Para Todos os Garotos que Amei | 11 Diferenças entre o filme o livro

0
11135

Para Todos Os Garotos Que Já Amei faz parte de uma trilogia escrita pela autora Jenny Han. O primeiro livro foi publicado em 2014 nos EUA pela editora Simon&Schuster e no Brasil, chegou em 2015 pela editora Intrínseca.

São livros “jovens adultos” que usam como pano de fundo o Ensino Médio e aborda temas como amizade, primeiros amores, infinitas primeiras vezes, questões familiares, inseguranças que precisamos superar nessa fase e o principal, o amadurecimento. Para quem leu os livros, percebeu que os personagens tiveram um desenvolvimento muito pertinente a cada livro e com destaque para a protagonista, Lara Jean que se apresentou uma menina doce e inocente e depois a vemos com mais confiança e maturidade. Com uma adaptação original na Netflix, o longa é bem produzido, mas deixou fatos relevantes de fora e que fazem toda a diferença para compreendermos a história. 

Veja 11 das diferenças na lista abaixo.

11Kitty, de fofa não tem nada!

Para Todos os Garotos que Amei | 11 Diferenças entre o filme o livro 1
Kitty, Margot e Lara Jean conversando no quarto/ Netflix

Nada de boas intenções, Kitty e LJ brigam por um motivo estúpido ainda no inicio do livro e com raiva Kitty envia as cartas da irmã. Já no filme, ela envia porque não quer ver a irmã sozinha e quer que ela se relacione com alguém. Diferente do longa, onde fica evidente que ela enviou desde o princípio, no livro não sabemos e só temos a confirmação de que foi ela no final. 

10Josh questiona LJ e ela se joga em Peter

Para Todos os Garotos que Amei | 11 Diferenças entre o filme o livro 2
Para Todos Os Garotos que Amei/ Netflix

O primeiro amor a gente nunca esquece e o primeiro amor de Lara Jean foi Josh Sanderson, curiosamente, ele era o namorado de sua irmã, Margot, que terminou com ele, pois devido a conselhos de sua mãe não era sensato ir para a faculdade namorando.

Josh sempre era o melhor amigo de LJ e ficou surpreso quando recebeu a carta. Diferente do filme, Josh confronta Lara Jean no corredor e não numa pista de corrida e quando é questionada, LJ diz que está se relacionando com outra pessoa para não ter que se explicar para Josh. Até que Peter surge no meio do caminho e ela pula nele, beijando-o. Peter não se sente nem um pouco desconfortável com o ato de LJ. Até porque ele também recebeu uma carta escrita por ela. Por alguns segundos ele corresponde e logo em seguida diz que seu relacionamento com Gen havia terminado e que não estava pronto para outro relacionamento, mas depois o desejo de fazer ciúmes a Gen e de sustentar um namoro de mentira faz com que Peter e LJ sustentem isso.

E esse casal que começa sua história de um jeito cômico, rendeu um dos casais mais fofos e queridos dos livros e das telinhas.

9A época mais linda do ano não foi retratada e a briga entre Margot e LJ foi muito mais profunda

Para Todos os Garotos que Amei | 11 Diferenças entre o filme o livro 3
Para Todos Os Garotos que Amei/ Netflix

O Natal foi retratado de forma superficial e por ser uma data muito importante, diferente do que foi mostrado nas telinhas, a família Covey tem o hábito de montar a àrvore de Natal e de fazer os biscoitos da sua avó e nesse momento tão familiar para Lara Jean, Josh participa.

Durante uma passagem, um dos enfeites de vidro cai no chão e se quebra, o que propicia uma conversa entre Josh e LJ, que acabam se beijando. Embora o filme trate a relação deles como algo do passado, isso faz com que Margot tenha certa resistência em perdoar a irmã. Vale ressaltar que essa confusão não acontece na sacada de Lara e sim durante o recital de Natal que Margot propôs que a família fizesse, pois costumavam fazer quando sua mãe era viva e depois deixaram de fazer.

8LJ não pensa em Gen do jeito que a Netflix pensa, atrasos frequentes de Peter e a situação dos pais de Josh

Para Todos os Garotos que Amei | 11 Diferenças entre o filme o livro 4
Para Todos Os Garotos que Amei/ Netflix

Lara Jean não pensa em Genevieve do jeito que a Netflix pensa… Mesmo Gen sendo a pessoa mais cínica e maléfica da trama, Lara Jean ainda nutre certo respeito por ela e nem ela entende o que aconteceu para que a relação das duas se tornasse um desafeto interminável por parte de Gen.

O fato é que, no livro Lara Jean repreende Peter por falar algo incorreto sobre Gen, porque ela ainda gosta dela. Nas páginas, o nosso galã erra feio ao se atrasar e com freqüência. Sim, ele está sempre atrasado e isso faz com que LJ não goste disso. Em alguns momentos, ela acaba pegando carona com Josh e depois ela passa a dirigir.

Algo que o filme não conduz é o fato de LJ começar a dirigir mais, para ficar melhor na direção. Outro fato importante que o longa produzido pela Netflix não menciona é que os pais de Josh vive se desentendendo e que por conta disso, Josh esta sempre na casa dos Covey.

7O pai das garotas Song é muito mais ativo no livro e Lara Jean não é tão criativa no filme como deveria ser

Para Todos os Garotos que Amei | 11 Diferenças entre o filme o livro 5
Para Todos Os Garotos que Amei/ Netflix

No filme, o pai de Lara Jean não é presente como no livro e ele não chega a dar camisinhas para Lara. Ele só chega a conversar sobre relações sexuais com LJ no segundo livro. Ele é um pai que cozinha, que tenta estar presente e que conversa com elas.

Margot é chatinha nas telas e nos livros ela parece muito mais humana. Já Kitty, ela tem 9 anos no livro e no filme 11. E diferente do que todos imaginam, ela é uma criança que por trás das travessuras é alguém que sente falta de uma figura materna e que deseja ter uma família completa.

Lara Jean é uma cozinheira de mão cheia que é apaixonada por cookies, bolos e scrapbooks. Ela faz muitos doces e por ser muito criativa, ela faz um scrapbook que entrega de presente para Margot. Lembrando que depois, já no segundo livro ela começa a dar aula de scrapbook para idosos num asilo que trabalha como voluntária.

6O Halloween ficou de fora junto com John Ambrose

Para Todos os Garotos que Amei | 11 Diferenças entre o filme o livro 6
Para todos os garotos que amei/ Netflix

Uma cena que deveria estar no filme é a festa de Halloween, na qual o leitor descobre que LJ é super fã de Harry Potter, onde usa uma fantasia de Cho Chang e na eventual ocasião, Josh acaba se vestindo de Harry Potter e faz dupla com LJ.Já Kavinsky foi de Homem Aranha e morreu de ciúmes quando viu a fantasia dos dois. E eles meio que se desentendem.

Não foram Josh e Peter os únicos a receberem uma carta de LJ. Lucas e John Ambrose também receberam. Lucas se torna alguém muito presente para LJ e um ombro amigo em muitas ocasiões. Já John foi um dos garotos que Lara Jean amou e que tenta reencontrá-lo durante uma apresentação do Projeto de Nações Unidas já que ele participava desde o fundamental, mas ela sai rapidamente quando o encontra e não diz nada.

5Owen é mais ativo e motivo importante de Peter que não foi para o longa

Para Todos os Garotos que Amei | 11 Diferenças entre o filme o livro 7
Para Todos Os Garotos que Amei/ Netflix

Owen, o irmão caçula de Peter é mais ativo no livro. Assim como Kitty, ele é direto e às vezes maldoso. Em uma das passagens ele diz que LJ parece usar mais maquiagem do que Gen.

Um detalhe muito importante é que Peter prepara um lanche para a viagem da escola, e não são vitaminas coreanas e sim DONUTS. Ele cruza a cidade para buscar donuts para eles lancharem juntos, e esse é um dos motivos que faz com que Peter chegue atrasado a uma cena muito especial que não foi para o longa: Peter precisa buscar alguns itens para o antiquário de sua mãe e LJ vai com ele, e antes de buscá-la ele faz uma surpresa levando donuts para LJ.

4Harry Styles, cabelo solto e vontades de Jenny Han

Para Todos os Garotos que Amei | 11 Diferenças entre o filme o livro 8
O final alternativo feito pela Netflix/ Netflix

Lara Jean é super fã de Harry Styles! Se você prestar atenção, ela tem uma almofada com uma foto do cantor. Outro detalhe fofo que passa despercebido é que Peter diz que LJ fica bonita de cabelos soltos e em várias cenas conseguimos ver Lara Jean de cabelos soltos.

Jenny Han não se conteve apenas em escrever os livros e fez uma pequena aparição no filme como uma professora de LJ, além de fazer questão de querer uma atriz asiática para o papel. Segundo a escritora, um produtor disse a ela “conquanto que a atriz capture o espírito do personagem, a idade e a raça não importam’. Ao que ela respondeu: “bom, o espírito dela é asiática-americana”.

Outra peculiaridade que Jenny não abriu mão foi da panela de arroz elétrica, segundo ela toda família coreana tem uma.

3Colar de coração e a foto mais fofa de todas!

Para Todos os Garotos que Amei | 11 Diferenças entre o filme o livro 9
Para Todos Os Garotos que Amei/ Netflix

O colar de coração que Lara Jean usa, ela o tem desde pequena e é possível ver nos flashbacks que ela o usa desde sempre.

Outro detalhe super fofo é o fundo do celular de Lara Jean é uma foto em que ela e Kavinsky estão deitados e essa foto foi tirada durante um momento de descontração nos bastidores do filme. Se você prestar bem atenção, essa foto foi tirada no dia em que eles brigaram por LJ estar conversando nos corredores com Josh e depois LJ confronta Peter de que ele e Gen estavam se encontrando.

2Sugestão inusitada e improvisos de Noah

Para Todos os Garotos que Amei | 11 Diferenças entre o filme o livro 10
Para Todos Os Garotos que Amei/ Netflix

Os dois momentos mais impressionantes e marcantes são: a mão no bolso de trás e o giro de LJ. O primeiro foi sugerido por Peter e não por LJ na obra original. E é uma referência a um dos filmes mais fofos de John Hughes, Gatinhas e Gatões.

Já o segundo, quem nunca quis ser girada daquele jeito? Sabe aquela cena em que Peter e LJ chegam ao refeitório da escola e ele a gira com a mão no bolso da calça dela? Foi um improviso de Noah que deu muito certo. Ele sabe ser romântico. E John Ambrose não mudou nada. É aquele garoto que aparece no final do filme, numa cena pós-crédito que mostra o quão bonito e crescido ficou. Outra coisa importante é o traje. A roupa do John pequeno e do John grande é idêntica.

1O final surpresa

Para Todos os Garotos que Amei | 11 Diferenças entre o filme o livro 11
Para Todos Os Garotos que Amei/ Netflix

Para Todos os Garotos que Já Amei é uma produção baseada no livro que leva o mesmo nome, e faz uso dessa temática adolescente. Eles não terminam juntos no primeiro livro – deve ter sido uma solução para a Netflix, caso não houvesse uma sequência. Mas o longa rende uma trama doce, divertida e nos prende de forma intensa.

Uma qualidade da obra de Susan Johnson é que ela aborda as temáticas da idade de uma forma muito cômica (não é uma comédia besteirol), mas não traz consigo aquele drama todo. É um filme que rouba a nossa atenção e nos cativa gradualmente como o livro. O grande destaque fica por conta de Lana Condor, uma jovem que vive na pele de forma espetacular a nossa querida Lara Jean. Uma personagem alegre, carismática, que possui seus dramas internos e que com o desenrolar da trama, vai se desenvolvendo e amadurecendo e isso a diretora Susan trabalha muito bem. É a busca pelo autoconhecimento.

Um fato gritante de muita importância é que Peter e LJ não terminam juntos no primeiro livro, nesse momento percebemos que a produção da Netflix se adiantou (talvez, por achar que não teria sequência). Mas mesmo assim é uma produção que nos agrada e que nos deixa com um gostinho de quero mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui