Novo filme de Newton Cannito, Utopia Brasil, discute a cultura brasileira de forma bem humorada

Filme de Newton Cannito com codireção de Leonardo Brant tem sessões seguidas de debates e coloca uma dose de utopia e humor no ambiente eleitoral. Ingresso será a doação de um quilo de comida de alto padrão.

Discutir e abordar a utopia brasileira dialogando diretamente com a obra de Oswald de Andrade é o ponto de partida de UTOPIA BRASIL, novo documentário de Newton Cannito com codireção de Leonardo Brant. O filme estreia dia 10 de agosto, quarta-feira, às 19h30, no Cine Belas Artes em sessão seguida de debate com a equipe de criação do documentário.

Documentário performático UTOPIA BRASIL acompanha a criação do Movimento Utopia Brasil e mostra como a cultura brasileira pode contribuir no surgimento de uma nova utopia planetária. Pensadores como Leandro Karnal, Luis Felipe Pondé, Mangabeira Unger, Patricia de Luna e Renato Meirelles discutem como a Ética Tropical do povo brasileiro pode ajudar a transmutar o fundamentalismo e o fascismo.

O lançamento do filme ocorre com uma série de sessões seguidas de debates, colocando um pouco de utopia e humor no ambiente eleitoral. Entre os convidados estão artistas, pensadores e lideranças políticas. As sessões são gratuitas a partir das 19 horas com debates após a exibição. Mas para participar, é necessário se inscrever pelo e-mail: [email protected] com o assunto: Utopia Brasil – Inscrição.

Os debates contarão com a participações de Renato Meirelles, fundador do Instituto Locomotiva e do Data Favela, político Aldo Rebelo, do economista e filósofo Joel Pinheiro da Fonseca, do jornalista cultural Sergio Rizzo, do político Antonio Neto, a Drag Queen Alexia Twister entre outros.

Além das sessões presenciais, UTOPIA BRASIL chega ao streaming a partir do dia 18 de agosto, quinta-feira, nas plataformas Vivo e Now.

Humor carnavalesco

Em busca da utopia brasileira o cineasta Newton Cannito se desloca até a cidade histórica de Tiradentes, onde descobre a Profecia do V Império e o Império do Divino Espírito Santo. Ele se aprofunda no trabalho do Padre Vieira, um dos anunciadores do V Império, e descobre relações entre a profecia e a tragédia de Mariana.

Motivado por tantos mistérios, decide lançar o I Concurso Intergaláctico de Profetas Tropicais que acontece na Praça da Sé e junta vários performers, atores e humoristas em uma nova Trupe: a Companhia do Divino. E a partir desse dia eles lutam brincando pela Utopia Brasil, mas logo descobrem que o fascismo é o maior inimigo.

UTOPIA BRASIL debate o porquê do crescimento do fascismo nos últimos anos e quais são suas diferenças para os fascismos clássicos. Em paralelo – e por meio da inspiração e dos conselhos de São Oswald de Andrade – a trupe lança “Adote um Fascista”, uma inovadora campanha de vacinação antropofágica, que usa o humor carnavalesco para superar o fascismo. “O documentário traz conflito social e ativismo, mas tudo isso com dança, pensamento e alegria”, adianta Newton Cannito.

Para o cineasta, UTOPIA BRASIL sacraliza a essência brasileira, humorada e criativa, para trazer modos fora do comum de salvar o Brasil no presente. “Inspirados na essência antropófaga do modernismo brasileiro, como método de consumo e digestão do mundo externo para a criação de uma estética própria, acreditamos em um exercício semelhante para a reconstituição do Brasil. Da criatividade à diversidade o movimento acredita na reconexão com a tropicalidade original.”

Comida “alto padrão” de ingresso

Os ingressos para as sessões seguidas de debates de UTOPIA BRASIL serão a doação de um quilo de alimento de comida de “alto padrão”. Em parceria com o restaurante Deus é Sabor, que já faz doação de refeições, os alimentos arrecadados serão preparados para serem doados. A ideia é oferecer refeições com ingredientes que não costumam estar presentes no cotidiano das pessoas beneficiadas.

Adote um Fascista

Em paralelo ao filme acontece a performance Adote um Fascista com ativação nos dias de exibição do documentário. A ação dá início a campanha Adote um Fascista, que reúne artistas, atores, escritores, humoristas e simpatizantes na realização de performances e interações lúdicas, com o objetivo de refletir sobre a atual polarização vivenciada no campo da política e das ideologias no Brasil.

Nas performances realizadas, os artistas interpretam fascistas contemporâneos, oferecendo-os para adoção do público.  A ideia é promover o convívio pacífico entre as pessoas a partir do humor. “A campanha tem um princípio claro: combater o fascismo. Não o fascista! Ao adotar um fascista, você evita de se tornar um”, explica Newton Cannito.

Adote um Fascista é uma ação reflexiva sobre como se manifesta o fascismo na atualidade. “Hoje vemos posturas totalitárias tanto da direita quanto da esquerda e isso tem resultado em uma crescente intolerância e falta de diálogo entre as pessoas”, acredita o cineasta.

Sobre Newton Cannito

Diretor de cinema e roteirista de cinema e televisão. Como autor fez séries como Z4 (FOX/Netflix) e Unidade Básica (Globo Play). Como documentarista dirigiu alguns filmes importantes, como Jesus no Mundo Maravilha, que o crítico Bernardet considera um dos filmes mais importantes dos últimos anos e Violência S.A. Já trabalha com filmes e livros autobiográficos há algum tempo e, a partir disso, criou o método “Sua Vida é um Filme”, um método de Storytelling Pessoal. O cineasta já fez vários contos e três filmes com esse método, o curta-metragem Os Formigas, o longa-metragem Magal e os Formigas (Globo Play) e o filme Saúde S.A, que retratam a relação do diretor com sua família. É também criador do Metaverso e Movimento Utopia Brasil.

Sobre Leonardo Brant

Documentarista, autor dos filmes DescarteCTRL-V e Comer o Quê?, entre outros, é diretor do programa Idade Mídia do Canal Futura e codiretor da série Utopia Brasil. Autor do livro O Poder da Cultura, tem uma vasta produção literária sobre arte e cultura. Ligado a causas sociais e ambientais, Brant participa ativamente de inúmeros movimentos de arte, cultura e sociedade. É fundador do Instituto Pensarte e idealizador do Projeto Asa, ateliê de arte-cidadania que atendeu mais de cinco mil crianças em todo o país. É diretor associado da Deusdará Filmes. 

Serviço:

Utopia Brasil

Criação – Newton Cannito. Direção – Newton Cannito e Leonardo Brant. Roteiro – Angélica Oliveira, Marcos Takeda e Newton Cannito. Produção – Fábrica de Ideias Cinemáticas (FICS).

94 minutos | 16 anos

www.utopiabrasil.org

Instagram – @utopia.brasil

Cine Belas Artes

Rua da Consolação, 2423 – Consolação, São Paulo. Telefone – (11) 2894-5781.

Sessões seguidas de debates:

10/08 – Renato Meirelles

17/08 – Antonio Neto, Aldo Rebelo e Madeleine Lacsko

24/08 – Joel Fonseca e Minom Pinho

30/08 – Alexia Twister, Leo Brant e Sérgio Rizzo

Mediação dos debates: Newton Cannito

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,825FãsCurtir
2,985SeguidoresSeguir
4,049SeguidoresSeguir

Receba as novidades

Fique por dentro de todas as novidades do site em primeira mão!

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Stage

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave