quinta-feira, 2, dezembro, 2021

‘O Desmonte do Monte’ é o único documentário brasileiro em competição no 31º Festival Cinelatino

Com roteiro e direção de Sinai Sganzerla, documentário representa o Brasil e as mulheres na disputa.

Sucesso nos cinemas brasileiros, o documentário O Desmonte do Monte foi selecionado entre 1.300 obras inscritas para a participar do 31º Festival Cinelatino – Encontros de Toulouse, que será realizado de 22 a 31 de março na cidade francesa, com 80 filmes em sua programação oficial.

É o único documentário brasileiro em competição este ano. O longa-metragem vai concorrer com outros seis filmes: ‘Algo quema’, de Mauricio Ovando (Bolívia); ‘Cuando cierro los ojos’, de Sergio Blanco e Michelle Ibaven (México); ‘La asfixia’, de Ana Isabel Bustamante (Guatemala); ‘Los reyes’, de Bettina Perut e Iván Osnovikoff (Chile); ‘Miserere’, de Francisco Ríos Flores (Argentina) e ‘The smiling Lombana’, de Daniela Abad Lombana (Colômbia). As obras vão disputar as láureas de Melhor Documentário, Prêmio do Público, Prêmio da Audiência Jovem (Prix des Lycéens) e prêmio SIGNIS.

Criado em 1989, o festival Cinélatino – Rencontres de Toulouse se firmou como um ponto de encontro de obras e realizadores latino-americanos na Europa. É o festival mais antigo dedicado à América Latina no continente e o mais importante em termos de programação (mais de 150 títulos por edição). O desmonte do monte será exibidos nos dias 24 e 27 de março.

Com roteiro e direção de Sinai Sganzerla, o longa-metragem aborda a história do Morro do Castelo, marco da fundação do Rio de Janeiro pelos portugueses, e seu desmonte devido a interesses imobiliários. A narração do filme é feita por Helena Ignez (mãe da diretora), Negro Leo e Marcus Alvisi. O lugar, também conhecido como “Colina Sagrada”, foi escolhido pelos colonizadores portugueses para a fundação da cidade do Rio de Janeiro e construção das primeiras moradias. Apesar de sua importância histórica e arquitetônica, o morro foi destruído por reformas urbanísticas com o intuito de “higienizar” a cidade e promover a especulação imobiliária.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,962SeguidoresSeguir
4,233SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave