segunda-feira, 27, setembro, 2021

Os Ausentes: Como é a preparação dos dublês na série da HBO Max?

Os Ausentes já disponivel na HBO Max.

A série Os Ausentes, a primeira brasileira Max Originals, acaba de estrear na HBO Max. A produção retrata o trabalho da agência “Ausentes”, que é especializada em investigar casos de pessoas desaparecidas na cidade de São Paulo. Ao longo dos episódios, acompanhamos histórias de personagens em busca de respostas sobre o sumiço de amigos e familiares.

Em Os Ausentes os atores Erom Cordeiro e Maria Flor encaram cenas intensas de ação com ajuda de uma equipe de dublês. A atriz interpreta Maria Júlia, uma jornalista que foge de Buenos Aires após o misterioso desaparecimento de seu pai, e vai trabalhar nessa agência ao lado de Raul Fagnani, interpretado por Erom Cordeiro, um ex-delegado que decidiu abrir a Ausentes após o sumiço de sua filha Sofia.

Com muitas cenas de ação nas quais os atores também têm que lidar com uma grande carga dramática, a série de 10 episódios contou com a coordenação para cenas de lutas dos dublês Gutemberg Lins e Daniel Galvão, da Action Kung Fu – uma das empresas pioneiras especializada exclusivamente em artes marciais para a produção de séries, filmes, campanhas publicitárias e videoclipes.

A palavra “dublê” vem do inglês “double body”, ou corpo duplo. A função de um ator dublê no Brasil está se profissionalizando cada vez mais. Hoje, por exemplo, existem escolas e cursos de teatro voltados para esse ramo. A Action Kung Fu oferece um workshop de lutas cênicas no qual os participantes vivenciam cenas de ação em coreografias de lutas. Há também o Centro de Treinamento Tático Dublês e Atores, que oferece desde reciclagem a profissionais que já estão no mercado, até cursos completos para quem nunca teve contato com a atividade.

Trata-se de um treino diferenciado, porque, além de um preparo físico especial, o profissional deve interpretar movimentos como a queda de uma escada, um atropelamento, um salto em um rio. E tudo, claro, sem sofrer nenhum dano físico. Além disso, estuda-se também a coreografia de lutas, que é chamada de “action design”, para desenvolver o conceito de ação do produto final.

Para desenhar as cenas de ação, a produção envia para a equipe de dublês um briefing, que geralmente integra o roteiro total da obra a um segundo documento decupado apenas com as imagens de ação. É com base nesse descritivo que a equipe detalha como serão essas atuações. Já em cena, existem outros cuidados: além de equipamentos de segurança para proteger o corpo dos dublês, há também certas restrições.

Se por acaso tiver cenas de tiroteio, como em Os Ausentes, deve-se ter autorização prévia do Exército Brasileiro, informando o número de disparos cenográficos que serão feitos e, depois, a devolução dos cartuchos, que são de festim.

Os Ausentes é uma produção WarnerMedia Latin America e Panorâmica para a HBO Max, produzida por Silvia Fu Elias, Mara Lobão e Rodrigo Montenegro, e com produção executiva de Vanessa Jardim. A série tem direção geral de Caroline Fioratti e direção de Raoni Rodrigues.

O projeto foi criado por Maria Carmem Barbosa e Thiago Luciano, com roteiros de Thiago Luciano, Renê Belmonte e Bruno Passeri. Todos os episódios já estão disponíveis exclusivamente na HBO Max.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,960SeguidoresSeguir
4,241SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave