terça-feira, 22, setembro, 2020
Início Críticas Primeiras Impressões Primeiras Impressões: Salem

Primeiras Impressões: Salem

Salem

Finalmente, as primeiras impressões da tão esperada  Salem.

Salem estreou com grande expectativa e acabou conseguindo superar essa expectativa, com grande audiência.

Como é de se deduzir, Salem é focada na famosa história de queima de bruxas na cidade, em cerca de 1602.O maior medo que essa premissa dá, é exagerarem nos efeitos e enfeitarem muito, transformando a série em um ‘Exorcista’. Bom, colocaram bastante efeitos e enfeitaram bastante, mas não comprometeram a qualidade com isso, ficou tudo bem equilibrado. A história está muito bem representada, sendo muito fiel ao que conhecemos dos acontecimentos em Salem.

A proposta é a seguinte, Salem é um pequena e rígida cidade, onde pecados são considerados inflações e punidos rigorosamente. Nesse piloto isso é explicado já nos primeiros minutos, onde vemos Isaac (Iddo Goldberg) sendo punido em praça pública por ter se masturbado, isso mesmo, esse foi o grande crime! Se essa regra estivesse em vigor nos dias de hoje, teríamos muitas punições, não acham? :p

Durante essa punição, conhecemos Mary (Janet Montgomery) e John (Shane West), os personagens mais importantes de toda a série, pelo que podemos entender. John e Mary são um casal apaixonado, mas seu amor fica perdido quando John resolve lutar na guerra e Mary, levada pelo medo da punição, resolve desistir de sua gravidez e dar seu feto às “forças malignas”.  Anos depois, John retorna, apenas para ver que Mary está casada com ninguém menos que George Sibley (Michael Mulheren), o cara responsável por todas as punições na cidade. O motivo do casamento, do salto no tempo e etc tem uma explicação muito boa, que evitarei comentar aqui por motivos de spoilers.

Saindo um pouco do plot romance (eu sei, tudo que escrevi até agora parece um grande romance da seção da tarde), temos o que realmente interessa: as possessões. Seguindo bem fielmente a conhecida história, começamos a ver os primeiros acontecimentos sobrenaturais que levaram a cidade à acreditar que bruxas estavam agindo nela. Cotton Mather (Seth Gabel) investiga esses acontecimentos, e é quem acaba convencendo a cidade que forças malignas estão agindo.

Salem-Elenco

Para ajudar quem não conhece muito bem a história, aqui vai um breve resumo dos acontecimentos:

Betty, a filha de 9 anos do Reverendo Parris foi acometida por uma série de estranhos espasmos e, eventualmente, ficou petrificada. Acabaram diagnosticando o problema da menina como feitiçaria e rapidamente os pacatos habitantes do pequeno porto tomaram conhecimento de que Satanás resolvera coabitar com eles.

Outras crianças começaram a apresentar sintomas semelhantes aos de Betty, com tudo que uma possessão tem direito, imprecavam, salivavam, grunhiam e latiam. Foi um pandemônio. Pressionado a tomar medidas, Parris resolveu chamar um exorcista, um caçador de feiticeiras, que prontamente começou sua investigação.

Interrogadas por Cotton Mather,as garotas contaram que o que havia desencadeado aquela desordem toda foram uns rituais de vodu que elas viram Tituba fazer. Titubia era escrava negra que viera das Índias Ocidentais e que iniciara algumas delas no conhecimento da magia negra. O caso foi levado ao tribunal, com toda a cidade presente.

Nele, a escrava Tituba não só confessou suas estranhas práticas como afirmou que várias outras pessoas da comunidade também o faziam.A partir daquele momento a cidadezinha, que já estava sob forte tensão, se transformou. Um comportamento obsessivo tomou conta dos moradores. Uma onda de acusações devastou o lugarejo. Vizinhos se denunciavam, maridos suspeitavam das suas mulheres e vice-versa, amigos de longa data viravam inimigos. Praticamente ninguém escapou de passar por suspeito, de ser um possível agente do demônio. Não demorou para que mais de 300 pessoas fossem acusadas de práticas infames. O tribunal que entrou em função em junho de 1692 somente parou em outubro. Resultou que dezenove pessoas foram enforcadas.

Para ver a história completa, entre aqui.

Salem é uma série promissora. Tem ótimas atuações (nem preciso destacar Seth Gabel, né? Todos nós conhecemos o talento dele. A fotografia é maravilhosa, com um cenário muito bem representado e um figurino invejável e, por fim, os efeitos especiais são bem convincentes!

 

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

7,010FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,362SeguidoresSeguir

Resenha | Com amor, Simon

0
Com amor, Simon é uma história de amor adolescente que aquece qualquer coração e nos faz torcer para que eles fiquem juntos e que consigam superar todos os conflitos, dificuldades e julgamentos que essa nova realidade lhes reserva... todo amor é válido.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave