sexta-feira, 27, maio, 2022

Livro O Poderoso Chefão ganha nova capa no ano em que o filme comemora 50 anos

A família mafiosa mais conhecida da ficção comemora 50 anos de cinema em 2022. Como comemoração, a Editora Record lança a 50ª edição do livro com capa nova e tradução da premiada Denise Bottman. Os fãs de Don Vito Corleone poderão se aprofundar na história que deu origem a um dos filmes mais aclamados no cinema. O longa de Francis Ford Coppola é dono de 11 estatuetas do Oscar. Com personagens complexos e bem construídos, O Poderoso Chefão é um clássico que vale a pena revisitar.

Inspirado nos mafiosos mais temidos dos anos 40, Mario Puzo constrói a figura de Don Corleone. Algumas semelhanças com a vida real levantam especulações. Assim como Frank Costelo, o mafioso tinha conexões políticas fortes. Joe Profaci era conhecido como “rei do azeite de oliva”. Qualquer semelhança com Corleone pode não ser mera coincidência.

O personagem Icônico trabalha para manter a imagem de autoridade que construiu ao longo dos anos. Dono de uma moral ambígua, Don ganha poder concedendo favores aos seus “afilhados” em troca de serviços para a máfia italiana, afinal, não há nenhuma promessa que o “padrinho” não cumpra. Um acontecimento inesperado faz com que o poder da família Corleone seja abalado e, a partir daí, a família se articula para lidar com a perda de força de Vito.

O livro proporciona ao leitor a experiência de entrar na mente de mafiosos dos anos 40. O leitor acompanha a progressão de Michael nos negócios da família. O jovem que queria distância de tudo aquilo sente a força da hereditariedade. Se assusta ao ver em si sentimentos parecidos com os do pai.

Do texto de orelha de Pablo Villaça:

“[Uma] narrativa tão autêntica em sua linguagem e nos códigos de honra que retratava que – reza a lenda – chefes do crime organizado em Nova York começaram a questionar quem, dentro das Famílias, havia servido de fonte para o escritor.”

Sobre o autor

Mario Puzo nasceu em Nova York, filho de imigrantes italianos. Estudou na New York School for Social Research e cursou a Universidade de Columbia. Além de romances aclamados, Puzo também escreveu diversos roteiros para o cinema, incluindo Terremoto, Superman e os três filmes baseados em seu best-seller O poderoso chefão. Mario Puzo morreu em 1999.

Serviço

Livro O Poderoso Chefão ganha nova capa no ano em que o filme comemora 50 anos 1
  • Editora: Record
  • Tradutor: Bottmann, Denise
  • Páginas: 518
  • Preço: R$ 74,90

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave