segunda-feira, 17, janeiro, 2022

O que podemos esperar da exploração do Espaço?

Novas notícias sobre o turismo espacial e os avanços na exploração sideral nos fazem questionar os mundos além de nosso planeta. Mas, afinal, o que pode ser esperado desses avanços? Como irá isso afetar as nossas vidas? Saiba mais.

Não é novidade para ninguém que a evolução tecnológica está mudando o mundo. Hoje, em apenas alguns cliques, estamos nos comunicando com o outro lado do globo, acessando os melhores jogos de caça-níqueis com ferramentas e recursos de Inteligência Artificial únicos ou fazendo nossas compras mensais online.


A revolução digital e toda a tecnologia inerente nos leva a questionar frequentemente para onde vai esse mundo. Ainda assim, para alguns, os olhos não estão mais colocados na Terra, havendo um interesse intenso, no mundo da ciência, pelo que fica além da atmosfera terrestre.

Se, por um lado, é verdade que a curiosidade pelo espaço é ancestral, sendo que os antigos já mapeavam estrelas e astros, com questionamento em seus escritos, o fato é que a criação de ferramentas digitais mais potentes tem permitido avanços únicos. Do telescópio ao foguetão, passando pelas missões espaciais que levam já robots até outros planetas… tudo está se tornando possível, aos poucos.


Os séculos XX e XXI são o perfeito exemplo de como a curiosidade se transforma em ação. Hoje, motivado pelo crescimento e desenvolvimento eletrônico, a exploração espacial é, cada vez mais, uma realidade.

Parte da narrativa de videojogos e promotora de muito do que acontece em nossos dias, a investigação espacial é responsável por uma imensa evolução humana. Compreenda como algumas das ferramentas criadas por esses investigadores permeiam – ainda que sem que o saibamos – nosso cotidiano.

Os estudos da investigação sideral na nossa vida cotidiana

Muitas pessoas se questionam se, com todos os problemas da Terra, deveríamos estar focando o estudo do Espaço. A questão tem muita validade, embora seja algo filosófica e não exista uma resposta concreta.

Em todo o caso, algo que concretamente se pode afirmar é que os estudos siderais têm trazido vários elementos fundamentais do cotidiano para nossas vidas. Falamos, aqui, de invenções que tiveram suas versões primárias nesses estudos e que, hoje, todos nós estamos usando, incluindo o GPS, o microondas, os termómetros digitais ou até mesmo os códigos de barras de nossos produtos. Além destes, também outros, de uso corrente e menos tecnológico, como o velcro, a película aderente ou as lentes de contacto, são também decorrentes dos estudos para a exploração espacial.
Na vida cotidiana, portanto, o estudo do Espaço está tendo um impacto positivo, que permite a introdução de ferramentas vantajosas para o ser humano

Outras implicações da exploração do Espaço na vida humana

Embora mais evidentes do que os anteriores, outros elementos da exploração têm, hoje, impacto direto inegável nas nossas vidas, nomeadamente devido aos satélites colocados na órbita do nosso planeta.

Além das ferramentas que temos hoje disponíveis devido às pesquisas, o forte investimento nesse setor é também o que permite nosso acesso a serviços de televisão ou de Internet, estando na base de toda a comunicação da atualidade.


Esses mesmos satélites são também cruciais para a segurança humana, permitindo a previsão de eventos naturais e climatéricos e a adoção de medidas para a proteção das populações.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,825FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
4,233SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave