quarta-feira, 27, outubro, 2021

Crítica: O Sistema

Em uma época onde a reciclagem vem sendo muito usada no cinema, de vez em quando surge uma grata surpresa e uma trama muito original aparece. O Sistema (The East) é um desses casos.

A principio, a sinopse básica do longa não é nada chamativa. Ela informa apenas que o filme narra a busca de uma agente do FBI à uma organização fascista, para derrubá-la ela se infiltra na organização e acaba se apaixonando pelo líder. Entretanto, a trama é muito mais complexa que isso. 

Para começar, não é pelo chefe em si que a agente Sarah (Brit Marling) se apaixonada, na realidade ela é conquistada pelos ideais dessa organização e o caso com o chefe é só consequência. The East é uma organização que luta conta os abusos do sistema. Formada por pessoas que sentiram na pele as consequências das empresas que não se importam em prejudicar a população ou o meio ambiente para conseguir seu lucros, eles fazem uma enorme crítica à situação atual do mundo.

E para alcançar o publico e deixar clara sua mensagem, eles são realmente extremistas na maneira que vivem. Totalmente naturalistas, eles protestam contra todas as maneiras de abuso e desperdício, chegando a comer apenas as comidas que restaurantes e mercados jogam fora quando chega mercadoria nova, para provar que estavam em bom estado e apontar a maneira absurda que as empresas trabalham, tanta gente precisando de comida e jogam fora apenas para livrar espaço.

Há também argumentos mais pesados, como de Doc (Toby Kebbell), um ex médico que sofre até hoje por ter tomado um remédio que atinge o cérebro, por causa da droga, acabou perdendo a firmeza da mão e não pode mais praticar medicina. Outras pessoas morreram por causa dessa droga, por isso a organização resolveu expor o quão nocivo o remédio é “envenenando” os donos da empresa farmacêutica responsável por ela durante uma festa. É esse o objetivo da organização, atacar as empresas exatamente da mesma maneira com que atacaram a população.

O Sistema
O Sistema | Imagem: Fox Searchlight

O longa levanta uma grande polêmica e abre os olhos da sociedade para o que está acontecendo bem debaixo do nosso nariz. Chega ao ponto de dar vontade de levantar e lutar por um pouco de justiça no mundo. Essa maravilhosa trama sofre pelo baixo marketing, sendo vendida como algo muito mais medíocre, quando na realidade possui um roteiro original, interessante e muito bem construído. Tudo isso é ambientado em um ótimo clima de suspense, que consegue manter o interesse do público até o desfecho final.

Brit Marling
Brit Marling em O Sistema | Imagem: Fox Searchlight

Essa ótima história não teria o impacto que teve sem boas atuações e esse time não deixa a desejar. Brit Marling vem se mostrando uma grande revelação nos últimos anos. Uma estrela em ascensão, seu nome já é reconhecido em suas obras mais recentes. Sua atuação foi maravilhosa e agora ela resolveu mostrar que tem talento também como roteirista e arrasou como co- escritora ao lado de Zal Batmanglij. Brit merece muitos créditos e elogios pelo trabalho nesse maravilhoso roteiro, complementado pela sua perfeita atuação.

Ellen Page e Alexander Skarsgård
Ellen Page e Alexander Skarsgård em O Sistema | Imagem: Fox Searchlight

Do elenco, se destacam os mais conhecido como Alexander Skarsgård (o chefe da organização, Benji), que ficou muito conhecido pelo seu papel em True Blood e Ellen Page, muito conhecida pelo seu papel em Juno. Os que gostam e assistem à televisão Britânica irão reconhecer também Toby Kebbell, cujo  papel mais recente foi em The Escape Artist, ao lado do divino David Tennant.

 

O Sistema é uma incrível crítica social, que abrange muito mais do que os temas existente em outras produções. Abrindo os olhos para problemas que a maioria das pessoas não tem o menos conhecimento da existência, é uma obra que merecia muito mais destaque e divulgação.

Veja a ficha técnica e elenco completo de O Sistema

Quer comentar sobre as produções com pessoas que possuem o mesmo interesse? Entre no nosso grupo do facebook e comece a discussão!

Nota do Thunder Wave
Com uma incrível crítica à sociedade, ambientada em um clima de suspense, O Sistema é um filme maravilhoso.

Artigos Relacionados

Comentários

  1. Eu achei o filme incrível,a ideia da organização e os conceitos que eles lutam fazem você querer levantar do sofá e pensar sobre o que está acontecendo com o mundo, e ninguém está dando atenção.Com certeza,depois desse filme eu vou parar para pensar e perceber como as vezes somos egoístas,e que nós podemos mudar o mundo!!!

  2. Eu achei o filme incrível,a ideia da organização e os conceitos que eles lutam fazem você querer levantar do sofá e pensar sobre o que está acontecendo com o mundo, e ninguém está dando atenção.Com certeza,depois desse filme eu vou parar para pensar e perceber como as vezes somos egoístas,e que nós podemos mudar o mundo!!!

  3. Ótima resenha. Acabei de assistir ao filme e fui obrigado a procurar no “pai de todos” se encontraria pessoas partilhando da mesma opinião. Bom saber que sim!
    Hackers da vida real.

    • Obrigada pelo elogio! Fico muito feliz quando recebo um comentário de pessoas que simpatizaram com o filme, mostra que o trabalho da obra foi satisfatório em expor a ideia. Adorei saber que compartilha a mesma opinião! 😀

  4. Uma coisa que me chama muita a atenção é que todo mundo tem escolhas,exemplo…,quando tomamos bebida nas famosas latinhas,quando compramos algum salgado numa lanchonete,bar e por ai vai…na hora de jogar o lixo no lixo,se joga na rua,quando chove ou venta muito sabemos para onde esse lixo vai,depois que alagamentos surgem,é fácil culpar somente autoridades pelo assunto,mas e a sociedade com um todo,não tem culpa nisso?

    • Fabricio, compartilho da sua opinião. A sociedade tem mais culpa do que qualquer autoridade, mas acho que é mais fácil transferir essa culpa pra eles. Se cada um fizesse um pouco pra mudar, o mundo seria muito melhor.

  5. Eu descobri esse filme por acaso e Wowww, sabe aquelas gratas surpresas? surpresa boa, muitooo boa, Brit Marling sem duvidas é uma estrela em ascenção, vi “Another Earth”, outro filme com ela e é tão genial quanto esse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,958SeguidoresSeguir
4,238SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave