quinta-feira, 22, outubro, 2020
Início Filmes Críticas Crítica: O Sistema

Crítica: O Sistema

Em uma época onde a reciclagem vem sendo muito usada no cinema, de vez em quando surge uma grata surpresa e uma trama muito original aparece. O Sistema (The East) é um desses casos.

A principio, a sinopse básica do longa não é nada chamativa. Ela informa apenas que o filme narra a busca de uma agente do FBI à uma organização fascista, para derrubá-la ela se infiltra na organização e acaba se apaixonando pelo líder. Entretanto, a trama é muito mais complexa que isso. 

Para começar, não é pelo chefe em si que a agente Sarah (Brit Marling) se apaixonada, na realidade ela é conquistada pelos ideais dessa organização e o caso com o chefe é só consequência. The East é uma organização que luta conta os abusos do sistema. Formada por pessoas que sentiram na pele as consequências das empresas que não se importam em prejudicar a população ou o meio ambiente para conseguir seu lucros, eles fazem uma enorme crítica à situação atual do mundo.

E para alcançar o publico e deixar clara sua mensagem, eles são realmente extremistas na maneira que vivem. Totalmente naturalistas, eles protestam contra todas as maneiras de abuso e desperdício, chegando a comer apenas as comidas que restaurantes e mercados jogam fora quando chega mercadoria nova, para provar que estavam em bom estado e apontar a maneira absurda que as empresas trabalham, tanta gente precisando de comida e jogam fora apenas para livrar espaço.

Há também argumentos mais pesados, como de Doc (Toby Kebbell), um ex médico que sofre até hoje por ter tomado um remédio que atinge o cérebro, por causa da droga, acabou perdendo a firmeza da mão e não pode mais praticar medicina. Outras pessoas morreram por causa dessa droga, por isso a organização resolveu expor o quão nocivo o remédio é “envenenando” os donos da empresa farmacêutica responsável por ela durante uma festa. É esse o objetivo da organização, atacar as empresas exatamente da mesma maneira com que atacaram a população.

O Sistema
O Sistema | Imagem: Fox Searchlight

O longa levanta uma grande polêmica e abre os olhos da sociedade para o que está acontecendo bem debaixo do nosso nariz. Chega ao ponto de dar vontade de levantar e lutar por um pouco de justiça no mundo. Essa maravilhosa trama sofre pelo baixo marketing, sendo vendida como algo muito mais medíocre, quando na realidade possui um roteiro original, interessante e muito bem construído. Tudo isso é ambientado em um ótimo clima de suspense, que consegue manter o interesse do público até o desfecho final.

Brit Marling
Brit Marling em O Sistema | Imagem: Fox Searchlight

Essa ótima história não teria o impacto que teve sem boas atuações e esse time não deixa a desejar. Brit Marling vem se mostrando uma grande revelação nos últimos anos. Uma estrela em ascensão, seu nome já é reconhecido em suas obras mais recentes. Sua atuação foi maravilhosa e agora ela resolveu mostrar que tem talento também como roteirista e arrasou como co- escritora ao lado de Zal Batmanglij. Brit merece muitos créditos e elogios pelo trabalho nesse maravilhoso roteiro, complementado pela sua perfeita atuação.

Ellen Page e Alexander Skarsgård
Ellen Page e Alexander Skarsgård em O Sistema | Imagem: Fox Searchlight

Do elenco, se destacam os mais conhecido como Alexander Skarsgård (o chefe da organização, Benji), que ficou muito conhecido pelo seu papel em True Blood e Ellen Page, muito conhecida pelo seu papel em Juno. Os que gostam e assistem à televisão Britânica irão reconhecer também Toby Kebbell, cujo  papel mais recente foi em The Escape Artist, ao lado do divino David Tennant.

 

O Sistema é uma incrível crítica social, que abrange muito mais do que os temas existente em outras produções. Abrindo os olhos para problemas que a maioria das pessoas não tem o menos conhecimento da existência, é uma obra que merecia muito mais destaque e divulgação.

Veja a ficha técnica e elenco completo de O Sistema

Quer comentar sobre as produções com pessoas que possuem o mesmo interesse? Entre no nosso grupo do facebook e comece a discussão!

Nota do Thunder Wave
Com uma incrível crítica à sociedade, ambientada em um clima de suspense, O Sistema é um filme maravilhoso.

12 COMENTÁRIOS

  1. Eu achei o filme incrível,a ideia da organização e os conceitos que eles lutam fazem você querer levantar do sofá e pensar sobre o que está acontecendo com o mundo, e ninguém está dando atenção.Com certeza,depois desse filme eu vou parar para pensar e perceber como as vezes somos egoístas,e que nós podemos mudar o mundo!!!

  2. Eu achei o filme incrível,a ideia da organização e os conceitos que eles lutam fazem você querer levantar do sofá e pensar sobre o que está acontecendo com o mundo, e ninguém está dando atenção.Com certeza,depois desse filme eu vou parar para pensar e perceber como as vezes somos egoístas,e que nós podemos mudar o mundo!!!

  3. Ótima resenha. Acabei de assistir ao filme e fui obrigado a procurar no “pai de todos” se encontraria pessoas partilhando da mesma opinião. Bom saber que sim!
    Hackers da vida real.

    • Obrigada pelo elogio! Fico muito feliz quando recebo um comentário de pessoas que simpatizaram com o filme, mostra que o trabalho da obra foi satisfatório em expor a ideia. Adorei saber que compartilha a mesma opinião! 😀

  4. Uma coisa que me chama muita a atenção é que todo mundo tem escolhas,exemplo…,quando tomamos bebida nas famosas latinhas,quando compramos algum salgado numa lanchonete,bar e por ai vai…na hora de jogar o lixo no lixo,se joga na rua,quando chove ou venta muito sabemos para onde esse lixo vai,depois que alagamentos surgem,é fácil culpar somente autoridades pelo assunto,mas e a sociedade com um todo,não tem culpa nisso?

    • Fabricio, compartilho da sua opinião. A sociedade tem mais culpa do que qualquer autoridade, mas acho que é mais fácil transferir essa culpa pra eles. Se cada um fizesse um pouco pra mudar, o mundo seria muito melhor.

  5. Eu descobri esse filme por acaso e Wowww, sabe aquelas gratas surpresas? surpresa boa, muitooo boa, Brit Marling sem duvidas é uma estrela em ascenção, vi “Another Earth”, outro filme com ela e é tão genial quanto esse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

7,000FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,356SeguidoresSeguir

Eclipse | Sinais de possessividade e obsessão

0
A personagem Bella é um desafio. Em momentos ela se impõe, em outros ela se submete ao que os outros querem. Percebemos, o que um relacionamento abusivo pode se tornar no decorrer da obra, porém, não deixa de ilustrar a realidade. Afinal, a realidade e a ficção andam de mãos dadas.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave