segunda-feira, 27, setembro, 2021

Crítica | Lamento

O final irá te impactar.

Certas obras vão além de simplesmente contar uma história. Elas são expositoras da vida e chegam até a ser “agressivas” com o que mostram na tela. Lamento dirigido por Diego Lopes e Claudio Bitencourt, é um destes filmes.

Muitas vezes o espectador irá querer parar de assistir e dizer que o filme é droga e não chega a lugar nenhum, ou até mesmo dizer que a maneira como Elder, personagem vivido por Marco Ricca é um estupido por não perceber quanta besteira está fazendo com a sua vida.

Pois bem, saiba que você é muito inteligente e percebeu que é muito fácil solucionar os problemas de outras pessoas quando está por fora e vê todos os acontecimentos. O roteiro de Lamento consegue fazer isso magistralmente. Os momentos em que o espectador sente que tudo é uma droga e nada vai a lugar nenhum, é exatamente o que está acontecendo na tela.

A vida de Elder é assim. Com problemas financeiros, uma vida completamente perdida com sua esposa, a vida dele se tornou mais do que uma droga e um poço sem fim onde cada vez que ele tenta retornar, alguém joga terra em cima dele para que não consiga ir a lugar nenhum.

Lamento é um retrato bem definido do quanto tentar solucionar sozinho os problemas, querendo manter o passado, pode simplesmente de destruir. No caso de Elder, o Hotel era de seu pai e ele não consegue evoluir e o manter por causa das mudanças no setor de hotelaria.

As dívidas apenas crescem a cada dia e nem mesmo entender um simples documento, ele consegue. Além disso, cada vez que tenta pedir ajuda, o seu ego e ao mesmo tempo sua maneira de não querer que a esposa saiba dos problemas, apenas o jogam para mais longe de quem realmente poderia o ajudar emocionalmente.

E as emoções são o grande drama em Lamento, que como o título diz, é desde o começo um lamento de como acabamos errando em certos pontos da vida e o que resta, é apenas isso: lamento pelo caminho que você seguiu.

Um dos problemas do filme são algumas partes que ficam sem explicação como uma ligação que a esposa de Elder recebe de uma pessoa chamada Oswaldo e fica apenas por isso mesmo. Outro ponto é a foto que mostra os dois no passado e frente a um hotel, e ela está grávida, mas não tem um complemento para isso.

Sabe-se que algo aconteceu, que Elder já teve problemas antes, pois a esposa dele fala que não irá suportar viver isso novamente. Só que ficamos olhando e querendo saber: o que aconteceu? A resposta não vem e isso te corrói, te faz se sentir no escuro e até mesmo irritado. Bem, é isso mesmo que o longa quer fazer com você.

Este “problema de narrativa” te fez se sentir como o personagem, no escuro, sem saber mais o que é verdade ou mentira ou para onde ir.

Este é um filme que irá te fazer se sentir mal, que irá te lembrar de problemas que um dia achou que jamais conseguiria sair ou ver o quanto outras não conseguiam encontrar soluções, mas você via e não fez nada. É fácil ver de fora, o difícil é saber continuar ao lado e estender a mão, mesmo quando a outra está a beira da borda.

Lamento estreia dia 26 de agosto nos cinemas.

Sobre Lamento

Elder (Marco Ricca) administra o hotel herdado de seu pai. Em suas mãos, o hotel passou de um resort de luxo para um hotel à beira da falência. O fracasso de sua vida profissional reflete em seu casamento, que está em ruínas e sem perspectivas de melhoria. No limite de seu equilíbrio emocional, Elder coloca tudo em risco ao enfrentar seus demônios e as consequências de suas decisões.

No elenco também Veronica Rodrigues, Otavio Linhares, Ilva Niño.

Nota do Thunder Wave
Lamento é um drama que assusta mais do que um filme de terror, pois nada mais pode ser pior, do que os demônios da realidade.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,960SeguidoresSeguir
4,241SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave