segunda-feira, 6, dezembro, 2021

Microsoft revela impressionante tecnologia Mesh AR de “holoportação”

A Microsoft revelou sua tecnologia de realidade aumentada de ponta. Batizada de Microsoft Mesh, a nova plataforma promete permitir que os usuários tenham presença e compartilhem experiências de qualquer lugar do mundo por meio de aplicativos de realidade mista.

A tecnologia Mesh foi revelada pela primeira vez na conferência digital Microsoft Ignite na última segunda (1). Este encontro é um evento anual da empresa para desenvolvedores e profissionais de TI. A experiência principal do Ignite foi a primeira projetada inteiramente para realidade mista, permitindo que as pessoas comparecessem à conferência da Microsoft de suas casas como avatares para testemunhar o show acontecer em tempo real por meio de um mundo holográfico compartilhado.

O conceito vai muito além dos conceitos de escritório de Realidade Virtual mais simples vistos com o Oculus Rift do Facebook. As aspirações do Mesh vislumbram uma verdadeira aplicação de realidade mista, que, como visto no vídeo abaixo, permite que avatares holográficos interajam com objetos que aparecem em espaços físicos, cunhada como “holoportação“.

Por exemplo, um usuário pode estar em sua sala de estar olhando para um grande holograma em forma de globo giratório, enquanto um professor ou o avatar holográfico dele interage ativamente com o usuário. Enquanto aqueles “dentro” do espaço virtual irão inicialmente assumir a forma de avatares “expressivos”, a Microsoft promete a transição para projeções fotorrealísticas mais tarde.

Se acreditarmos no CEO da Microsoft, Satya Nadella, o “entrelaçamento de bits digitais e átomos físicos” tornará a comunicação à distância uma proposta totalmente diferente nos anos que virão.

A principal peça de tecnologia da apresentação é o HoloLens 2 da empresa, que é apresentado no site da Microsoft como a “melhor” maneira de experimentar o Mesh. Embora a Microsoft indique que está primeiramente focada na indústria e no local de trabalho, ela também está buscando trazer o dispositivo para o espaço de jogos.

Durante a apresentação, o CEO da Niantic, John Hanke, se juntou ao palestrante Alex Kipman para mostrar o Pokémon GO rodando no novo HoloLens. Hanke pode ser visto caminhando por um parque virtual interagindo com Pokémon gerados por RA, que têm um nível de interatividade visivelmente maior do que a versão do jogo para smartphone.

O diretor de cinema James Cameron também fez uma aparição holográfica, falando sobre como a tecnologia permite que “laboratórios holográficos” ajudem em pesquisas científicas.

Enquanto o vídeo conceitual realmente parece algo saído da ficção científica, implementar objetos digitais mapeados com precisão e usuários em um espaço físico apresenta um desafio logisticamente difícil. Para que a “holoportação” funcione como representada, uma configuração complexa envolvendo sensores de alta tecnologia e iluminação controlada seria necessária, o que potencialmente criaria a necessidade de salas específicas equipadas com os periféricos adequados.

Além disso, o sistema precisará manter bloqueada a localização dos objetos e arquivos que podem existir apenas na nuvem. Ainda assim, a Microsoft parece ter percorrido um longo caminho desde seu primeiro protótipo HoloLens, que não foi construído para jogos de qualquer espécie.

A tecnologia Mesh AR da Microsoft prevê os recursos de realidade aumentada como muitos aspiram. Embora seja claramente um dos produtos mais avançados de seu tipo, o preço de US $ 3.500 do HoloLens 2 provavelmente evitará que o consumidor médio compre um.

Felizmente, diz-se que o Mesh se torna disponível para mais fones de ouvido AR e VR com o passar do tempo. Para quem procura uma alternativa mais barata, o Oculus Quest 2, configurado para receber uma atualização da taxa de atualização de 120 Hz, custa apenas US $ 299.

Independentemente do dispositivo, parece que a indústria de RV e RA só ficará mais proeminente nos próximos anos.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,962SeguidoresSeguir
4,234SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave