A cerimônia do Oscar 2022 pode ser resumida em uma palavra: emoção. Com apresentações musicais incríveis, discursos maravilhosos e é claro, a coroação dos melhores da Indústria Cinematográfica. O Oscar 2022 trouxe como novidade a votação por popularidade, com filmes que normalmente não seriam indicados pela Academia, trazendo o público mais jovem para esse mundo que pode ser considerado elitista para alguns.
Apesar dos avanços contra a Covid-19, Lin-Manuel Miranda indicado na categoria de Melhor Canção Original com “Dos Oruguitas“, não compareceu à cerimônia. Sua esposa testou positivo e mesmo com seu teste negativo, Lin preferiu não estar presente. Diversas pessoas usaram uma fita azul em apoio aos refugiados, em parceria com a ONU. A Guerra da Ucrânia também foi tópico de discursos e homenagem, foi respeitado um minuto de silêncio pelas vítimas do conflito.
Beyoncé abriu a cerimônia com a performance de “Be Alive“, tema do filme King Richard: criando campeãs, indicado a Melhor Canção Original. As apresentações de “Dos Oruguitas” e de “Don’t Talk About Bruno” de Encanto trouxeram duas pontas diferentes de emoções. Enquanto Sebastián Yatra emocionou a todos com sua apresentação, “We Don’t Talk About Bruno” trouxe a premiação para cima com cores vibrantes que representaram bem o tom do filme, assim como a participação do elenco. Billie Eilish e Finneas também apresentaram a canção “No Time to Die“, presente no novo filme da franquia 007.
A homenagem aos falecidos teve com destaque Sidney Poitier, o primeiro artista negro a receber um Oscar Honorário em 2002 pelo conjunto da obra; Ivan Reitman, cineasta , roteirista, produtor, ator e dublador eslovaco, radicado no Canadá e Betty White, atriz, comediante, apresentadora, dubladora, escritora e também ativista pelos direitos dos animais.

Infelizmente, nem tudo foi celebração. Houve um atrito entre entre Chris Rock e Will Smith. Ao fazer uma piada sobre o cabelo de Jada, Will Smith subiu ao palco e bateu na cara de Chris Rock, gritando para ele não mencionar o nome da sua esposa. Jada sofre de alopecia, uma condição que ocorre a perda de cabelo ou pelo, decidindo por raspar o cabelo.
Filmes como Juno, O Poderoso Chefão, Pulp Fiction, entre outros foram homenageados pela academia. O trio Al-Pacino, Francis Ford Copolla e Robert de Niro fizeram os presentes aplaudirem de pé a sua entrada. Anthony Hopkins repetiu a comoção dos presentes quando entrou para apresentar a categoria de Melhor Atriz. O ator ganhou o Oscar de Melhor Ator de 2021, mas não esteve presente na premiação ao vivo. Lady Gaga e Liza Minelli também estiveram juntas no palco para apresentar a categoria de Melhor Filme, celebrando o 50º aniversário de Cabaret no qual Liza Minelli levou o prêmio de Melhor Atriz.

Apesar de Ataque dos Cães liderar com 12 indicações, levou apenas 1 prêmio, o de Melhor Direção. Duna que teve 10 indicações, conseguiu um total de 6 prêmios. O grande vencedor da noite foi No Ritmo do Coração, que levou o prêmio por Melhor Filme, recebendo aplausos de pé e grande aprovação de todos os presentes. Com sua produção independente e história focada em uma família de surdos, o filme dá visibilidade a comunidade surda e muda. O prêmio completa o discurso emocionante de Troy Kotsur que ganhou o prêmio por Melhor Ator Coadjuvante.

Confira os vencedores do Oscar 2022:
Melhor Filme – No Ritmo do Coração
Melhor Atriz – Jessica Chastain (Os Olhos de Tammy Faye)
Melhor Ator – Will Smith (King Richard: Criando Campeãs)
Melhor Direção – Jane Campion (Ataque dos Cães)
Melhor Canção Original – No Time do Die (Billie Eilish e Finneas O’Conell em 007 – Sem Tempo para Morrer)
Design de Produção – Duna
Melhor Documentário de Longa Metragem – Summer of Soul – A Revolução que não pôde ser televisionada
Melhor Roteiro Adaptado – No Ritmo do Coração
Melhor Roteiro Original – Belfast
Melhor Figurino – Cruella
Melhor Filme Estrangeiro – Drive my car (Japão)
Melhor Ator Coadjuvante – Troy Kotsur (No Ritmo do Coração)
Melhor Filme de Animação – Encanto
Melhores Efeitos Visuais – Duna
Melhor Fotografia – Duna
Melhor Atriz Coadjuvante – Ariana DeBose (Amor, Sublime Amor)
Melhor Edição de Som – Duna
Melhor Documentário de Curta-Metragem – The Queen of Basketball
Melhor Curta-Metragem de ficção – The Long Goodbye
Melhor Maquiagem e Penteados – Os Olhos de Tammy Faye
Melhor Trilha Sonora – Duna
Melhor Curta-Metragem de Animação – The Windshield Wiper
Para saber mais sobre o Oscar 2022, acesse o site da academia aqui.