O segundo trimestre de 2023 começa com ótimas notícias para os profissionais do mercado audiovisual nacional: o Projeto Paradiso, na sexta edição da Incubadora Paradiso, um programa de desenvolvimento de longas-metragens de ficção voltado a profissionais emergentes, anuncia um investimento de até R$ 200 mil para três projetos. O lançamento da edição 2024 da Incubadora Paradiso acontece no dia 13 de abril, no Rio2C, o maior encontro de criatividade da América Latina, que ocorre no Rio de Janeiro entre os dias 11 e 16 de abril.
Dentro do investimento para três longas-metragens, o Projeto Paradiso oferece bolsas de R$ 30 mil para cineastas e apoios complementares, como mentorias e coachings nacionais, além da participação em eventos no Brasil e exterior. No total, 14 laboratórios, festivais e mercados de destaque no Brasil serão convidados a indicar projetos para a Incubadora. A oportunidade estará aberta também aos integrantes da Rede Paradiso de Talentos. Os profissionais participarão do programa por seis meses, período em que serão realizadas uma série de atividades visando seu desenvolvimento profissional, como consultorias com especialistas nacionais e internacionais de roteiro, coaching nacional e internacional voltado ao produtor, além do aporte dos recursos financeiros para viabilizar o trabalho de escrita.
“A Incubadora Paradiso é um programa de fortalecimento dos talentos por trás dos projetos, a partir da capacitação desses agentes, com a qualificação do tempo criativo e integração dos aspectos artísticos e de mercado. Essa é uma chance de auxiliar na formação dos profissionais brasileiros conectá-los com eventos de mercado, promover networking, intensificar a internacionalização e, claro, trazê-los para integrar a Rede Paradiso de Talentos”, diz Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.
Além do anúncio da edição 2024 da Incubadora, o Projeto Paradiso realiza duas mesas no dia 13 de abril durante o Rio2C. A primeira mesa, intitulada “O papel da capacitação no desenvolvimento da indústria audiovisual”, acontece às 10h30, na Sala RioFilme, no 3º andar do Business Hall, com a presença de Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso e e Leonardo Monteiro, integrante do Senai/Sicav.
Já a segunda mesa, “Como desenvolver bons projetos audiovisuais”, às 11h45 no espaço Change Makers, será liderada por Rachel do Valle, diretora de programas do Projeto Paradiso, com a presença dos roteiristas Allan Deberton, Bruno Ribeiro e Camila Agustini.
Ainda no mesmo dia, às 17h, o Projeto Paradiso apresenta suas iniciativas para os produtores cariocas na Sala Sicav/Firjan, no Industry Lounge, introduzindo os talentos presentes no evento e promovendo networking com profissionais da indústria.
Celebrando 4 anos
Além da programação do Rio2C, o Projeto Paradiso, que completou quatro anos de investimentos no desenvolvimento de jovens talentos do audiovisual brasileiro, em março, lançou no último dia 27 uma websérie de dez entrevistas com a Rede Paradiso de Talentos: “Histórias mudam o mundo – Conversas com quem faz cinema”. A cada quinze dias um novo episódio estará disponível no Canal Paradiso, no YouTube. O primeiro capítulo, já disponível, traz uma conversa com a diretora e roteirista Carolina Markowicz, diretora do longa-metragem “Carvão” e integrante da Rede de Talentos desde 2019.