domingo, 22, maio, 2022

Mostra PLAY! transforma pista de skate em instalação interativa de arte digital

- Advertisement -

Uma famosa pista de skate em São Paulo será ressignificada nas noites de 29 e 30 de Janeiro. Enquanto skatistas convidados pelo projeto Love CT realizam suas manobras na pista do CEU Inácio Monteiro, na Cidade Tiradentes, a mesma se torna a interface da obra de arte digital “Pista Pixel: SK8 Mapping na Cidade Tiradentes”. O conteúdo que será projetado na pista é resultado dos três workshops que os artistas do Coletivo Coletores realizaram com jovens de 12 a 18 anos. Ali, eles aprenderam técnicas de videomaker para skate, animação, VJing e video mapping.

As ações foram promovidas pela Mostra PLAY! em parceria com o projeto social Love CT (inclusão e resgate skateboarding). “A visualidade da obra parte da estética presente no universo do skate e se expande para narrativas digitais como animação, gif arte ou glitch arte. Essas linguagens se convergem num video mapping em escala arquitetônica”, explica o Coletivo Coletores, que atua com arte digital e intervenção urbana.

Mostra PLAY!

A Mostra PLAY! é a primeira exposição interativa de game arte a céu aberto no Brasil. Criada em 2013, ela explora a discussão das questões que permeiam os videogames e as relações pessoais na atual conjuntura social. Assim também, as obras audiovisuais promovem debates sobre a sociedade brasileira. A curadoria é de Marília Pasculli. A estreia, em 2013, ocorreu no edifício Fiesp, na Av. Paulista.

A Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp contou com os games gigantes Paulista Invaders – uma paródia do clássico Space Invaders, de 1978 – e Labirintos Invisíveis. Na calçada em frente ao edifício, foi instalado o game LummoBlocks – baseado no jogo Tetris. As pessoas formavam enormes filas para jogar. As obras de arte não interativas como a Pixels Descolados – que evocava a estética do PacMan – também fez um enorme sucesso.

A segunda edição foi realizada na mesma localização. No entanto, a Alameda das Flores (do outro lado da Av. Paulista) serviu de base para o contêiner que centralizava alguns dos games interativos. Foram eles: Play Goal, um exercício de cobrança de pênaltis; Street Crosser, que desafiava os jogadores a atravessar uma avenida movimentada e Car Crush São Paulo, versão paulista do Candy Crush em uma troca de carros por docinhos.

Em setembro de 2021 a PLAY! voltou uma edição cápsula, intitulada “Se Joga!“. A mostra projetou obras digitais de game arte em seis diferentes empenas da capital paulista. Participaram os artistas Lígia Alonso, Homem Gaiola, Vini Fabretti e Leticia Pantoja.

Serviço “Pista Pixel: SK8 Mapping na Cidade Tiradentes”

CEU Inácio Monteiro – Cidade Tiradentes

Datas: 29 e 30 de janeiro

Horário: das 19h às 22h30

Endereço: Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n
Grátis

O Nerd Social é uma iniciativa do Lugar Nenhum.

Cronos
Cronos
Rei dos titãs e o grande deus do tempo! Como o Titã, Alan Uemura devora tudo relacionado ao universo nerd em qualquer lugar do tempo e do espaço! Allons-Y!!!

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Seja Social

Seja social também no Instagram

Siga no Instagram

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave