Na quinta-feira, 18 de maio, começa a nona edição da Book Friday com 32 mil livros chegando a até 70% de desconto, além da assinatura do Kindle Unlimited com preço promocional. Diferente das edições anteriores, a edição deste ano acontece em maio, no primeiro semestre do ano. De acordo com Ricardo Perez, gerente-geral de Livros da Amazon, o calendário anual de eventos promocionais de livros foi estudado e identificou-se que maio é um mês com uma lacuna importante nesse sentido, pois há uma concentração maior de eventos do gênero no segundo semestre e para suprir a demanda dos leitores, faria mais sentido antecipar o evento para o quinto mês do ano visando ter um equilíbrio maior de boas promoções que a Amazon organiza ao longo do ano.
A Amazon está surfando contra a maré, pois diante do atual cenário onde livrarias famosas como a Livraria Cultura, por exemplo, que teve sua falência decretada novamente pela Justiça de São Paulo, após a empresa ter seu recurso negado para manter o pedido de recuperação judicial, a companhia fundada por Jeff Bezos tem a venda de livros impulsionada pela tendência conhecida como “BookTok”, onde usuários do TikTok usam a rede social para recomendação de livros e ficam conhecidos como “booktokers”, ajudando a emplacar best-sellers reconhecidos mundialmente.
“Os influenciadores literários, booktokers e afiliados da Amazon são canais super relevantes para nós. Eles são autênticos, conseguem conversar com leitores de diferentes nichos e estão na dianteira do crescimento das vendas no Brasil”.
Ricardo Perez, Gerente-Geral de Livros da Amazon
A importância do evento num país onde a leitura ainda tem baixos índices de adeptos
A leitura é um hábito que estimula a mente e a criatividade, e uma aliada na formação do pensamento crítico. Conforme a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil”, cerca de 52% dos brasileiros têm esse hábito. Os números podem parecer positivos, mas o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores nos últimos anos. Em uma comparação média com outros países, o brasileiro costuma ler somente cerca de quatro livros por ano, enquanto o canadense lê 12, o que indica um índice de leitura bem abaixo da média. Uma matéria recentemente publicada pelo Brasil de Fato RS, traz uma entrevista com Rafael Guimaraens, editor e escritor, onde falam sobre o baixo índice de leitura nacional, a ascensão dos e-books e muitas outras pautas voltadas para o nicho livreiro brasileiro.
Outro dado importante é uma publicação feita pelo Estadão mostra que 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro, de acordo com a 4ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura”. Diante de um cenário de pouca leitura, perguntamos ao Ricardo como é impulsionar o hábito de ler e ele nos diz que “o nosso papel na Amazon, a gente entende muito que é ser o elo entre o leitor e o autor, entre quem produz o conteúdo e quem vai consumir. A gente entende que o nosso papel é justamente quebrar as inúmeras barreiras que nos cabem quebrar para que esse acesso seja fluido, seja simples”.
A expectativa é grande para os futuros resultados gerados da nona edição da Book Friday da Amazon. A companhia está confiante e dependendo de como for, a data pode se repetir no próximo ano.
Incentivo a autores nacionais
Lançar um livro de um autor desconhecido é um desafio e o custo de produzi-lo é muito alto, muitas vezes autores independentes precisam investir em pequenas tiragens para alcançar o sonho desejado. Para driblar a dificuldade, as editoras menores ou independentes oferecem aos autores seus serviços de montagem e de impressão de livros por um preço muito mais em conta.
Contudo, pensando em facilitar essa dinâmica e visando o incentivo a literatura nacional e independente, a Amazon possui uma ferramenta que poucos conhecem, mas que permitiu a geração de mais de 200 mil e-books em português publicados pelo KDP, ou Kindle Direct Publishing que é uma plataforma da Amazon para publicação de eBooks (livros digitais) de forma independente e gratuita. O autor só precisa escrever, formatar o livro nos moldes do Kindle e publicar na Amazon.
Ao renunciar a uma editora, a distribuição e impressão (caso queira) fica por conta do escritor, também de forma independente. Uma das vantagens é a possibilidade de receber até 70% dos royalties referentes às vendas do livro digital, dependendo do preço cobrado na loja. Ferramenta super interessante e importante para fomentar a inclusão de autores independentes nacionais.
Confira: Lista de autores independentes na Amazon
Curiosidade
A Book Friday dos Livros da Amazon existe apenas no Brasil, algo idealizado anos atrás e fez tanto sucesso que se tornou um dos grandes eventos promocionais do calendário do comércio.
Quando é a Book Friday 2023?
A nona edição da Black Friday dos livros da Amazon acontece a partir das 18h do dia 18 até o dia 22 de maio, com ofertas em 32 mil livros físicos e eBooks. Ofertas antecipadas acontecem da meia-noite do dia 15 até às 18h do dia 18 de maio, com seleção especial de títulos com descontos todos os dias.
Livros em promoção na Book Friday

Vários gêneros terão títulos com promoções e uma das estratégias do evento foi trazer livros hypados, que estão tendo uma boa repercussão nas redes sociais, mas parte da curadoria foi conversar com as editoras parceiras para destacar o que faz sentido diante da reação e recepção do público sempre visando atender bem os consumidores. “É um misto de entender o que o leitor busca, como os nossos editores parceiros entender a relação deles com o leitor e a gente acaba juntando essas percepções de vários lados, também das redes sociais e aí a gente chega nessa seleção”, afirma Ricardo Perez. Veja a seguir alguns livros em promoção em diversas categorias:
- Fahrenheit 451, por Ray Bradbury;
- É assim que começa (Vol. 2 É assim que acaba), por Colleen Hoover;
- A vida invisível de Addie LaRue, por V. E. Schwab;
- Quinze dias, por Vitor Martins;
- Box O conde de Monte Cristo, por Alexandre Dumas;
- Os Miseráveis, por Victor Hugo;
- Uma magia destilada em veneno (Vol. 1 Os Livros do Chá), por Judy I. Lin;
- Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente – Onde dorme o amor (TCD Livro 2), por Igor Pires;
- Táticas do amor, por Sarah Adams;
- Eu e esse meu coração, por C. C. Hunter;
- O milagre da manhã: O segredo para transformar sua vida (antes das 8 horas), por Hal Elrod;
- Miyamoto Musashi (Biografia em Mangá – Volume Único), por SHOTARO ISHInoMORI;
- Zé Carioca conta a história do Brasil, por Editora Culturama;
- Homem-Aranha: As Graphic Novels, por Gerry Conway;
- Amoras, por Emicida;
- A pessoa certa: Manual da astrologia para amor, parcerias e relacionamentos, por Virgínia Rodrigues;
- São Cipriano, O Bruxo, por vários autores;
Na página dedicada à campanha, a Amazon disponibiliza dicas para quem quer se preparar como: instalar o aplicativo da Amazon, ativar as notificações nas páginas dos produtos desejados, acompanhar as redes sociais da empresa e se inscrever para receber recomendações personalizadas de acordo com o interesse pessoal.
“A Book Friday ou ‘A Black Friday dos Livros’, como eu gosto de dizer, é um evento que dá muito orgulho de fazer e o fato de ser a nona edição, o evento reforça muito o que a gente gosta de insistir que é o compromisso de longo prazo da Amazon do Brasil. O evento começou lá em 2015, a gente foi aperfeiçoando, fazendo ele ficar conhecido e hoje a gente está bem contente por entender que é uma data que já está sendo esperada pelos leitores como uma grande celebração da leitura no Brasil”.
Ricardo Perez, Gerente-Geral de Livros da Amazon