Que Stranger Things é um sucesso desde o seu lançamento, no ano passado, e que vem a cada dia ganhando mais fãs para a turma, ninguém tem dúvidas. Vários elementos de sucesso foram inseridos no projeto que fazem do produto um verdadeiro acerto no mundo nerd/geek e também, da Netflix.
A série foi criada por Matt e Ross Duffer (The Duffer Brothers), dois irmãos gêmeos que antes de terem seus nomes expandidos para todo o mundo, desde 2015 já trabalhavam em séries do mesmo estilo. Por isso, em comemoração a esse sucesso e ao lançamento da segunda temporada, resolvemos destacar alguns elementos da série e comparar as duas temporadas.
1. Os anos 80
Quem viveu essa época, garante que foi uma das melhores décadas para todas as áreas, mas também, ocorreram algumas guerras, golpes políticos e ameaças nucleares. Os anos 80 foi de uma experimentação absurda e esse elemento é o plano de fundo para que Stranger Things ganhasse o público.
Alguns filmes que foram produzidos nessa década, marcaram toda uma geração e podemos citar alguns, como Os Goonies (1985), Conta Comigo (1986), Os Caça-Fantasmas (1985), De Volta Para o Futuro (1985), E.T. – O Extraterrestre (1982), Gremlins (1984), Poltergeist (1982) e tantos outros.
Talvez se você assistir a série pela primeira vez, vai notar inúmeras semelhanças nos episódios com os filmes citados e também, com outros títulos e porque isso acontece? Simplesmente porque um determinado grupo de pessoas, os nerds, se acharam bem representados e aquilo foi disseminado até que tomou uma proporção enorme e veio a aceitação.
Mas há quem não vê graça em filmes nesse “estilo” e gosto não discute. Um outro filme que podemos destacar que também lembra bastante a série, é Super 8. Esse filme é de 2011, mas tem toda a estrutura de Stranger Things e há quem diga, que a série foi inspirada no filme.