segunda-feira, 25, outubro, 2021

Crítica: O Motorista de Táxi

O poder do cinema coreano

O cinema coreano vem mostrando seu potencial nos últimos anos. Aos poucos, as produções do país estão se destacando pela qualidade e O Motorista de Táxi se encaixa nessa categoria.

Relatando uma história real, o longa apresenta o taxista Man-Seob (Song Kang-ho), que acidentalmente acaba aceitando o trabalho de levar o repórter alemão Peter (Thomas Kretschmann) para Gwangju, onde está acontecendo uma enorme revolta que resulta em inúmeras mortes e feridos.

Image from the movie "택시운전사"
O Motorista de Táxi | Imagem: Califórnia Filmes

A trama relata a Revolta de Gwangju, um evento marcante para a Coreia do Sul, que só acabou por causa do serviço prestado pelo repórter. Entretanto, sem a ajuda do taxista que saiu de Seul a seu serviço, não teria conseguido essa façanha. E é esse taxista que leva realmente o foco nessa produção, indo além de um relato histórico, O Motorista de Táxi mostra o amadurecimento do personagem.

Atolado em seus problemas materiais e emocionais, Man-Seob é uma pessoa que poderia ser considerada egoísta a primeira vista. Alheio à gravidade dos acontecimentos no país, o taxista apenas tenta superar suas dificuldades financeiras e sustentar sozinho sua filha. Porém, ao se deparar com o triste cenário da revolução, o personagem vai aos poucos se tornando mais solidário e menos centrado em seu mundo pessoal. Essa evolução é a verdadeira beleza dessa obra. O ensinamento moral não passa despercebido e é muito bem representado.

Image from the movie "택시운전사"
O Motorista de Táxi | Imagem: Califórnia Filmes

Entre alguns alívios cômicos e cenas de muita tensão, o longa se desenvolve mostrando uma enorme qualidade. A produção mostra uma perfeita harmonia entre as atuações, a direção e áudio, várias cenas usam apenas de barulhos estratégicos para representar o momento-que fica mais envolvente e claro do que uma cena representada visualmente.

A representação do poder do povo, que em dado momento se une para tentar dar um fim à situação, dá cargo da parte emotiva da trama. Começando de uma maneira informal, mas evoluindo emocionalmente ao decorrer dos acontecimentos, o longa rapidamente se torna envolvente e leva o espectador a sentir na pele o desespero da situação.

Relatando uma interessante história, porém se focando na evolução pessoal dos personagens, O Motorista de Táxi é uma produção notável. Sabendo colocar pequenos – e marcantes- detalhes, o filme dá uma dose extra de sensibilidade e qualidade, se tornando um verdadeiro destaque.

Veja a ficha técnica e elenco completo de O Motorista de Táxi

Nota do Thunder Wave
Com uma ótima trama e muita qualidade na produção, O Motorista de Táxi mostra o poder do cinema coreano.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,958SeguidoresSeguir
4,238SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave