quinta-feira, 24, junho, 2021
InícioArtigosO Que Faz o K-Pop Popular?

O Que Faz o K-Pop Popular?

Um dos grandes fenômenos atuais na indústria do entretenimento é o K-Pop, sigla usada para falar do pop coreano, uma indústria crescente nos últimos anos e que não dá sinais de que irá parar tão cedo. O grande sucesso que não apenas o K-pop, mas a cultura coreana em si possui uma fórmula ou foi apenas uma coincidência? Vamos tentar explicar um pouco mais essa indústria que movimenta bilhões de dólares por ano.

Início

Anos 90, com o fim da Guerra Fria a economia mundial enfrentou um período de recessão em seus primeiros anos, e dizem que foi durante o ano de 1992 que surgiu o que viria a se tornar o K-pop. Durante um programa de talentos o trio chamado Seo Taiji and The Boys, misturou pela primeira vez elementos tradicionais da música coreana com a cultura americana que estava começando a ser difundida pelo mundo chocou e confundiu quem ouvia aquilo pela primeira vez, e mesmo saindo do programa com a nota mais baixa, sua música I Know dominou a primeira posição dos Charts coreanos por 17 semanas.

O Que Faz o K-Pop Popular? 1
Seo Tai and The Boys | Divulgação

Oppa, Gangnam Style?

Desde 2007 no mercado asiático, principalmente no Japão, o K-Pop já fazia sucesso, com bandas como Big Bang, Girls Generation e Shinee que alcançaram grandes feitos que depois se espalharam pelo mundo. O Big Bang em 2012 teve sua primeira turnê internacional, recebendo reconhecimento da revista americana Times e se tornando destaque no site do Grammy Awards, com o seu show sendo transmitido pela MTV para mais de 160 países. Já o grupo das meninas do Girls Generation ganharam em 2013 o prêmio de Vídeo do Ano na inauguração do Youtube Music Awards em 2013, desbancando artistas como Justin Bieber e One Direction. Enquanto o grupo Shinee teve mais de 4 mil ingressos vendidos em menos de 30 segundos para um fanmeet nos Estados Unidos em 2016.

O grande divisor de águas para a sua internacionalização em massa mesmo foi o músico Psy e sua inconfundível Gangnam Style lançada em 2012, que alcançou grandes feitos que nem mesmo artistas consagrados tinham conseguido até então, ficando no topo dos charts mundiais e sendo o primeiro vídeo no Youtube a alcançar a marca de 1 bilhão de visualizações em dezembro do mesmo ano. E o que levou esse vídeo a ser tão popular? Uns dizem que é o formato musical que tem grande apelo e é fácil de ser lembrado, com um refrão simples e repetitivo. Outros tantos falam que a música é divertida e não se leva a sério, até mesmo a coreografia que é facilmente reproduzida por qualquer um. A partir daí os olhos do mundo se voltaram para a indústria de entretenimento coreana.

O Que Faz o K-Pop Popular? 2
Gangnam Style – Psy | Divulgação

Seria o BTS o novo One Direction?

Se formos olhar para o que faz sucesso atualmente, encontramos facilmente o grupo BTS que é um dos mais conhecidos e em alta no momento, muitos atribuem que seu momento de subida começou ao mesmo tempo que o grupo One Direction acabou em 2015, deixando muitos fãs órfãos de seus ídolos, e com seu estilo mais americanizado e conceito chamaram a atenção da Ásia e do mundo, com suas músicas envolvendo uma batida viciante e elementos de hip hop mais pesados, fazendo com que ganhassem mais ouvintes e fãs. Outros irão dizer que esse conceito está totalmente errado e que uma coisa não tem nada a ver com a outra, é claro que não há um estudo que confirme ou não esse fato, que é apenas uma coincidência entre as duas bandas. Mas o fato é que o BTS começou seu crescimento em 2015, com a música I Need You, que se espalhou mundialmente e começou a trazer o que chamam de Hallyu (한류), a onda coreana, a se tornar mais evidente.

Ter o álbum Love Yourself: Tear de 2018 em primeiro lugar nos charts americanos foi um grande feito, e repetir no mesmo ano com o álbum Love Yourself: Answer foi um feito ainda maior, sendo nomeados uma das 25 pessoas mais influentes pela revista Times do mesmo ano. Isso apenas serviu para consolidar ainda mais o sucesso crescente do BTS, enquanto falam em suas músicas sobre saúde mental e amor próprio, chegando a fazerem várias colaborações com importantes artistas americanos como Halsey e Ed Sheeran.

O Que Faz o K-Pop Popular? 3
One Direction (Acima) e BTS (Embaixo) | Divulgação

Afinal, o que faz o K-pop ser tão popular?

Não existe ao certo uma fórmula que irá responder essa pergunta, mas alguns pontos em comum são facilmente encontrados. Um deles está no grande investimento nos artistas desde muito jovens, trazendo uma excelência seja como cantores ou como dançarinos, tendo que treinar muito para alcançarem o tão sonhado debut. Além disso, a música é um híbrido de muitos estilos diferentes, o que é apelativo para tanta gente que se identifica com o som que ouvem, junto a isso a presença de vídeos clips que são verdadeiras produções, com efeitos e elementos atrativos para o público mais jovem.

Claro que não estão apenas restritos a isso, o sentimento de singularidade evocado também é algo importante, ser fã de um grupo que não faz parte do mainstream e estar num grupo de pessoas com os mesmos gostos que você faz com que entrem em um bolha-social, que é alimentada constantemente, seja pela alta presença nas mídias sociais dos próprios artistas, que trás um sentimento de proximidade e intimidade que antes não havia com os artistas. Os fãs se sentem ouvidos e acolhidos e isso faz com que surja um certo sentimento de controle sobre a vida e direção do alvo de sua admiração.

O consumo tem também um papel importante para a popularização do K-pop, afinal, a cada momento temos não apenas um álbum sendo lançado, mas várias versões, geralmente uma para cada integrante, com brindes aleatórios e que podem mudar dependendo da versão adquirida, um convite para colecionadores comprar no mínimo um de cada, ou até conseguirem o brinde desejado. A compra de várias unidades também pode vir acompanhada da possibilidade de encontrar sua banda favorita para uma sessão de autógrafos, o que leva alguns fãs a comprarem centenas de álbuns para conseguirem essa oportunidade. A venda se estende para outras áreas de acessórios, fotos, roupas e coisas exclusivas dos artistas que são renovadas quase que anualmente, ou a cada novo lançamento.

Todos esses pontos são extremamente importantes para a construção de um império popular como o K-pop tem se consolidado ao longo dos anos, fazendo com que a exportação de produtos relacionados alcance a marca de bilhões de dólares por ano e alcance ainda mais pessoas em todo o mundo. O senso de pertencimento a uma comunidade com a qual você se identifica e se sente acolhida em tempos de isolamento, e não estou me referindo ao isolamento imposto por questões de saúde com a COVID-19, mas o isolamento social que a sociedade enfrenta na falta de conexão em um mundo que estamos conectados o tempo todo, ter esse sentimento de grupo faz com que muitos se sintam importantes por fazerem parte de algo maior. E esse talvez seja um dos charmes que faz com que muitos jovens sejam atraídos pelo K-pop.

O Que Faz o K-Pop Popular? 4
Girls Generation | Divulgação

Mais que K-pop

O investimento pesado em cultura pelo próprio governo coreano também é um dos pontos que incentivam esse sucesso, o pensamento de que a cultura faz movimentar a economia se mostra muito correto, é através dela que o turismo é incentivado e outros produtos ganham abertura para entrarem no mercado internacional, como foi o caso da área de cosméticos, que hoje também é uma das áreas que cresce em exportações no país. Também ganham mais influência ao terem mais pessoas interessadas em aprenderem o seu idioma, como vem acontecendo pelo menos no Brasil, com um grande número crescente de estudantes a cada ano.

Além disso, o crescimento na indústria de filmes e de doramas, as novelas orientais, também é vista e incentivada, com uma quantidade crescente de títulos sendo disponibilizados em plataformas de streaming como a Netflix e com ótimas visualizações, chegando até mesmo ao maior patamar da indústria cinematográfica, no qual o filme Parasita (기생충) ganhou o Oscar de melhor filme, sendo consagrado o primeiro filme cujo idioma não é o inglês a ganhar a premiação.

O Que Faz o K-Pop Popular? 5
Premiação de Parasite no Oscar | Matt Petit – Handout/A.M.P.A.S. via Getty Images

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

6,914FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,261SeguidoresSeguir

“Looking for a Streamer” entra na fase de ‘mata-mata’ a partir...

0
Reality da VIU Hub e SporTV em parceria com a Konami busca o próximo streamer de eFootball Pro Evolution Soccer no Brasil.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave