A jovem autora Ana de Oliveira vai lançar no Wattpad, plataforma e aplicativo de compartilhamento de livros digitais, a obra intitulada como Melodrama, que conta a história de Thiago Matheus, um jovem que decide escrever um livro para a pessoa que o magoou. Com uma narração em primeira pessoa e um pouco mais racional, Thiago além de tentar entender como se encontra dentro de si dois anos atrás, reflete sobre tudo o que aconteceu em 2014 e como tudo isso tem se refletido na pessoa que se tornou.

Essa não é a primeira vez que Ana escreve profissionalmente. Além de escritora, também é avaliadora de concursos na Editora Marotagem e colaboradora do site #acervolivre. Já foi colunista de entretenimento nos sites Cubo Geek, Premiere Line e aqui no Thunder Wave. Jornalisticamente, publicou textos para a Universidade Lusófana de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, em Portugal, foi finalista do Prêmio SESC Machado de Assis, na categoria Contos, em 2015, com o conto Eu Sempre Soube.

A autora Ana de Oliveira | Foto/Reprodução: Acervo Pessoal/Facebook

Atualmente, está na edição especial da Revista Pólen, com o texto O Primeiro Encontro. Em seu livro, Melodrama, Ana nos traz uma trama baseada em uma história real e sobre ele, a própria autora nos concedeu uma entrevista para contar melhor sobre o livro.

Thunder Wave: Ana, para começar, fale um pouco sobre o seu livro.

Ana de Oliveira: Melodrama é um livro autobiográfico, uma jornada emocional. Quem narra tudo isso é Thiago Matheus, o personagem principal. Thiago resolve escrever um livro para Gabriela, a sua ex-namorada que o magoou fortemente, após entender que ainda havia muita coisa a ser discutida entre os dois. O que era pra ser uma declaração de amor, na esperança de que os dois reatassem, acaba virando uma confissão com tom de desabafo.

TW: Eu olhei seu perfil no Wattpad e notei que você tem outras obras publicadas. O que difere Melodrama das suas outras obras?

AO: Tudo (risos). Eu sou geralmente conhecida por escrever textos melancólicos, mas o Melodrama não chega perto de nenhum deles. Ele se difere facilmente pela sua linguagem, pela sua estrutura, e sobretudo pelas suas intenções. O livro é uma jornada emocional, que prioriza os sentimentos de Thiago (e do leitor). Toda a sua construção é baseada no interior do personagem, jamais no exterior. Pode se revelar uma leitura complexa, pode parecer que pulei partes, que falta algo. Mas acredite: tá tudo lá. Tudo que é importante foi abordado, mas sempre seguindo a linha de raciocínio das emoções. Eu nunca fiz algo assim. É um trabalho complexo, humano. E difícil.

TW: Qual mensagem você pretende passar para as pessoas que lerem Melodrama?

AO: Eu não tenho uma mensagem exata para transmitir. A minha intenção é propôr uma conversa sincera e crua sobre alcoolismo, amor próprio, relações não saudáveis, depressão, ansiedade e fidelidade. O objetivo é a reflexão em si.

TW: O que podemos esperar de Melodrama?

AO: Palavrões (risos). Podem esperar uma literatura mais moderna, mais íntima. Um trabalho um pouco mais ousado e arriscado. Parecido com o livro de estreia do Gustavo Magnani (coincidentemente um dos meus mentores). E, para quem já me conhece, podem esperar uma autora mais madura. Versatilidade, aqui vou eu.

TW: Sabemos que Melodrama é baseado em fatos reais. Quais foram as dificuldades que você encontrou ao escrever uma obra autobiográfica?

AO: Como eu disse, Melodrama é uma jornada emocional. Mais do que sobre o personagem Thiago Matheus, mais do que sobre lições, é sobre a minha dor. É demasiado pessoal. Tive dificuldades para escrever alguns capítulos por causa da emoção proporcionada. Terminei dois capítulos em choro. E por mais que eu seja muito bem resolvida com essas questões, ainda é sobre dor. E dor dói.

TW: Por que você escolheu o Wattpad como plataforma de lançamento do seu livro?

AO: É a plataforma em que estou mais ativa. O Wattpad é muito ativo, muito vivo. É justamente por isso, e pela intenção de inscrever o livro no Wattys 2018. Entretanto, também estou pensando em outras, como o Sweek e a Amazon, por exemplo.

Melodrama ainda não tem uma data prevista para entrar no Wattpad, então fique ligado nas redes sociais da autora para não perder a estreia do livro. Siga também, o perfil da autora na plataforma.

Wattpad: @analudeoliveira
Blog: nabordadocaderno.blogspot.com.br

Facebook: /anadeoliveiraautora

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui