segunda-feira, 26, julho, 2021

Livro explica como implantar os jogos digitais em sala de aula

Os jogos on-line sempre fizeram sucesso entre os jovens e adultos, pois podem deixar um ambiente mais leve e divertido, já que os seus jogadores, ou gamers, estão sempre na busca de soluções criativas para vencer os desafios. Com o isolamento social, os jogos digitais ganharam ainda mais força e o mercado de games cresceu 140%* em 2020.

Mas e trazer essa proposta de gamificação para o contexto educacional, será que é possível? Não só é possível, como necessário para promover novas experiências de aprendizado em sala de aula. Para ajudar nessa implementação, Murilo Sanches lança o livro Jogos digitais, gamificação e autoria de jogos na educação.

Na publicação, o autor explica o conceito de jogo e suas três principais vertentes aplicadas à educação: os jogos digitais, que trabalham com jogos já prontos; a gamificação, que explora elementos de jogo nas atividades curriculares, como pontuação e bonificações; e a autoria de jogos, quando os estudantes criam os seus próprios jogos. Cada uma dessas abordagens tem características específicas e desenvolve diferentes competências.

Para exemplificar, o autor traz relatos de professores que as incorporaram à sua prática pedagógica, contando quais foram os benefícios “Para todos os temas, traremos a visão de quem realmente aplicou essas metodologias em sala de aula, passando da teoria à prática, indicando ferramentas e estratégias pedagógicas que irão auxiliar qualquer professor a incorporar esses conceitos em suas atividades.” afirma Sanches.

O livro apresenta o aspecto conceitual dos jogos, desde a teoria do Círculo Mágico, de Johan Huizinga, que compara o mundo real com um espaço imaginário de regras próprias, aos preceitos de Christopher Crawford, contemporâneo aos jogos digitais, que atualizou esse estudo. No contexto pedagógico, Murilo detalha as experiências de jogo que podem ser trabalhadas em atividades escolares.

A novidade da Editora Senac São Paulo é dirigida a todos os interessados em aplicar metodologias ativas de aprendizagem por meio dos jogos, visando estimular o uso de tecnologias e recursos inovadores na educação. Também tem como objetivo oferecer subsídios para atender às múltiplas inteligências e habilidades dos alunos, ampliando as possibilidades de aquisição de conhecimento e desenvolvimento pessoal, por meio dos jogos, em ambiente educacional.

Jogos digitais, gamificação e autoria de jogos na educação

Sobre o autor

Murilo Sanches é formado em jogos digitais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em tecnologias da inteligência e design digital pela mesma instituição, atua como professor na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) e na Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap), no ensino técnico e no bacharelado, ministrando disciplinas de arte e design para os cursos de jogos digitais e multimídia. É também professor de pós-graduação em educação e jogos na PUC-SP e no Senac São Paulo. Possui grande experiência na produção de conteúdo EAD para cursos livres e de graduação.

Cofundador e coordenador de uma empresa da área de educação, desenvolve materiais e cursos, realiza assessorias diversas e cria soluções pedagógicas com foco especial em gamificação, jogos e educação maker .

Artista 3D, trabalha com softwares como Maya e Blender para a criação de modelos e animações voltados a jogos e multimídia. É apaixonado por tudo que envolve educação e formação de professores e alunos.

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