sábado, 23, outubro, 2021

Projeto Paradiso apoia filmes brasileiros selecionados em Cannes

- Advertisement -

O programa Brasil no Mundo, do Projeto Paradiso, apoia filmes brasileiros e coproduzidos pelo Brasil selecionados para a 74ª edição do Festival de Cannes, um dos mais importantes eventos do cinema do mundo. O objetivo é contribuir para o fortalecimento da participação nacional em grandes mercados e eventos no exterior.

Agendado para ocorrer de 6 a 17 de julho, o Festival de Cannes, no Sul da França, volta a ser presencial em 2021, após as restrições impostas pela pandemia no ano passado.

Nesta edição, o Projeto Paradiso investiu US$ 20 mil no apoio à presença em Cannes e em formato Last Money, que oferece recursos complementares necessários para a finalização e internacionalização das obras, seja, por exemplo, para a montagem, marketing ou distribuição.

O Projeto Paradiso já apoiou a presença brasileira no Festival de Cannes em 2019, com Bacurau, de Kleber Mendonça Filho, e 2020, com Casa de Antiguidades, de João Paulo Miranda. Neste ano, a iniciativa filantrópica dedicada a talentos do audiovisual nacional, mantida pelo Instituto Olga Rabinovich, colaborou com produções brasileiras nos festivais de Berlim, Sundance e Roterdã.

Em Cannes, o programa Brasil no Mundo ofereceu suporte a quatro filmes:

Marinheiro das Montanhas“, de Karim Ainouz, com produção da brasileira VideoFilmes em parceria com a Globo Filmes e a GloboNews, em associação com MPM Film / Watchmen / Cinema Inflamável. A distribuição é da Gullane. O longa foi selecionado para as Sessões Especiais do Festival de Cannes. O filme é um diário de viagem filmado durante a primeira visita do diretor à Argélia, país de origem de seu pai.

Medusa“, de Anita Rocha da Silveira, produzido pela Bananeira Filmes, que será exibido na mostra paralela Quinzena dos Realizadores. O longa aborda a pressão da sociedade sobre as mulheres para serem perfeitas, por meio da história de Mariana, jovem obcecada por controlar cada aspecto de sua vida.

O Empregado e o Patrão“, de Manuel Nieto, coprodução entre Uruguai, Brasil e Argentina, com realização no Brasil das produtoras brasileiras Sancho & Punta e Vulcana, também para a Quinzena dos Realizadores. Um evento trágico e uma acirrada corrida de cavalos colocam em risco os destinos de patrão e empregado.

Noche de Fuego“, de Tatiana Huezo, coprodução México-Brasil, selecionado para a mostra Un Certain Régard. No enredo, um retrato de meninas que crescem em uma cidade rural violenta, treinadas pelas mães para fugirem em busca de seus esconderijos.

Sobre o Projeto Paradiso

O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização,  atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Em três anos de existência já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas. São elas:

Brasil no Mundo : busca fortalecer a participação nacional em grandes mercados e festivais no exterior, por meio de apoios a filmes selecionados para mostras competitivas, projetos em busca de coprodução internacional e prêmios em formato Last Money.

Incubadora Paradiso : apoia o desenvolvimento de roteiros brasileiros de longas-metragens de ficção que se destacam em importantes laboratórios e mercados audiovisuais do país. O programa oferece apoio e mentorias customizados para a produção e internacionalização do projeto, além de bolsa para o roteirista.

Paradiso Multiplica : é uma iniciativa de democratização do conhecimento. Os profissionais beneficiados pelas Bolsas Paradiso têm a oportunidade de estudar ao redor do mundo e, por meio deste programa, compartilham o conhecimento adquirido com diversos públicos de todos o país.

Bolsas e Premios : as Bolsas Paradiso focam na capacitação de curta e média duração no exterior, para o aperfeiçoamento de profissionais já atuantes no mercado. Já os Prêmios são voltados à formação e à capacitação profissional, em parceria com iniciativas como festivais, mercados e mostras.

Cursos e Seminários : ao lado de consagrados parceiros nacionais e internacionais, o Projeto Paradiso incentiva a geração e difusão de informações, de maneira a contribuir para a qualificação do debate sobre o mercado audiovisual.

O Nerd Social é uma iniciativa do Lugar Nenhum.

Cronos
Rei dos titãs e o grande deus do tempo! Como o Titã, Alan Uemura devora tudo relacionado ao universo nerd em qualquer lugar do tempo e do espaço! Allons-Y!!!

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Seja Social

Seja social também no Instagram

Siga no Instagram

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave