos adolescentes, é o ponto alto da produção, porém não é o único mérito. Os personagens do jogo foram calculadamente pensados para uma sensualização exagerada- assim como acontece na maioria dos jogos-, o que permite várias sátiras expondo o absurdo dessas sensualizações, principalmente no que diz respeito a personagem de Gillian. Até mesmo o vilão raso e caricato (interpretado por Bobby Cannavale), se encaixa perfeitamente na história, totalmente justificável como um vilão típico dos jogos clássicos.

Por não se levar muito a sério, o filme comete alguns exageros, mas que acabam sendo justificados, já que na realidade estamos falando de um jogo de vídeo game. Através de uma trama bem fechada, que não deixa a desejar nas explicações de todos os motivos, a aventura se torna um ótimo entretenimento, onde entre risos e cenas de ação, o espectador mal vê o tempo passar. Jumanji: Bem vindo à Selva acaba sendo uma grata surpresa, pouco se esperava desse filme que certamente irá agradar e divertir a maior parte do público.

Veja a fica técnica e elenco completo de Jumanji: Bem vindo à Selva

Nota do Thunder Wave
Com elementos bem colocados, Jumanji: Bem vindo à Selva acaba sendo uma divertida e grata surpresa.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,962SeguidoresSeguir
4,234SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave