O texto à seguir possui spoilers de Venom: Tempo de carnificina.
Desde o início da produção de Homem-Aranha: Sem volta para casa, diversos boatos e teorias tomaram conta da internet, alguns foram confirmados com o primeiro trailer, outros ainda seguem apenas no imaginário.
E as expectativas e teorias só aumentaram após Venom: tempo de carnificina. A sequência do longa solo do simbionte traz uma importante conexão entre o universo do vilão com o universo do amigo da vizinhança dentro da Marvel.
Porém apesar da enorme expectativa para o longa, ainda há outros derivados do universo do cabeça de teia no calendário da Sony que podem ou não fazer parte do mesmo universo do Homem-Aranha do Tom Holland.
E as novidades desse universo não se restringem as telonas. Segundo o Deadline, Phil Lord e Chris Miller, diretores de Homem-Aranha no Aranhaverso, fecharam contrato com a Sony TV para desenvolverem séries no Universo do personagem. Confira algumas obras confirmadas e alguns rumores a respeito do futuro do universo de Homem-Aranha:
Morbius
Com o sucesso comercial de Venom, a Sony resolveu investir em mais um vilão do Homem-Aranha, e anunciou Morbius. O longa contará com Jared Leto no papel principal, e em seus materiais divulgados até então, apresentou um tom mais voltado ao suspense e terror.
O longa tinha a previsão de estreia para março de 2021, mas passou por diversos adiamentos, e a atual previsão de estreia é em janeiro de 2022. O trailer já revela um diálogo entre Adrian Toomes, o Abutre de Homem-Aranha de volta ao lar, interpretado por Michael Keaton, com o vampiro vivo.
Homem-Aranha no Aranhaverso 2

O Aranhaverso foi considerado por muitos fãs do cabeça de teia a melhor adaptação envolvendo o personagem. Não à toa levou o Oscar de melhor filme de animação em 2019, e recentemente foi eleito pela revista Empire como a melhor animação do cinema de todos os tempos.
A sequência tem estreia marcada para 2022 e deve levar novas versões de aranhas para as telonas, inclusive especula-se muito sobre participações especiais de Tom Holland, Andrew Garfield e Tobey Maguire.
Kraven, o caçador

Outro vilão que também terá o seu filme no universo da Sony é o Kraven. O personagem já foi responsável por deixar o Aranha próximo de sua morte nos quadrinhos, e possui uma grande mitologia por trás de sua história. O personagem será interpretado por Aaron Taylor-Johnson, o Mercúrio de Vingadores: Era de Ultron, e chega aos cinemas em 2023.
Silk

Cindy Moon, a alter ego da Silk foi criada nos quadrinhos em 2014, e possui poderes semelhantes aos de Peter Parker, e foi picada pela mesma aranha que picou o cabeça de teia. Em 2020 foi anunciado pelo Deadline que a Sony estava produzindo uma série da personagem para o Prime Video, e segundo o tabloide a série será escrita por Lauren Moon que trabalhou com o estúdio em Atypical.
Obras não confirmadas
Além dessas já confirmadas e com produção em andamento, ainda há alguns projetos que chegaram a ser confirmados no passado, porém engavetados como o filme da Silver Sable e Gata Negra. A ideia foi concebida em 2013, e em 2017, Gina Prince-Bythewood foi confirmada como diretora e roteirista do filme, porém após o acordo com a Marvel a ideia até então não teve avanços na produção.

Alguns outros projetos são especulados dentro da Sony como Madame Teia e um longa do Sexteto Sinistro, o segundo por sua vez também já foi pensado no passado, durante a era Garfield na pele de Peter Parker.
O futuro do personagem ainda é bastante promissor, seja em parceria com a Marvel ou em um universo da Sony, seja como Peter Parker ou as outras versões como Miles Morales, Gwen Stacy e Miguel O’ Hara, e até personagens que ainda não deram as caras em nenhuma versão live action mas que podem dar um novo gás para o universo do personagem nas telonas.