quarta-feira, 10, agosto, 2022

Museu da Imigração e Fundação Japão inauguram exposição de bonecos japoneses

A visitação estará aberta ao público a partir de 27 de julho (quarta-feira), 11h.

Em parceria com a Fundação Japão, o Museu da Imigração (MI) – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – inaugurará a exposição temporária NINGYŌ: Arte e Beleza dos Bonecos Japoneses no dia 27 de julho (quarta-feira), às 11h. A produção permanecerá em cartaz até 18 de setembro.

Em tradução literal, Ningyō significa “forma humana” e é parte indispensável da cultura do Japão. Com o objetivo de oferecer uma introdução detalhada sobre essa tradição de mais de 200 anos, a mostra apresentará desde Katashiro e Amagatsu, considerados os arquétipos de bonecos no Japão, até os exemplares locais, que refletem o clima e as histórias de todo o país. Como complemento, a proposta contará, ainda, com os de vestir, hoje adorados como brinquedos, além dos de ação, apreciados em todo o mundo.

Ao todo, estarão expostos 67 modelos, selecionados e divididos em quatro seções: “Ningyō como forma de oração pelo crescimento das crianças”; “Ningyō como obra de arte”; “Ningyō como arte folclórica” e “Disseminação da cultura Ningyō”. Aqueles que prestigiarem a mostra terão a oportunidade de compreender como esses objetos em forma humana, que já foram reconhecidos como símbolos de grandes conquistas das artes modernas, marcam o país oriental de maneira tão intrínseca desde meados do século 17.

Desta forma, o público será apresentado às diversas referências dessas réplicas do humano em vários momentos da história do Japão, desde a corte imperial até a vida de pessoas comuns em tempos atuais. Assim, os visitantes terão a dimensão do impacto dessa produção artística na vida cotidiana da população de tal nacionalidade, bem como da ampla variedade de bonecos japoneses e, a partir de cada uma das quatro perspectivas, entender os principais tipos e culturas por trás dessa antiga tradição.

Serviço

Inauguração Exposição NINGYŌ: Arte e Beleza dos Bonecos Japoneses

Data: 27 de julho de 2022

Horário: 11h

Local: Museu da Imigração

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

CEP: 03164-300

Mais informações: (11) 2692-1866

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h)

Ingressos: R$ 10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local | Bicicletário na calçada da instituição | Não possui estacionamento | Próximo à estação Bresser-Mooca

www.museudaimigracao.org.br

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,825FãsCurtir
2,978SeguidoresSeguir
4,220SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave