No ano em que completa 70 anos de reinado, Jubileu de Platina, a rainha Elizabeth II falece aos 96 anos de idade, em Balmoral, na Escócia.

Com a morte da rainha, o seu filho mais velho, Charles Philip Arthur George, será o sucessor. Aos 73 anos, o recente nomeado Charles III, é o monarca mais velho a iniciar o reinado. Além de Charles, Elizabeth ll e príncipe Philip, falecido em 2021, tiveram mais três filhos: princesa Anne, príncipe Andrew e príncipe Edward. Na linha sucessória imediata agora estão o príncipe William (filho de Charles III) e príncipe George (neto de Charles III).

Diante desse momento histórico, para compreender quais serão os próximos passos da coroa britânica, é importante conhecer e associar outros fatos sobre a monarquia, entender o ingresso à comunidade europeia, saber como foi a chegada de Elizabeth II à corte e ficar por dentro das curiosidades sobre a política da Grã-Bretanha.  

Uma dica de leitura que atende esses requisitos e que não pode faltar na sua lista é a obra História Concisa da Grã-Bretanha, publicado pela Editora Edipro. O livro comprime, – em textos, mapas e imagens – ocorridos dos últimos três séculos na monarquia britânica, desde a formação como Estado soberano (1707), até a perda parcial da soberania (1975). Referente à rainha Elizabeth II, a publicação destaca, no capítulo 9, a ascensão da monarca ao poder.

Sinopse: Este livro oferece uma história concisa e ilustrada da Grã-Bretanha ao longo dos últimos três séculos, desde sua formação como Estado soberano na União da Inglaterra e da Escócia, em 1707, até a perda parcial de sua soberania por ocasião de seu ingresso na Comunidade Europeia, por fim confirmada pelo resultado do referendo de 1975. O tema geral deste livro é a interação entre o Estado e a sociedade.Isto envolve, especificamente, a inter-relação do parlamento com o eleitorado. A protelada introdução da democracia é vista como uma consequência do conservadorismo inerente à sociedade britânica – ou, ao menos, à sociedade inglesa. As causas reacionárias foram mais poderosas, e as forças de inércia mais duradouras que as campanhas radicais – conclusão esta talvez reforçada pelos resultados da eleição de 1992.

Ficha técnica:
Título: História Concisa da Grã-Bretanha
Autor: W. A. Speck
Editora: Edipro
ISBN: 978-85-7283-851-1
Páginas: 240
Formato: 23x16cm
Preço: R$ 41,77
Link de vendaAmazon

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui