Indicado ao Oscar, O Beco do Pesadelo é um notável longa de Guillermo del Toro que, assim com sua obra original O Beco das Ilusões Perdidas, desvenda as camadas do ser humano e suas atitudes mais extremas.

Veja também: Resenha | O Beco das Ilusões e Crítica | O Beco do Pesadelo

Ambas as obras representam a ganância, giram em torno da criação de Geeks (Selvagem, em português) e as próprias escolhas que levam a um caminho sem volta. Entretanto, algumas diferenças são notáveis entre a trama original e a adaptação, veja as principais na lista abaixo:

**Atenção, contem spoilers das obras a seguir**

O verdadeiro motivo do assassinato de Pete

Diferente do filme, onde ele quer pegar o conhecimento de Pete, Stan é apaixonado por Zeena no livro e mantêm um caso com ela, mas ela não leva muito a sério por causa do carinho e preferência que tem pelo marido.

Movido pelo rancor de sempre ser trocado, quando tem uma oportunidade, ele oferece o metanol que Zeena usava para queimar as cartas em seu espetáculo junto com a bebida para – segundo diz para si mesmo-, fazer com que Pete durma por mais tempo e poder ficar com Zeena tranquilamente. Mas acaba matando o homem.

Stan assume o ato junto com Zeena após a morte de Pete e eles ficam juntos abertamente, até que ele vai embora com Molly.

Stan trabalha no circo desde o início

No longa o incidente que faz com que Stan saia de casa para se juntar ao circo é um pouco diferente. Originalmente, ele já havia saido de casa e trabalhava no circo muito antes da morte de seu pai.

Na realidade, a morte de seu pai se dá da metade para o final da obra original, por meio de um metódo duvidoso muito parecido com a maneira como Pete morreu, em uma visita feita por Stan por saber que seu pai estava doente e na época ele já tinha casado com Molly e aplicava seus golpes.

Sua questão famíliar é um pouco diferente, mais profunda. Enquanto o filme apenas diz que sua mãe fugiu e Stan parece manter um grande rancor sobre isso, no livro ele chega a ver a mãe traindo o pai com outro cara e mantem essa caracterista de desejo sexual pela mãe em sua psique.

Stan vira Sacerdote Espirita certificado

Quando está fazendo seu ato mais avançado com Molly, Stan consegue virar um Sacerdote Espirita certificado e se diz trabalhar para a igreja. Ele se mantêm com o título até o final do livro, usando até como trabalho em alguns momentos, chegando a ter um programa no rádio com suas pregações. Nesse momento ele deixa Molly totalmente de lado.

Golpes mais arriscados

O longa mostra apenas dois golpes, enquanto no livro Stan comete inúmeros mais. Seu primeiro golpe envolve Molly se fazendo de médium, e é dado na viúva Sra. Peabody que perdeu sua filha Caroline, que Stan convence que está assombrando a casa. O golpe termina com ele convencendo, através de uma das aparições forjadas do espírito da filha, que ela deve doar sua enorme casa para a igreja em nome dela e fica com a propriedade para ele, que usa para conseguir fazer números ainda maiores.

O golpe final é o que o longa se inspira, mas elevado em um nível mais arriscado, visto que aparições eram coisas comuns para Stan inventar a essa altura. É contra Grindle, que tem o mesmo nível de paranóia, porém ele perdeu uma mulher que forçou a realizar um aborto e não fica claro no livro que tenha alguma tendência à violência contra outras mulheres atualmente como é falado no filme- é apenas um milionário que não suporta que a morte tenha vencido sua fortuna.

Stan realiza uma cerimônia de casamento entre Grindle e seu “espirito”. Tudo dá errado quando Stan ataca ele e Molly quando a menina coloca tudo a perder por perceber uma ameaça vindo dele. Stan acredita que Grindle só queria ir pra cima dela sexualmente e larga os dois ali. Molly recupera a consciência e foge, conseguindo refugio posteriormente com Zenna e largando Stan de vez. Grindle não morre.

Arcos finalizados

O novo ato do filme muda todas as direções e praticamente não mostra nenhum dos personagens anteriores, com exceção de um visita feita por eles ao casal, deixando o foco apenas em Molly, Stan e o novo elenco. Entretando, o livro faz questão de encerrar o arco de cada personagem e apresenta no final como tudo se deu para cada um.

Zeena casa com Joe, que tinha um problema nas pernas e se apresentava no mesmo circo. Stan chega a encontrar com ela no final, ela o abriga, dá um novo numero teatral para ele e deixa ele “limpo”, pois já era um bebâdo na época e ex-morador de rua. Por ser procurado pela polícia por matar um policial na sua época de mendigo, ele não fica com ela e procura abrigo em um novo circo, onde recebe a proprosta se tornar um “Selvagem”.

Molly casa com um apostador de corridas de cavalo, tendo um filho com ele. Ele é uma representação de seu pai, que é muito mencionado durante todo o livro e tem uma marca muito importante na vida da filha que criou sozinho.

A psicologa Dra. Lilith Ritter mantêm muito bem seu ato contra Stan e no final se casa com Grindle.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui