O que o entretenimento tem para nos ensinar?

0
891

Palestra feita por Alan Uemura. Gostou? Entre em contato – [email protected]
Todos temos o poder em nossas mãos, mas como o utilizar?
Mais e mais pessoas começam a olhar as séries de TV, quadrinhos, filmes e outras mídias de uma maneira diferente. Elas deixaram de ser apenas um meio de diversão e restrito a comunidade chamada nerd, para abraçar o mundo.
Mas será que realmente ela sempre foi isso, restrita?
Alguns olham para seriados como Os Simpsons e comentam sobre as eleições presidenciais americanas, quando dizem “Os Simpsons previram Trump”. Ou comparam os episódios de 1 a 3 de Star Wars com o boicote a alguns países.
Dizia-se antigamente que a Ficção Científica “previa” os acontecimentos e tecnologias que viriam. E hoje percebemos pela velocidade da informação, que se bobear, a ficção já está velha.
Seriados como Black Mirror, WestWorld e filmes como Jurassic World, Marvel e DC de maneira geral, nos fazem pensar sobre as atitudes da população e dos governantes. Ou até mesmo a falta delas.
Isto traz um senso crítico. Como filmes da década de 1980 como Blade Runner ou Footloose. Podem ser de extrema diferença estes dois filmes. Só que pense. Um é uma crítica ao que o homem fez com a sociedade e ao mundo ao seu redor. Um mundo globalizado, mas a que preço? O outro, coloca em xeque uma sociedade (olha ela aí novamente), que restringe o comportamento de uma maioria devido ao que poucos acabaram fazendo no passado.
Pois bem! O entretenimento tem algo a nos ensinar? Parece que sim! E finalizando com uma frase celebre, não do Peter Parker, mas de seu Tio Ben: “Grandes poderes, trazem grandes responsabilidades.” E todos nós temos o poder. E o que fazer com ele?
Público: Pais e estudantes. Empresas de todas as áreas.
Pais e estudantes = Como ajudar a entender melhor as matérias que aprendem na escola? Utilizando do universo nerd que está tão perto dos alunos, eles poderão entender o que é uma Guerra Fria com filmes como James Bond, a época do Iluminismo com jogos como Assassin´s Creed etc. Ensinando através do Entretenimento.
Empresas = O funcionário não é apenas uma pessoa que entra e executa uma função. Ele possui responsabilidades. Mas ele realmente sabe que possui? Saber é diferente de entender o seu lugar não apenas no local de trabalho, mas na vida pessoal. Filmes como A Grande Aposta, Star Trek, Caçada ao Outubro Vermelho, Akira, séries como Blak Mirror, WestWorld, Suits, Game of Thrones e tantos outros, mostram o quanto a falta de conhecimento, de um trabalho em equipe e o que te faz ser um “ser humano”, podem acabar por destruir não apenas um projeto, mas também a auto estima de uma pessoa.
Quem faz? Alan Uemura. Acredita que antes de diplomas e empresas, o que vem é o ser humano. Não importa a sua formação. Seja ela apenas de Ensino Médio, Faculdade ou quantos “papéis” tenha na sua parede. O que faz uma empresa ter sucesso, é o fator humano e a sua eterna vontade de conquistar novos caminhos indo ao desconhecido. Porque viver, é a melhor motivação. Agora se interessa, Alan Uemura, 41, é pai, nerd, professor, jornalista e fotógrafo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui