O ano é 2073 e o mundo sofre com a escassez de alimentos, uma justa divisão dos recursos naturais a população do planeta Terra aumentou consideravelmente. Pensando num bem-estar geral, o governo cria a Agência de Alocação Infantil (AAI) que determina que as famílias tenham apenas um único filho. As famílias que possuem mais de um filho, um deles é recolhido pela AAI e levado para uma espécie de congelamento com a promessa de retorno, até que as coisas melhorem no mundo.
No comando dessa agência está Nicolette Cayman (Glenn Close), uma mulher que garante a todos que os outros filhos estão sendo bem cuidados pela AAI, bem nutridos e educados. Nicolette é uma mulher gananciosa e extremamente misteriosa, onde realiza jantares e coquetéis a fim de angariar fundos para suas benfeitorias sociais, o que a gente descobre pouco mais à frente, que todo o dinheiro vai para seu bolso – e isso não é spoiler.

Nesse meio tempo, uma mulher chamada Karen Settman dá a luz a sétuplos idênticos, porém morre durante o parto. Seu pai, Terrence Setman (Willem Dafoe) resolve criar as netas em segredo do governo. Para identificá-las, cada uma delas, recebe o nome de um dia da semana – de Domingo a Sábado – (Noomi Rapace) e usam o nome da mãe para saírem de casa, justamente no dia da semana correspondente aos nomes que possuem.

Já adultas, uma das irmãs, Segunda, some no retorno para casa após cumprir seu expediente de trabalho. Preocupadas, as outras seis começam uma investigação a próprio custo em busca da irmã perdida e acabam descobrindo coisas e enfrentando obstáculos que podem custar-lhes a vida. Um clichê? Talvez. Mas não se analisarmos o conjunto da obra por inteiro.

Quando se trata de uma distopia, na maioria das vezes há sempre o mesmo plot na construção tanto da história quanto das personagens. No caso de Onde Está Segunda? (What Happened to Monday?), o filme traz a dosagem exata de suspense e ação, MUITA ação. A tecnologia retratada no longa, é de acesso de toda a população – embora vemos a realidade gritante em que algumas cenas mostram ao espectador.
É inevitável não lembrar da série Orphan Black, mas ao mesmo tempo em que enxergamos semelhanças, vemos o oposto, que vão desde a atriz principal – na série, Tatiana Maslany interpreta diversas personagens – até a inserção de elementos ficcionais-científicos, por exemplo. Tommy Wirkola assina a direção do longa (o mesmo de João e Maria: Caçadores de Bruxas) e Max Botkin, o roteiro em parceria com Kerry Williamson. Aliás, que roteiro hein! Um “amarradinho” fantástico, que traz um final SURPREENDENTE.
Onde Está Segunda? é o acerto cinematográfico da Netflix e que está disponível no catálogo do streaming desde a última sexta-feira (18). O longa traz a dose certa de um tudo que a trama necessita e vai te fazer ficar preso no sofá durante pouco mais de 1h50.