Já conferimos a nova série de terror da AMC, NOS4A2 (Nosferatu), baseada no livro de Joe Hill (filho de Stephen King), estrelada por Zachary Quinto (Lost, Star Trek, American Horror Story, entre outras) e Ashleigh Cummings (The Goldfinch, Hounds of Love).
A série tem a chamada de reinventar as histórias de vampiro ao apresentar Charlie Manx, um vampiro que se alimenta da energia das crianças para depois as deixar em Christmasland, que durante a série iremos conhecer.
O primeiro episódio é simples e muito bom. Seguindo o que Joe Hill traz de melhor em seus livros, a narrativa deste episódio é fluída, apresentando cada personagem. Ele não apressa e nem fica batendo com diálogos cansativos para dar enfase naquilo que já sabemos que está acontecendo. Um ponto muito positivo para a produção por não ser tão expositiva em seus diálogos. Ou alguém gosta de ficar escutando Optimus Prime dizer seu nome a cada vez que aparece e o Imortal Punho de Ferro nos informar a cada cena quem ele é?
Voltando a história e ao elemento de Vampiros, o personagem Manx é um tanto complexo como dito pelo próprio ator. Ele acredita que não está fazendo o mal e sim o bem. E isso fica muito claro logo em sua primeira aparição e durante os diálogos ao longo do episódio.
A história não é o terror que as produções entregam atualmente com muito sangue jorrando da tela, um vampiro que mais morde e perde seu precioso alimento em jatos que se espalham pelo teto e paredes e jump scares. Aqui o terror é o psicológico.
Manx busca “salvar” as crianças de pais que não dão tanta atenção assim para os seus filhos, enquanto Vic, interpretada por Ashleigh, vive com seus pais e está em busca de se encontrar. Sua família não é uma das melhores, com pais que brigam a todo instante, onde gritos de abuso dos dois lados são soltos a todo o instante.
O espectador sem dúvida alguma irá se identificar de alguma forma com a personagem.
A trama como descrita no início é muito simples. Dá para se entender o que cada um dentro do enredo busca, assim como os objetos e detalhes que aparecem no decorrer da trama.
É como uma verdadeira Graphic Novel. Cada detalhe, assim como o jogo de câmeras, lembra a todo o instante os desenhos de um quadrinho clássico. E sem dúvida um outro clássico dos seriados de terror Tales from the Crypt, ou até mesmo Fred Krueger, pela personagem não saber se realmente está ficando louca.
NOS4A2 é um excelente lançamento e um ponto acertado da AMC para este ano de 2019, nos apresentando uma história de terror diferente do convencional e fugindo do modismo e de outros lançamentos de Zumbis que lotam a programação.
A série estreia dia 3 de junho!