Crítica | Corra!

0
6547

É muito bom ver o thriller psicológico voltado aos cinemas. Após um surto onde as produções de terror precisavam ser explicitas, com monstros, muitas mortes, muito sangue, seres sobrenaturais e etc; o bom e velho terror assustador, porém contido, está aos poucos tomando seu espaço novamente.

Esse ano já tivemos estreias que reforçam esse argumento, Fragmentado, que remete aos bons tempos de um psicopata incomum, chegou com uma ótima aceitação e agora Corra! (Get Out), que mesmo não se tratando de uma pessoa com problemas psicológicos se encaixa nessa categoria por tratar as questões na mente do personagem, apelando o mínimo possível para cenas chocantes.

Tratando de um assunto diferente, e tragicamente muito atual, a trama é simples. Focada em Chris (Daniel Kaluuya, da série Black Mirror), que vai passar o final de semana na fazenda dos pais da namorada (Allison Williams, da série Girls) para conhecê-los. Chegando lá fica desconfiado com o estranho comportamento muito hospitaleiro e descobre coisas perigosas e bizarras.

Parece simples, mas na realidade o roteiro de Jordan Peele trata de um assunto muito importante: racismo. Por toda a trama isso é deixado bem claro para o espectador, começando por mostrar constantemente pequenos atos tratando os negros de uma maneira diferente dos brancos. Ao longo dos acontecimentos vemos vários momentos que mostram que ainda há muitas atitudes preconceituosas sendo tomadas, mesmo que pareçam inocentes.

Crítica | Corra! 1
Allison Williams e Daniel Kaluuya em Corra! | Imagem: Universal Pictures

O longa não trata apenas disso, ainda é um terror e te lembra disso usando algumas cenas cotidianas, mas com cortes e trilha sonoras pensadas propositalmente para dar um pequeno susto e manter o suspense. Isso se torna necessário porque a obra não investe em cenas explicitas, o terror fica nas atitudes estranhas, que são muito bem representadas por todo o elenco, e situações incomuns, mas são raríssimas as cenas onde de fato exista sangue e perseguições.

Crítica | Corra! 2
Corra! | Imagem: Universal Pictures

Corra! foi um sucesso entre a crítica americana, e não é para menos. Com um roteiro diferenciado e que tratar de assuntos polêmicos e sem apelar para cenas desnecessariamente explicitas, o longa prova seu ponto satisfatoriamente.

Entretanto, como já mencionei, é uma trama simples e boa parte dela se passa enquanto Chris tenta desvendar o que a maioria do público já sabe, apenas sacando pelos trailers. E isso não é um problema, pois ajuda a explorar bem as questões apontadas e explicar melhor alguns dos motivos, mas pode desagradar os fãs de thrillers com muita ação. Por isso se você está esperando muita perseguição, sangue, mortes e mulher de calcinha sendo assassinadas, esse filme não é para você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui