domingo, 19, setembro, 2021

Melodrama | Conheça a primeira obra autobiográfica da promissora autora Ana de Oliveira

A jovem autora Ana de Oliveira vai lançar no Wattpad, plataforma e aplicativo de compartilhamento de livros digitais, a obra intitulada como Melodrama, que conta a história de Thiago Matheus, um jovem que decide escrever um livro para a pessoa que o magoou. Com uma narração em primeira pessoa e um pouco mais racional, Thiago além de tentar entender como se encontra dentro de si dois anos atrás, reflete sobre tudo o que aconteceu em 2014 e como tudo isso tem se refletido na pessoa que se tornou.

Essa não é a primeira vez que Ana escreve profissionalmente. Além de escritora, também é avaliadora de concursos na Editora Marotagem e colaboradora do site #acervolivre. Já foi colunista de entretenimento nos sites Cubo Geek, Premiere Line e aqui no Thunder Wave. Jornalisticamente, publicou textos para a Universidade Lusófana de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, em Portugal, foi finalista do Prêmio SESC Machado de Assis, na categoria Contos, em 2015, com o conto Eu Sempre Soube.

Melodrama | Conheça a primeira obra autobiográfica da promissora autora Ana de Oliveira 1
A autora Ana de Oliveira | Foto/Reprodução: Acervo Pessoal/Facebook

Atualmente, está na edição especial da Revista Pólen, com o texto O Primeiro Encontro. Em seu livro, Melodrama, Ana nos traz uma trama baseada em uma história real e sobre ele, a própria autora nos concedeu uma entrevista para contar melhor sobre o livro.

Thunder Wave: Ana, para começar, fale um pouco sobre o seu livro.

Ana de Oliveira: Melodrama é um livro autobiográfico, uma jornada emocional. Quem narra tudo isso é Thiago Matheus, o personagem principal. Thiago resolve escrever um livro para Gabriela, a sua ex-namorada que o magoou fortemente, após entender que ainda havia muita coisa a ser discutida entre os dois. O que era pra ser uma declaração de amor, na esperança de que os dois reatassem, acaba virando uma confissão com tom de desabafo.

TW: Eu olhei seu perfil no Wattpad e notei que você tem outras obras publicadas. O que difere Melodrama das suas outras obras?

AO: Tudo (risos). Eu sou geralmente conhecida por escrever textos melancólicos, mas o Melodrama não chega perto de nenhum deles. Ele se difere facilmente pela sua linguagem, pela sua estrutura, e sobretudo pelas suas intenções. O livro é uma jornada emocional, que prioriza os sentimentos de Thiago (e do leitor). Toda a sua construção é baseada no interior do personagem, jamais no exterior. Pode se revelar uma leitura complexa, pode parecer que pulei partes, que falta algo. Mas acredite: tá tudo lá. Tudo que é importante foi abordado, mas sempre seguindo a linha de raciocínio das emoções. Eu nunca fiz algo assim. É um trabalho complexo, humano. E difícil.

TW: Qual mensagem você pretende passar para as pessoas que lerem Melodrama?

AO: Eu não tenho uma mensagem exata para transmitir. A minha intenção é propôr uma conversa sincera e crua sobre alcoolismo, amor próprio, relações não saudáveis, depressão, ansiedade e fidelidade. O objetivo é a reflexão em si.

TW: O que podemos esperar de Melodrama?

AO: Palavrões (risos). Podem esperar uma literatura mais moderna, mais íntima. Um trabalho um pouco mais ousado e arriscado. Parecido com o livro de estreia do Gustavo Magnani (coincidentemente um dos meus mentores). E, para quem já me conhece, podem esperar uma autora mais madura. Versatilidade, aqui vou eu.

TW: Sabemos que Melodrama é baseado em fatos reais. Quais foram as dificuldades que você encontrou ao escrever uma obra autobiográfica?

AO: Como eu disse, Melodrama é uma jornada emocional. Mais do que sobre o personagem Thiago Matheus, mais do que sobre lições, é sobre a minha dor. É demasiado pessoal. Tive dificuldades para escrever alguns capítulos por causa da emoção proporcionada. Terminei dois capítulos em choro. E por mais que eu seja muito bem resolvida com essas questões, ainda é sobre dor. E dor dói.

TW: Por que você escolheu o Wattpad como plataforma de lançamento do seu livro?

AO: É a plataforma em que estou mais ativa. O Wattpad é muito ativo, muito vivo. É justamente por isso, e pela intenção de inscrever o livro no Wattys 2018. Entretanto, também estou pensando em outras, como o Sweek e a Amazon, por exemplo.

Melodrama ainda não tem uma data prevista para entrar no Wattpad, então fique ligado nas redes sociais da autora para não perder a estreia do livro. Siga também, o perfil da autora na plataforma.

Wattpad: @analudeoliveira
Blog: nabordadocaderno.blogspot.com.br

Facebook: /anadeoliveiraautora

Escrito PorLarissa Cristina

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,954SeguidoresSeguir
4,242SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave