Eventos Cobertura Eventos

Oscar 2022: Conheça os vencedores e saiba o que aconteceu na premiação

0

A cerimônia do Oscar 2022 pode ser resumida em uma palavra: emoção. Com apresentações musicais incríveis, discursos maravilhosos e é claro, a coroação dos melhores da Indústria Cinematográfica. O Oscar 2022 trouxe como novidade a votação por popularidade, com filmes que normalmente não seriam indicados pela Academia, trazendo o público mais jovem para esse mundo que pode ser considerado elitista para alguns.

Apesar dos avanços contra a Covid-19, Lin-Manuel Miranda indicado na categoria de Melhor Canção Original com “Dos Oruguitas“, não compareceu à cerimônia. Sua esposa testou positivo e mesmo com seu teste negativo, Lin preferiu não estar presente. Diversas pessoas usaram uma fita azul em apoio aos refugiados, em parceria com a ONU. A Guerra da Ucrânia também foi tópico de discursos e homenagem, foi respeitado um minuto de silêncio pelas vítimas do conflito.

Beyoncé abriu a cerimônia com a performance de “Be Alive“, tema do filme King Richard: criando campeãs, indicado a Melhor Canção Original. As apresentações de “Dos Oruguitas” e de “Don’t Talk About Bruno” de Encanto trouxeram duas pontas diferentes de emoções. Enquanto Sebastián Yatra emocionou a todos com sua apresentação, “We Don’t Talk About Bruno” trouxe a premiação para cima com cores vibrantes que representaram bem o tom do filme, assim como a participação do elenco. Billie Eilish e Finneas também apresentaram a canção “No Time to Die“, presente no novo filme da franquia 007.

A homenagem aos falecidos teve com destaque Sidney Poitier, o primeiro artista negro a receber um Oscar Honorário em 2002 pelo conjunto da obra; Ivan Reitman, cineasta , roteirista, produtor, ator e dublador eslovaco, radicado no Canadá e Betty White, atriz, comediante, apresentadora, dubladora, escritora e também ativista pelos direitos dos animais.

Oscar 2022 homenageia falecidos de 2021 | Oscar 2022

Infelizmente, nem tudo foi celebração. Houve um atrito entre entre Chris Rock e Will Smith. Ao fazer uma piada sobre o cabelo de Jada, Will Smith subiu ao palco e bateu na cara de Chris Rock, gritando para ele não mencionar o nome da sua esposa. Jada sofre de alopecia, uma condição que ocorre a perda de cabelo ou pelo, decidindo por raspar o cabelo.

Filmes como Juno, O Poderoso Chefão, Pulp Fiction, entre outros foram homenageados pela academia. O trio Al-Pacino, Francis Ford Copolla e Robert de Niro fizeram os presentes aplaudirem de pé a sua entrada. Anthony Hopkins repetiu a comoção dos presentes quando entrou para apresentar a categoria de Melhor Atriz. O ator ganhou o Oscar de Melhor Ator de 2021, mas não esteve presente na premiação ao vivo. Lady Gaga e Liza Minelli também estiveram juntas no palco para apresentar a categoria de Melhor Filme, celebrando o 50º aniversário de Cabaret no qual Liza Minelli levou o prêmio de Melhor Atriz.

Al-Pacino, Francis Ford Copolla e Robert de Niro | Oscar 2022

Apesar de Ataque dos Cães liderar com 12 indicações, levou apenas 1 prêmio, o de Melhor Direção. Duna que teve 10 indicações, conseguiu um total de 6 prêmios. O grande vencedor da noite foi No Ritmo do Coração, que levou o prêmio por Melhor Filme, recebendo aplausos de pé e grande aprovação de todos os presentes. Com sua produção independente e história focada em uma família de surdos, o filme dá visibilidade a comunidade surda e muda. O prêmio completa o discurso emocionante de Troy Kotsur que ganhou o prêmio por Melhor Ator Coadjuvante.  

No Ritmo do Coração | Oscar 2022

Confira os vencedores do Oscar 2022:

Melhor Filme – No Ritmo do Coração

Melhor Atriz – Jessica Chastain (Os Olhos de Tammy Faye)

Melhor Ator – Will Smith (King Richard: Criando Campeãs)

Melhor Direção – Jane Campion (Ataque dos Cães)

Melhor Canção Original – No Time do Die (Billie Eilish e Finneas O’Conell em 007 – Sem Tempo para Morrer)

Design de Produção – Duna

Melhor Documentário de Longa Metragem – Summer of Soul – A Revolução que não pôde ser televisionada

Melhor Roteiro Adaptado – No Ritmo do Coração

Melhor Roteiro Original – Belfast

Melhor Figurino – Cruella

Melhor Filme Estrangeiro – Drive my car (Japão)

Melhor Ator Coadjuvante – Troy Kotsur (No Ritmo do Coração)

Melhor Filme de Animação – Encanto

Melhores Efeitos Visuais – Duna

Melhor Fotografia – Duna

Melhor Atriz Coadjuvante – Ariana DeBose (Amor, Sublime Amor)

Melhor Edição de Som – Duna

Melhor Documentário de Curta-Metragem – The Queen of Basketball

Melhor Curta-Metragem de ficção – The Long Goodbye

Melhor Maquiagem e Penteados – Os Olhos de Tammy Faye

Melhor Trilha Sonora – Duna

Melhor Curta-Metragem de Animação – The Windshield Wiper

Para saber mais sobre o Oscar 2022, acesse o site da academia aqui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Posting....
PT_BR
Sair da versão mobile