quinta-feira, 3, dezembro, 2020
Início Filmes Críticas Crítica: Moonlight- Sob a Luz do Luar

Crítica: Moonlight- Sob a Luz do Luar

Preconceitos bem representados, sem a necessidade de dramas exagerados

Assuntos polêmicos e retratos de vidas complicadas não faltam em Hollywood. Há tempos tramas envolvendo dificuldades sociais de negros, gays e problemas de vícios na família são intimamente explorados nas obras. Entretanto, não haviam ainda explorado toda essas questões de uma só vez e para isso chega aos cinemas Moonlight- Sob a Luz do Luar (Moonlight), que narra a vida de um negro que sofre preconceito por sua cor, sua orientação sexual e lida com uma mãe drogada.

A trama começa com a versão infantil de Chiron (nessa fase interpretado por Alex Hibbert), mais conhecido por Little, uma criança negra dos subúrbios de Miami que é negligenciado pela mãe (Naomie Harris) e perseguido pelos colegas por aparentar ser gay. Acolhido pelo traficante Juan (Mahershala Ali), que funciona como uma espécie de figura paterna de Chiron, a criança, que até então nem sabia o que ser gay significava, começa sua jornada de autoconhecimento. Acompanhamos a infância, adolescência (onde Ashton Sanders assume o papel) e vida adulta de Chiron, agora conhecido por Black (Trevante Rhodes).

Crítica: Moonlight- Sob a Luz do Luar 1
Moonlight: Sob a Luz do Luar- Trevante Rhodes
Foto: Divulgação.

Barry Jenkins, que escreveu e dirigiu o filme, consegue nos levar sutilmente pela vida do protagonista, onde conseguimos entender sem a necessidade de nenhuma cena explicita a dificuldade de sua criação- e no resultado disso em sua vida adulta. As questões de preconceito e sexualidade são expostas de uma maneira simples,e ao mesmo tempo complexa, mostrando a gravidade do problema sem exagerar. Através de rápidas cenas intimas ou falas profundas é possível entender muito bem a situação.

Jenkins não perde tempo com cenas desnecessárias, o foco é apenas a vida de Chiron e por isso o desfecho dos outros personagens é apenas mencionado ou mostrado em um momento bem rápido. Esse fato exige atuações realmente impressionantes, visto que tudo precisa ser passado ao espectador com o mínimo de informações possíveis e o elenco encara bem essa missão. Naomie Harris, indicada a várias premiações por essa atuação, merece um grande destaque, mesmo tendo uma participação relativamente pequena, expõe os vícios de sua personagens apenas com atitudes, não há necessidade nenhuma de explicar em palavras que a mulher é viciada em drogas.

Crítica: Moonlight- Sob a Luz do Luar 2
Moonlight: Sob a Luz do Luar- Naomie Harris.
Foto: Divulgação

O ex-atleta Trevante Rhodes também merece uma menção honrosa. Assim como Naomi, Rhodes mostra o adulto que Chiron se tornou, e o quanto ele se privou de várias necessidades, com apenas sua atuação. Vale mencionar um momento em que Trevante consegue passar o mesmo semblante que sua versão infantil fazia ao ser confrontado com uma pergunta complicada.

Moonlight- Sob a Luz do Luar é simples e profundo. Sem apelar em nenhum momento para o dramalhão, o roteiro consegue transparecer a complicada e tocante vida do protagonista.

Moonlight- Sob a Luz do Luar estreia dia 23 de fevereiro nos cinemas brasileiros.

Veja a ficha técnica e elenco completo de Moonlight-Sob a Luz do Luar.

Nota do Thunder Wave
Tratando de vários preconceitos, sem apelar para o dramalhão, Moontlight- Sob a Luz do Luar se destaca pela abordagem sutil de assuntos tão pesados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

6,970FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,355SeguidoresSeguir

Crítica | Dash&Lily

0
Dash & Lily é uma série encantadora e que através dos desafios feitos pelo caderno nos traz uma reflexão sobre enfrentar os nossos próprios medos e a sair da nossa bolha. O mundo pode ser um lugar incrível quando nos abrimos pra ele.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave