A carreira artística de Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz e Picasso englobou mais de 80 de seus 91 anos de vida, grande parte dela em sua segunda casa, na França. Agora, o pintor será o foco da nova temporada de Genius.
Assim como o protagonista da primeira temporada, Albert Einstein, Picasso imaginou e interpretou o mundo de maneiras totalmente românticas e pouco ortodoxas; e constantemente reinventou nossa percepção de arte e criatividade. O prolífico artista realizou mais de cinquenta mil obras.
Sua natureza apaixonada e seu impulso criativo incessante estiveram complexamente ligados à sua vida pessoal, que incluiu tumultuosos casamentos, numerosos romances e alianças pessoais e políticas inconstantes. Viveu a maior parte de sua vida na vibrante Paris da primeira metade do século XX e assim se encontrou com grandes escritores e artistas, entre os que cabe mencionar, Ernest Hemingway, Coco Chanel, Henri Matisse, Marc Chagall, Gertrude Stein, Georges Braque e Jean Cocteau. Picasso se reinventou constantemente, sempre se esforçando para inovar e ampliar os limites da expressão artística.
Ken Biller, showrunner, produtor executivo e roteirista, supervisiona a nova temporada. A segunda temporada retorna novamente com a Fox 21 Television Studios. As gravações começarão ainda neste ano para estrear a série em 2018 pelos canais National Geographic em 171 países e 45 idiomas.