Livraria Travessa recebe a noite de autógrafos do livro de João Doria em São Paulo

Biografia escrita por Thales Guaracy é publicado pela Matrix Editora

Na noite desta segunda-feira, 27, participamos da coletiva de imprensa e da noite de autógrafos do lançamento da biografia de João Doria, ex-prefeito e ex-governador da cidade e do estado de São Paulo.  Intitulada “João Doria – O Poder da Transformação”, a obra é assinada pelo jornalista Thales Guaracy, publicada pela Matrix Editora (SP), e tem o prefácio escrito por Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ex-presidente da República. O evento de lançamento ocorreu na Livraria Travessa, localizada no Shopping Iguatemi, na região do bairro de Pinheiros, na capital paulista.

Quem é João Doria e qual a sua trajetória?

João Agripino da Costa Doria Junior nasceu no dia 16 de dezembro de 1957 na cidade de São Paulo. Seus pais eram Maria Sylvia de Moraes Dias Doria e João Agripino da Costa Doria. Seu pai foi um publicitário responsável por criar o Dia dos Namorados no Brasil. Pelo lado paterno, descende dos Costa Doria, uma família brasileira do período colonial, com membros estabelecidos principalmente na Bahia e em Sergipe. Vale ressaltar que os membros eram políticos e senhores do engenho na região Nordeste. Cassado no período da Ditadura Militar, João Doria viveu na França com os pais e o irmão durante cerca de 10 anos. Isso ocorreu por conta da vida política de João Doria (pai) como deputado federal da Bahia. Ele acabou tendo seu mandato cassado pelo Ato Institucional n.º 1, assim que ocorreu o golpe militar de 1964.

Contudo, Maria Sylvia voltou com os filhos para o Brasil, o que incluía João Doria (filho), ficando numa fábrica de fraldas em um bairro de São Paulo. No ano de 1970, João Doria se efetivou em um estágio de uma empresa de publicidade que pertencia a Flávio Corrêa. A ideia era que ele pudesse atuar no departamento de Rádio, TV e Cinema. Além disso, foi diretor de comunicação da FAAP entre os anos de 1981 e 1983, e fez diversos cursos de gestão empresarial. João Doria foi editor de revistas impressas, assim como colunista e apresentador de TV.

Entre os programas que Doria fez parte estão nomes conhecidos como: O Aprendiz e Show Business, exibidos pela Record TV, Rede TV, Band e a extinta Manchete. Entre os anos de 2007 e 2011, ele foi presidente da Casa Cor. Além disso, a partir de 2008, ele foi colunista da revista IstoÉ Dinheiro.

Livraria Travessa recebe a noite de autógrafos do livro de João Doria em São Paulo 1
O ex-tucano João Doria, foi o primeiro prefeito da capital a vencer as eleições no primeiro turno, em 2016 / Crédito: Wilson Dias/Agência Brasil

O setor de livros também teve espaço na carreira de João Doria, que foi editor de muitos títulos e atuou na Doria Editora. As publicações desta editora se voltavam para um público classe A, o que incluía diversos empresários, aproximando-o deste grupo. Entre os eventos que ele realizou, se incluem, por exemplo, o Meeting Internacional e CEO’s Family Workshop. Além disso, é criador e presidente licenciado do Grupo Doria. 

Em 2001, decidiu filiar-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) desde o ano de 2001 e após 22 anos se desfiliou. Começou sua carreira política como secretário de Turismo de São Paulo, e logo depois se tornou presidente da Paulistur durante a gestão de Mário Covas e presidente da Embratur quando José Sarney assumiu o governo brasileiro.

No PSDB ele acabou assumindo cargos importantes da política, como de prefeito da cidade de São Paulo e governador do Estado de SP. Um início promissor com um desfecho melancólico na carreira política. O jornalista Thales Guaracy, que estava presente no evento, observou que o ex-tucano ganhou as prévias presidenciais do PSDB, em 2021, mas não levou a candidatura em 2022 e para a surpresa de todos, nem mesmo Doria compreendeu o que houve de fato com a não candidatura presidencial culminando na sua saída do partido. Decisão que foi criticada por muitos.

“O grande ensinamento dos meus anos de vida pública foi aumentar minha dose de paciência e tolerância. Saber que nem sempre a melhor decisão a ser tomada irá agradar a todos”

Afirmou Doria, que esteve acompanhado de familiares e amigos.

A obra

O livro contempla o tempo em que Doria foi apresentador de TV até se lançar na carreira política, além de abordar uma fase muito importante que impactou o mundo inteiro, a pandemia de Covid-19, época em que estava à frente do Executivo paulista, e as decisões acerca da produção da vacina no Brasil. Durante a coletiva, João Doria anunciou que deixa a vida pública e volta ao setor privado e que participará das eleições como cidadão e que ajudará a sociedade por meio da iniciativa privada.

“Meu papel será de cidadão, alguém que vai às urnas votar no candidato que achar melhor. Em contrapartida, estarei também sempre à disposição para ajudar a sociedade com iniciativas como essa, principalmente voltado aos mais necessitados”

GARANTIU JOÃO DORIA.

Muitos foram prestigiá-lo durante o evento, como o ex-presidente da república Michel Temer (MDB), o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, além do padre Júlio Lancellotti, conhecido pelo trabalho social com os moradores de rua, que foi especialmente agradecer, pois parte da arrecadação das vendas do livro será destinada à Paróquia de São Miguel Arcanjo, onde ele desenvolve o trabalho social. “Meu partido são os pobres”, afirmou, fazendo uma referência à Irmã Dulce, a Santa Dulce dos pobres. 

Livraria Travessa recebe a noite de autógrafos do livro de João Doria em São Paulo 2
Thales Guaracy e João Doria / Reprodução Propmark

De acordo com o que foi comentado, o livro aborda a infância de Doria, sua carreira nos negócios e gestão, sua trajetória na comunicação até despontar no meio político. Para o cientista político e jornalista Thales Guaracy, “o sucesso de Doria se dá muito pela sua coragem de sair da vida privada para a pública e tentar implementar uma forma diferente de fazer política, com gestão”, explica o autor do livro.

O ex-governador disse acreditar que será lembrado pela população brasileira pela implementação da vacina contra o coronavírus, fase de grande destaque na obra sobre ele. Embora, muitos ainda ressaltam as promessas de campanha que seus mandatos não concluíram ou não chegaram a realizar.  “Tivemos um caráter pioneiro e corajoso nas resoluções para frear a disseminação da doença, mesmo à custa da minha popularidade. São Paulo salvou vidas, tanto com a vacina, quanto com as medidas de isolamento social que foram tomadas. Feliz por ter feito o caminho certo: da saúde, da ciência e da vacina”, afirmou.

A Matrix Editora é a responsável pela publicação e contempla em seu catálogo livros voltados com temas sobre a história recente da política brasileira. Dentre eles, estão obras sobre os bastidores da operação Lava Jato, o assassinato da vereadora Marielle Franco e o impeachment de Dilma Rousseff, este de autoria do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. Para Paulo Tadeu, proprietário da editora, lançar mais um livro sobre outra figura marcante na política nacional é um privilégio pela mensagem de otimismo. Para ele, Dória mostrou que existe outra maneira de se fazer política.

JOÃO DORIA – O PODER DA TRANSFORMAÇÃO (320 PÁGINAS)

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,825FãsCurtir
2,985SeguidoresSeguir
4,049SeguidoresSeguir

Receba as novidades

Fique por dentro de todas as novidades do site em primeira mão!

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Stage

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave