Britannia é uma série densa. Sem dúvida alguma é um drama que faz o espectador segurar o fôlego e só o soltar na música tema de abertura.

Ao se deparar com tantos elementos sendo apresentados, o tema de Britannia era para ser, no mínimo, uma forte batida militar e celta. O que foi algo totalmente inusitado para um seriado com uma temática tendo três pontos de vista iniciais: Pelos Deuses, Pelo Povo e Pelo Império.

Primeiras Impressões: Britannia 1
Pelos Deuses, Pelo Povo e Pelo Império | Imagem: Sky Atlantic

Retirando a segunda parte do pôster, Pelo Povo, as outras estão claramente no primeiro episódio. Somos apresentados a um druida com visões vindas do submundo. O trabalho de câmera é excelente, mostrando bem ao espectador através de névoas e desfoque, a visão do personagem. Isto segue durante a história, não de maneira cansativa, mas pontual.

A trama também é bem construída, com os elementos sendo apresentados e já acontecendo, sem utilizar de longas cenas e diálogos que parecem querer explicar detalhe por detalhe do que está acontecendo e uma narração cansativa. Por sinal, Britannia não tem narração. São doses pesados e densos dos acontecimentos. Não há muitos momentos de paz. Nem mesmo para mostrar os cenários que se passam no sul do Reino Unido e que também foi gravada em mais de 20 locações em países como o País de Gales e até a República Tcheca.

Primeiras Impressões: Britannia 2
David Morrissey em Britannia | Imagem:Sky Atlantic

David Morrissey (Governador de Walking Dead), como o general das forças Romanas, foi o principal personagem apresentado neste piloto. Não que os outros não tenham tido sua participação como destaque. Mas O General é a principal força antagônica que irá despertar os clãs que estão separados a uma união ou uma total luta entre si. Como bem dito por ele para Lucius (Hugo Speer, de Musketeers), quando perguntado “qual o plano” sobre conquistar a Ilha, o General responde:

O mesmo que no Egito, Tergeste. Achar o chefe local, descobrir o que eles querem, quem eles odeiam, quem querem ver punidos por séculos de ofensas, qual floresta sagrada eles querem de volta. Nós ouvimos atentamente, muito atentamente, encontramos o ponto fraco e pressionamos firmemente. Em cinco anos, esses bosques serão navios romanos carregando soldados romanos para o outro lado. E assim por diante.

Nada mal!

Além do teor histórico, a série ainda é crítica com muitos momentos de nossa sociedade atual, com países invadindo outros e praticamente fazendo “m3$5rda” para marcar território. E isso não é uma expressão, é o que realmente acontece. Tanto que existe uma brincadeira sobre que “tipo de civilização você” é na internet.

Britannia já é sem dúvida alguma uma série para disputar com Vikings e Game of Thrones um lugar no coração dos fãs por seriados que envolvam temática histórica e principalmente celta!

A primeira temporada de Britannia, que tem nove episódios, já estreou na Inglaterra pela Sky Atlantic e está disponível na Amazon Prime.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui