sexta-feira, 3, dezembro, 2021

O que o entretenimento tem para nos ensinar?

Palestra feita por Alan Uemura. Gostou? Entre em contato – [email protected]
Todos temos o poder em nossas mãos, mas como o utilizar?
Mais e mais pessoas começam a olhar as séries de TV, quadrinhos, filmes e outras mídias de uma maneira diferente. Elas deixaram de ser apenas um meio de diversão e restrito a comunidade chamada nerd, para abraçar o mundo.
Mas será que realmente ela sempre foi isso, restrita?
Alguns olham para seriados como Os Simpsons e comentam sobre as eleições presidenciais americanas, quando dizem “Os Simpsons previram Trump”. Ou comparam os episódios de 1 a 3 de Star Wars com o boicote a alguns países.
Dizia-se antigamente que a Ficção Científica “previa” os acontecimentos e tecnologias que viriam. E hoje percebemos pela velocidade da informação, que se bobear, a ficção já está velha.
Seriados como Black Mirror, WestWorld e filmes como Jurassic World, Marvel e DC de maneira geral, nos fazem pensar sobre as atitudes da população e dos governantes. Ou até mesmo a falta delas.
Isto traz um senso crítico. Como filmes da década de 1980 como Blade Runner ou Footloose. Podem ser de extrema diferença estes dois filmes. Só que pense. Um é uma crítica ao que o homem fez com a sociedade e ao mundo ao seu redor. Um mundo globalizado, mas a que preço? O outro, coloca em xeque uma sociedade (olha ela aí novamente), que restringe o comportamento de uma maioria devido ao que poucos acabaram fazendo no passado.
Pois bem! O entretenimento tem algo a nos ensinar? Parece que sim! E finalizando com uma frase celebre, não do Peter Parker, mas de seu Tio Ben: “Grandes poderes, trazem grandes responsabilidades.” E todos nós temos o poder. E o que fazer com ele?
Público: Pais e estudantes. Empresas de todas as áreas.
Pais e estudantes = Como ajudar a entender melhor as matérias que aprendem na escola? Utilizando do universo nerd que está tão perto dos alunos, eles poderão entender o que é uma Guerra Fria com filmes como James Bond, a época do Iluminismo com jogos como Assassin´s Creed etc. Ensinando através do Entretenimento.
Empresas = O funcionário não é apenas uma pessoa que entra e executa uma função. Ele possui responsabilidades. Mas ele realmente sabe que possui? Saber é diferente de entender o seu lugar não apenas no local de trabalho, mas na vida pessoal. Filmes como A Grande Aposta, Star Trek, Caçada ao Outubro Vermelho, Akira, séries como Blak Mirror, WestWorld, Suits, Game of Thrones e tantos outros, mostram o quanto a falta de conhecimento, de um trabalho em equipe e o que te faz ser um “ser humano”, podem acabar por destruir não apenas um projeto, mas também a auto estima de uma pessoa.
Quem faz? Alan Uemura. Acredita que antes de diplomas e empresas, o que vem é o ser humano. Não importa a sua formação. Seja ela apenas de Ensino Médio, Faculdade ou quantos “papéis” tenha na sua parede. O que faz uma empresa ter sucesso, é o fator humano e a sua eterna vontade de conquistar novos caminhos indo ao desconhecido. Porque viver, é a melhor motivação. Agora se interessa, Alan Uemura, 41, é pai, nerd, professor, jornalista e fotógrafo.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,962SeguidoresSeguir
4,233SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave