terça-feira, 4, agosto, 2020
Início HQ Origem Secreta Mulher-Maravilha: Conheça a origem da personagem

Mulher-Maravilha: Conheça a origem da personagem

Mulher- Maravilha é uma heroína importante, forte, guerreira e independente, a personagem se tornou um ícone do feminismo. Mas nem sempre foi assim, ela se tornou realmente importante após a reformulação que a DC passou após a Crise nas Infinitas Terras, onde se tornou mais feminina.

A heroína vive em nossos corações até hoje. Com várias adaptações, já foi protagonista de uma série de TV, filmes e jogos.

Veja tudo sobre a origem dessa icônica personagem:

Origem da Mulher- Maravilha

Mulher-Maravilha: Conheça a origem da personagem 1
Mulher Maravilha em 1941

Diana de Themyscira, também conhecida como Diana Prince, foi criada em 1941, por William Moulton Marston e Harry G. Peter, nascida de uma ideia de Moulton, que desejava um herói que abraçasse a paz e o amor, e não usasse apenas de força bruta para vencer. Foi sua esposa que o aconselhou que criasse esse personagem na versão feminina e assim nasce Diana, a princesa amazona e primeira protagonista feminina da DC.

Inicialmente, Diana foi criada de maneira mágica, a partir de uma figura de argila, na misteriosa Ilha Paraíso – um reino escondido, mais tarde chamado de Themyscira –, por sua mãe, a Rainha Hipólita. Quando adulta, durante o período da Segunda Guerra Mundial, ela foi enviada ao mundo dos homens (no caso, os Estados Unidos), como embaixadora da paz e para lutar contra inimigos como os alemães e os japoneses.

A sua origem foi mudada várias vezes nos quadrinhos.

Caminho nos Quadrinhos

Mulher-Maravilha: Conheça a origem da personagem 2
All star comics 8

Mulher-Maravilha teve sua primeira aparição em All- Stars Comics 8, com traços mais masculinos.

Mulher-Maravilha: Conheça a origem da personagem 3
Deuses e Mortais

Porém, após a grande reformulação pós Crise nas Infinitas Terras, a personagem ganhou uma origem apropriada e características mais femininas, já que virou abertamente um símbolo do feminismo e em 1987 é lançado o arco Deuses e Mortais. Nele é mostrado o nascimento de Diana, que obtém seus poderes como presente das Deusas. Nessa maravilhosa reformulação de George Perez, a heroína precisa lutar contra Ares e acaba chegando no Estados Unidos, onde encontra seu aliado Steve Trevor. É nessa época que se dá a primeira aparição da Mulher- Maravilha na Liga da Justiça, em Wonder Woman vol. 2. Esse arco está sendo republicado pela Panini na coleção Lendas do Universo DC- Mulher-Maravilha.

 

Logo após, Perez lança a saga O Desafio dos Deuses, aproveitando para reintroduzir uma das mais antigas e famosas inimigas de Diana, a Mulher-Leopardo.

Em 2002 é lançado Hiketeia, uma das melhores histórias da personagem, marcante por conter a polêmica cena em que Diana enfrenta Batman e ele acaba no chão com o pé da heroína no rosto. Eles se encontram novamente em 2006, em Rivalidade Mortal, quando a princesa precisa da ajuda do Homem- Morcego para encontrar o verdadeiro culpado pelo assassinato pelo qual a embaixadora de Themyscira está sendo acusada de cometer.

Mulher-Maravilha: Conheça a origem da personagem 4
Polêmica cena em Hiketeia

O Círculo, lançado em 2008, é mais um marco importante na trajetória da personagem que, mesmo sendo esse símbolo feminista, ainda não havia tido uma mulher como roteirista de suas aventuras. Gail Simon assume esse desafio nessa trama que explora um passado obscuro de Diana quando o Capitão Nazista ameaça trazer à tona um grande segredo em um ataque ao lar das Amazonas.

Em 2011 a heroína ganha mais um reboot na Fase Brian Azzarello em Novos 52. Nessa nova fase, a origem da Mulher-Maravilha muda novamente e ela se torna uma semideusa, filha de Hipólita e do deus grego, Zeus. Com atitudes mais violentas, ela é considerada a nova encarnação do deus da guerra.

