Lupin | Tudo sobre a série e as obras que inspiram a trama

Conheça tudo sobre a série que se tornou um sucesso na Netflix

0
5102

Objeto de 17 romances e inúmeras adaptações para a TV e o cinema, o “ladrão cavalheiroArsène Lupin de Maurice Leblanc é um personagem conhecido na cultura pop francesa. Sua última adaptação e mais famosa para o público brasileiro, é a da Netflix, Lupin, que é interpretada pelo ator Omar Sy como uma versão reinventada do ladrão.

Após a prisão e morte injusta de seu pai, o personagem de Sy, Assane Diop, assume o manto de Lupin para vingá-lo. Semelhante ao personagem de Leblanc, Arsene Lupin de Sy não é uma pessoa real, mas ele presta homenagem ao legado de Leblanc.

Conheça tudo sobre a série de sucesso a seguir.

As obras antes da Netflix

Lupin | Tudo sobre a série e as obras que inspiram a trama 1
Livros que deram origem à série/ Divulgação

Embora suas obras possam não ser familiares para o público fora da França, Leblanc é um autor respeitado em seu país há muito tempo. De acordo com um artigo de 1941 do New York Times, Leblanc nasceu em 1864 em Rouen, França, e mudou-se para Paris em 1887 para se tornar jornalista.

Ele escreveu uma série semanal de contos, mas ele não fez grande sucesso até 1906, quando um editor de um novo jornal, Je Sais Tout, pediu-lhe que escrevesse um conto policial. De acordo com “Ficção do crime na época da exibição” (Crime Fiction at the Time of Exhibition), de David Drake, Sherlock Holmes mania estava chegando à França, e o editor queria que Leblanc escrevesse o equivalente em francês, na esperança de que as vendas de jornais disparassem.

Então, Leblanc escreveu rapidamente The Arrest of Arsène Lupin, que mostrava o passageiro do navio a vapor Bernard d’Andrézy, que divide seu tempo entre flertar com uma mulher e liderar os esforços para descobrir qual passageiro é realmente o famoso ladrão Lupin. A reviravolta no final revela que Bernard era Lupin o tempo todo, e ele roubou vários objetos de valor enquanto direcionava todos erroneamente.

Resposta do público

Lupin | Tudo sobre a série e as obras que inspiram a trama 2
/Reprodução

Os leitores foram imediatamente atraídos pelo ladrão e cavalheiro excêntrico que era um “homem de mil disfarces, bem antes da criação de personagens como Ethan Hunt de Missão Impossível e até mesmo O Santo.

Como Drake mostrou em seu artigo, em 1905 as pessoas já estavam familiarizadas com o conceito do “ladrão cavalheiro” bem vestido por causa do caso da vida real do anarquista inteligente e ladrão Alexandre Marius Jacob, o que fazia com que o público acabasse por se identificar com Lupin.

Alexandre Jacob, conhecido como Marius Jacob, era um ilegalista anarquista francês. Um ladrão inteligente, equipado com um senso de humor agudo, capaz de grande generosidade para com as vítimas, o que acabou por o tornar um dos modelos do personagem de Maurice Leblanc, Arsene Lupin.

Em 1907, Leblanc publicou Arséne Lupin, Gentleman Burglar, sua primeira coleção de contos Lupinos. Com o passar do tempo, o autor mudou os motivos de Lupin para que ele fosse menos um ladrão e mais um detetive que trabalhava para consertar os erros da polícia pelos bastidores. Ele realmente se tornou o equivalente francês de Sherlock Holmes, um fato que Leblanc evocou quando incluiu um personagem chamado “Herlock Sholmes” em uma história posterior.

Livros de Arsène Lupin

Lupin | Tudo sobre a série e as obras que inspiram a trama 3
Livros de Lupin / Reprodução

Para aqueles que gostaram da série da Netflix, irão gostar de saber que existem 22 livros em português que podem ser adquiridos em várias livrarias. Abaixo as obras por ordem de acontecimentos:

  • Arsène Lupin: O Ladrão de Casaca
  • Arsène Lupin Contra Herlock Sholmes
  • As Confissões de Arsène Lupin
  • Arsene Lupin em: A Agulha Oca
  • 813 – A Vida Dupla de Arsène Lupin
  • Arsène Lupin e a rolha de cristal
  • Arsène Lupin e o estilhaço de obus
  • Arsène Lupin e o triângulo de ouro
  • Arsène Lupin e a Ilha dos Trinta Caixões
  • Arsène Lupin e os dentes do tigre
  • Arsène Lupin e as oito badaladas do relógio
  • Arsène Lupin e a condessa de Cagliostro
  • Arsene Lupin e a garota de olhos verdes
  • O retorno de Arsène Lupin
  • Arsène Lupin e os enigmas
  • Agência Barnett e Associados: As Novas Aventuras de Arsène Lupin
  • Arsène Lupin e a mansão misteriosa
  • Arsène Lupin e o mistério de Barre-y-va
  • Arsène Lupin e a mulher de dois sorrisos
  • Arsène Lupin e Victor, da Brigada Anticrime
  • Arsène Lupin e a vingança de Cagliostro
  • Os bilhões de Arsène Lupin

