Existem várias maneira de se contar uma história. Sempre há vário pontos de vista diferentes e apenas quem está observando tudo de fora consegue narrar os fatos sem favoritismo ou manipulações.
Por isso, por que não mostrar a história de sete presidentes dos Estados Unidos pelo ponto de vista de alguém que esteve lá por muito tempo e pode analisar tudo de fora? O Mordomo da Casa Branca (The Butler),baseado no livro homônimo escrito pelo jornalista Will Haygood, se baseia em fatos reais e mostra a passagem dos sete presidentes pelos olhos do mordomo Eugene Allen.
Na trama, Cecil Ganies (Forest Whitaker), começa a trabalhar na casa branca após mostrar ser muito habilidoso em seu trabalho, onde fica 1952 até 1986. Ao todo ele serve sete presidentes, testemunhando vários acontecimentos, como o movimento dos direitos civis, e até mesmo o assassinato de Kennedy e a guerra do vietnã.
Abrangendo o preconceito e outros assuntos polêmicos, o longa consegue iniciar algumas discussões entre o público, através de cenas dramáticas. A direção de Lee Daniels trabalha para reforçar esse drama, ao lado do incrível elenco famoso que estrelam ou fazem participações. As atuações são o verdadeiro destaque dessa obra, que ao lado da maquiagem habilidosa se transformam em versões muito convincentes dos presidentes.
Vale ressaltar que é O Mordomo da Casa Branca é uma lição de história politica americana,entretanto, como a maioria das obras adaptadas, possuí dua dose de floreios.