Mulher-Maravilha: Conheça a origem da personagem 5
Mulher-Maravilha Novos 52

Essa fase já se inicia com um relacionamento entre Superman e Diana, então foi criada uma HQ para eles, intitulada Superman/Mulher-Maravilha. Escrita por Charles Soule, a história explora o relacionamento amoroso desses dois seres superpoderosos.

Poderes e Acessórios

Diana é dona de força sobre-humana, foi treinada como guerreira e possui muitas habilidades: Invulnerabilidade, Super Resistência, Super Agilidade e Velocidade, Sentidos Aprimorados, Omni-linguista (capacidade de falar e entender a língua de diversas civilizações), Olho de Atena (capacidade de visualizar o mundo com toda a sabedoria possível), Capacidade de vôo (em algumas fases), Cura Acelerada, Imortalidade, Super sopro e Projeção Astral são alguns dele.

  • Laço Mágico: Laço mágico inquebrável, que obriga os outros dizerem a verdade
  • Braceletes Indestrutíveis / Braceletes da Vitória: Par de braceletes que serve para desviar de projéteis e poderosas explosões de energia.
  • Tiara Real: Pode ser usada como bumerangue.
  • Brincos Úteis: Par de brincos vermelhos que fornecem oxigênio, possibilitando a respiração em ambientes sem oxigênio.
  • Jato Invisível: Feito do metal fictício Amazonium, o jato foi usado e retirado várias vezes, tendo sido criado na fase em que ela não voava.
  • Espada Mágica: Espada capaz de cortar qualquer tipo de material.
  • Escudo
  • Lança
  • Arco

Adaptações

Na TV

Mulher-Maravilha também conquistou seu espaço em outras mídias. Em 1967 se deu a primeira tentativa de iniciar uma série de TV da heroína, intitulada Wonder Woman: Who’s afraid of Diana Prince?, que apresentava Diana Prince (Ellie Wood Walker) como uma mulher desajeitada; ao se olhar o espelho se transformava na heroína Mulher Maravilha (Linda Harrison). A produção não agradou e teve apenas um piloto.

Em 1975 estreou a série que muitos já ouviram falar, protagonizada por Lynda Carter. A obra foi ao ar até 1979 e era baseada na primeira história da personagem, passada durante a II Guerra Mundial, mostrando suas origens na Ilha Paraíso.

Mulher-Maravilha: Conheça a origem da personagem 6
Lynda Carter como Mulher Maravilha

Animações

Já na versão animada, a Mulher-Maravilha participou de Superamigos desenho produzido pela Hannah-Barbera Productions. Baseada nos super-heróis da DC Comics. Teve diversas fases, indo ao ar de 1973 até 1986.

Ainda na área de animação, a personagem esteve presente em Liga da Justiça (2001-2004), Liga da Justiça sem Limites (2004-2006), Batman: Os Bravos e Destemidos (2008-2001), Justiça Jovem (iniciada em 2010) e a atual DC Super Heroes Girls.

No Cinema

Em 1974 saiu a primeira adaptação cinematográfica: Wonder Woman. Uma parceria entre a rede ABC e a Warner Brothers, foi na realidade um telefilme protagonizado por Cathy Lee Crosby. Porém com uma atriz a loira, um figurino muito diferente e uma Mulher-maravilha sem poderes, a produção não agradou.

Em 2007 foi planejado um documentário intitulado Justice League: Mortal, que não saiu do papel. No mesmo ano outro filme da Mulher-Maravilha foi engavetado, um projeto que seria roteirizado e dirigido por Joss Whedon.

Mulher-Maravilha
Mulher-Maravilha de Gal Gadot

Enfim, em 2016 a heroína conseguiu uma estreia em Batman Vs Superman : A Origem da Justiça, vivida por Gal Gadot. Agora a personagem está no DC Cinematic Universe, com seu filme solo chegando aos cinemas agora em junho e Liga da Justiça já programados, todos com a mesma protagonista.

 

 

 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

7,027FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,375SeguidoresSeguir

Crítica | A Barraca do Beijo 2

0
Ninguém acerta de primeira, mas a adolescência é isso. No entanto, o trama título do filme se tornou uma subtrama mal desenvolvida e quase esquecida. Falta coerência de fatos, acontecimentos e consequências nesse filme que por ser uma sequência... deveria ser melhor.

Um adeus a Merlin

10
Hoje faz um mês que terminou o ótimo seriado Merlin e ontem o ator Colin Morgan ganhou melhor ator de drama na premiação da...
pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave