“Durante o discurso sobre o Estado da Nação um membro do ministério é mantido em um local secreto. No caso de uma catástrofe atingir o governo, aquele ministro torna-se o presidente. Ele é chamado de Sobrevivente Designado (Designated Survivor)”.
Quem diria que algum dia iríamos ver Kiefer Sutherland virar presidente dos EUA (e assumir usando um moletom!). Em Designated Survivor ele é o ministro escolhido para ficar em segurança durante o discurso. Nessa apresentação, o tão temido ataque acontece e Tom Kirkman (Sutherland) é obrigado a assumir às pressas a presidência dos Estados Unidos, no meio de uma situação extremamente caótica- e levando sua família junto para essa bagunça.
Embora pareça incrível virar presidente da noite pro dia, Designated Survivor deixa claro que não é. Kirkman era ministro da habitação, e agora, com o Presidente e seus sucessores mortos, se vê no meio de uma guerra prestes a estourar sem possuir nenhuma experiência em comandar. Cabe a ele comandar as investigações sobre o ataque, acalmar a população e ainda lidar com o nervosismo da própria família, afinal, sua esposa Alex Kirkman (Natascha McElhone), seu filho adolescente Leo (Tanner Buchanan) e sua pequena Penny (Mckenna Grace) também foram forçados a encarar tudo isso e serem carregados para a casa branca.
Como se toda essa tensão já não fosse o suficiente, ainda há boatos de que o ataque foi preparado com intenções de deixa Kirkman assumir a presidência, já que ele foi demitido no dia anterior e nomeado do nada para esse cargo. Paralelamente, vemos algumas cenas do local do ataque, agora destruído, enquanto acham pistas e tentam encontrar sobreviventes. Será que há uma esperança de alguém no poder ter sobrevivido?
Todos esses elementos tornam Designated Survivor a estreia mais interessante dessa Fall Season. Com um ritmo alucinante, intercalando a parte policial com política, a série se parece um pouco com Quântico, com uma dose maior de questões políticas.
O criador David Guggenheim mostra que pensou muito bem no que estava fazendo, apresentando nesse episódio o drama de Kirkman, mas deixando muitas subtramas para serem resolvidas. As questões de quem foi responsável pelo ataque, o deixar a entender que a pose de Kirkman era intencional, a investigação nos escombros, o drama familiar dos Kirkmans e mais algumas conspirações que prometem se formar deixam muito assunto para ser resolvido nessa temporada, sem se tornar cansativa.
Designated Survivor estará em breve no catálogo da Netflix.