A atriz Viola Davis, em entrevista ao jornal americano The New York Times, confessou que se arrependeu de ter protagonizado o filme Histórias Cruzadas, produção que lhe rendeu uma nomeação ao Oscar 2012. “Se eu já me arrependi de algum papel?“, pergunta a atriz, a si mesma. “Sim, Histórias Cruzadas está nesta lista“, respondeu Viola. “Eu senti que no final as vozes das empregadas não foram ouvidas“, justificou.
Ainda na publicação, a intérprete de Annalise Keating, em How to Get Away With Murder, exemplifica quem eram as personagens negras que tanto sofreram durante o longa. “Eu conheço Aibileen, eu conheço Minny (Octavia Spencer). Elas são minha mãe, elas são minha avó“, disse. “E eu sei que, se você faz um filme cuja premissa é saber como é trabalhar para pessoas brancas na década de 60, quero ouvir como realmente você se sente. E eu não ouvi isso durante o filme“, confessou a atriz.
A trama, que mais parece biográfica mas na verdade foi inspirada no livro homônimo de Kathryn Stockett, gira em torno da vida de Aibileen e Minny, duas empregadas domésticas de famílias de classe média alta, nos Estados Unidos. Negras, em pleno auge da segregação racial no país, resolvem expor todos os maus-tratos e preconceitos sofridos diariamente por suas patroas, todas brancas, através de memórias, escritas pela jovem jornalista Skeeter (Emma Stone). Com o sucesso de vendagem dos manuscritos, o dinheiro é compartilhado entre Aibileen e Minny e também, entre outras domésticas, que até esse momento, resolveram juntar-se à causa.
Viola garante que seu arrependimento não tem absolutamente nada a ver com os laços afetivos que criou com a equipe técnica, direção (Tate Taylor) e elenco do longa. “As amizades que fiz são aquelas que vou guardar para o resto da minha vida. Eu tive uma ótima experiência com as outras atrizes, que são seres humanos extraordinários. E não poderia pedir uma colaboração melhor do que com Tate“, revelou Viola.
Vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante por sua atuação em Um Limite Entre Nós, em 2017, a atriz pode ser vista, atualmente, na série How To Get Away With Murder. Além disso, Viola dedica-se ao mercado literário, escrevendo livros ao público infantil e também, protagonizou o filme Viúvas, com data prevista de lançamento ainda para 2018. Histórias Cruzadas está disponível no catálogo da Netflix.