Dados da série

Inspirado pelas aventuras de Arsène Lupin, o ladrão gentil Assane Diop quer se vingar de uma família rica por uma injustiça cometida contra o pai dele.

  • Estrelando: Omar Sy, Ludivine Sagnier, Clotilde Hesme
  • Criação: George Kay
  • Temporadas: 3
  • Episódios por temporada: 5
  • Onde assistir: Netflix

Local das gravações

Lupin | Tudo sobre a série e as obras que inspiram a trama 4
Lupin/ Netflix

O grande plano de fundo das aventuras de Lupin é a cidade de Paris, na França. E a série realmente foi filmada na capital francesa, incluindo as cenas do Louvre, apresentando as galerias e as obras de arte mais famosas como a Mona Lisa.

Outro local importante na série é a casa da corrupta família Pellegrini, uma grande mansão onde o pai de Assane, Babakar (interpretado por Fargass Assandé), foi empregado. A luxuosa casa foi filmada em Paris e é, na vida real, um museu: o Musée Nissim de Camondo, situado no 8º arrondissement, e que está aberto ao público.

Benjamin, cúmplice de Assane e amigo da velha escola, é dono de uma loja de antiguidades por meio da qual Assane vende seus produtos roubados. A loja da vida real está situada em Paris, na rue des Rosiers, e faz parte da conhecida área do mercado de pulgas Les Puces de Saint-Ouen.

Outros locais de filmagem importantes em Paris incluem Jardin du Luxembourg, onde o disfarçado Assane encontra Juliette Pellegrini, e a famosa ponte Post des Arts, onde o personagem dá a seu filho Raoul um dos livros de Arsène Lupin.

Já a cena de praia que mostra o final climático da Parte Um de Lupin, foi filmado em Étretat, onde Assane leva Claire e Raoul a um festival à beira-mar. O festival é uma homenagem ao autor, Maurice Leblanc, que morou na região e utilizou o local em seus livros.

O início da Parte 2 leva os espectadores ao relógio gigante do Musee d’Orsay, junto com o Chatelet Theatre, o último dos quais é significativo porque é onde a primeira peça de teatro com o personagem de Arsene Lupin foi encenada. Os Buttes no Parque Chaumont também são apresentados na Parte 2, junto com as catacumbas assustadoras da França, que são notoriamente labirínticas e cheias até a borda com esqueletos.

Recepção da Crítica

Lupin | Tudo sobre a série e as obras que inspiram a trama 5
Lupin/ Netflix

Lupin chegou de surpresa e desbancou várias outras produções como O Gambito da Rainha, empatando com The Witcher com 76 milhões e perdendo apenas para Bridgerton, com 82 milhões de telespectadores. São ótimos números que deram 3 temporadas para a série.

Veja a crítica da 1ª parte de Lupin

A série recebeu excelentes elogios como a de Judy Berman da TIME Magazine que escreveu: “Lupin está entre as séries de TV mais saborosas de todos os tempos. Os primeiros três dos cinco episódios lançados este mês, todos dirigidos por Louis Leterrier, são master classes em um suspense elegante e glamoroso.”

Karen Han do Slate disse que “A série também não perde um único minuto, embalando cada momento cheio de suspense. Junte tudo isso e é um dos primeiros candidatos a roubar uma vaga como um dos melhores shows do ano.”

Veja a crítica da 2ª parte de Lupin

E se não fossem apenas os elogios a uma ótima primeira temporada, a segunda ganhou ainda mais adéptos com comentários como o de Graeme Blundell do The Australian: “Tão inesperadamente quanto Lupin chegou e depois desapareceu como um dos truques de mágica de seu herói – uma maravilhosa peça de prestidigitação da Netflix – a brilhante série de crimes em francês voltou.”

Lorraine Ali do Los Angeles Times complementa: “Credite o charme do performer Omar Sy por trazer esse protagonista improvável à vida e infundir nele uma profundidade que vai além da narrativa usual de um cara durão em busca de vingança.”

Lupin está disponível na Netflix.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui