Periféricos é um livro lançado no Brasil pela Editora Aleph e escrito por William Gibson. Para aqueles que não conhecem o autor, em meados da década de 1980, criou, junto a escritores como Bruce Sterling e John Shirley, o gênero ficcional chamado de cyberpunk, que une informática e inquietações histórico-filosóficas com tramas pop cheias de ação e violência.
Um dos seus livros mais famosos é Neuromancer, considerada a obra percursora do movimento cyberpunk. Já Periféricos é um dos seus mais novos romances e que foi lançado em dezembro de 2020 e que agora está ganhando uma adaptação em formato de série pela Prime Video. Confira tudo o que sabemos sobre Periféricos.
O livro Periféricos

Flynne Fisher vive com o irmão, Burton, em uma área rural e desolada dos Estados Unidos, onde os empregos são escassos e muitos sobrevivem na clandestinidade, fazendo impressões ilegais em 3D e jogando videogame por dinheiro. Veterano de guerra, Burton é contratado para atuar como segurança em um jogo virtual, mas um contratempo leva Flynne a assumir o posto do irmão em um dos turnos.
Leia também: Resenha | Periféricos - William Gibson
Durante sua ronda, acidentalmente, ela testemunha um homicídio que lhe parece bem real, e logo desconfia que o jogo pode ser, na verdade, uma janela para o futuro. Retomando o ambiente futurista e tecnológico de Neuromancer, Periféricos se revela um thriller policial surpreendente, agudo e original, e deixa claro porque William Gibson é um dos mais talentosos e proféticos escritores de nosso tempo.
Sobre a série Periféricos

Ambientado em um futuro próximo, Periféricos acompanha Flynn (Chloe Grace Moretz), uma jovem mulher vivendo uma vida tranquila como garçonete em uma pequena cidade do interior. Quando seu irmão, Burton (Jack Reynor), retorna da Marinha, ela descobre que ele conseguiu emprego como segurança em uma empresa de tecnologia, mas para sua surpresa o trabalho acontece em uma realidade virtual hiper-realista. Burton permite que Flynn tenha uma experiência utilizando a tecnologia, mas quando adentra esse universo digital, ela se depara com uma conspiração violenta.
Quando estreia a primeira temporada de Periféricos
A série está confirmada para estreiar no Brasil no dia 21 de outubro de 2022.
Trailer da série Periféricos – Temporada 1
Elenco da primeira temporada de Periféricos
O elenco da série é repleto de rostos famosos que darão vida a obra de Gibson, tanto que o próprio autor elogiou a atriz principal da série que irá interpretar Flynne Fisher. Gibson escreveu em seu Twitter sobre Chloë Grace Moretz (Suspiria):
Ainda estão no elenco: Jack Reynor (Midsommar) que fará o irmão de Flynne, Burton. Gary Carr (The Deuce) interpreta o publicitário Wilf Netherton que se envolve em uma investigação de assassinato. Alexandra Billings (Transparent) é a detetive Ainsley Lowbeer, que trabalha com Flynne para identificar o assassino.
Completam com: Eli Goree (One Night in Miami), Louis Herthum (Westworld), JJ Feild (TURN: Washington’s Spies), T’Nia Miller (The Haunting of Bly Manor), Charlotte Riley (Peaky Blinders), Adelind Horan (The Deuce), Alex Hernandez (UnReal), Katie Leung (Chimerica), Julian Moore-Cook (Peaky Blinders), Melinda Page Hamilton (Messiah), Chris Coy (The Deuce), Amber Rose Revah (Last Light) e Austin Rising (Alt).
Onde é ambientada Periféricos
A série é parcialmente ambientada na fictícia cidade montanhosa de Clanton, Carolina do Norte, mas muitas cidades reais ajudaram a criar o pano de fundo do drama futurista de ficção científica.
Locais em que foram gravadas a 1ª temporada de Periféricos

A série da Prime Video foi gravada no oeste da Carolina do Norte, como no Condado de Yancey. E como é de se esperar, a comunidade está totalmente ansiosa pela estreia da série como informou Jamie L. McMahan, diretor executivo da Comissão de Desenvolvimento Econômico do Condado de Yancey.
“Estamos todos interessados em assistir”, disse McMahan. “Foi um projeto de produção de TV único. É uma história legal e acho que todo mundo estava familiarizado. As filmagens geraram um grande burburinho, então acho que há um grande burburinho para as pessoas conferirem qual será o produto final.”
De acordo com entrevista para o site Citizen Times, foram lançados trailers promocionais, que mostram visões gerais de uma pequena cidade montanhosa. Em maio de 2021, Bass Hampton, gerente de localização do projeto, participou de uma reunião mensal do Marshall Town Board of Aldermen e declarou:
“Quando eu estava procurando por essa história, a diretriz era encontrar algo na Carolina do Norte que se adequasse à história”, disse Hampton. “Comecei em Charlotte e procurei em Winston-Salem, mas foi ambientado nas montanhas da Carolina do Norte. Desde que cresci em Boone, eu gostava um pouco de passar mais tempo olhando aqui do que em Charlotte.”
“Eu cheguei aqui e olhei para Black Mountain, Weaverville e Asheville. Quando cheguei, era meu último dia aqui antes de me tirarem do campo. Estava nevando e eu estava no extremo sul da cidade, então comecei a descer e tirar fotos. Eu disse: ‘Eles vão se apaixonar por este lugar. Eu sei disso.’ (A produtora) está apaixonada por esta cidade.”
Em setembro de 2021, a produção começou a filmar em locais nas montanhas Blue Ridge. A maioria das filmagens foi em torno de Marshall em Madison County, bem como em Burnsville em Yancey County, disse McMahan.
No Condado de Madison, os principais locais de filmagem foram The Depot, um local de música, e Blannahassett Island, com locais adicionais como Redmond Road, em frente ao Town Hall e Back Street. E a equipe construiu a vitrine do ReClaim Madison.
A equipe se instalou no centro de Burnsville para a fotografia principal e produção do set, disse McMahan. “Eles alugaram o espaço para armazenamento e produção do set de nós em Burnsville em um prédio que vendemos depois que eles saíram… para a empresa NAPA Auto Parts. Era um grande edifício comercial entre a U.S. 19 E e a West Main Street.”
Fonte: Citizen Times
Quem faz a série Periféricos
Periféricos é produzido pela Amazon Prime e Warner Bros, tendo como criador o showrunner Scott B. Smith (Um Plano Simples), o diretor Vincenzo Natali (Campo do Medo), Greg Plageman (Person of Interest), Jonathan Nolan e Lisa Joy (Westworld), Athena Wickham (Westworld) e Steven Hoban (Campo do Medo).