sábado, 15, maio, 2021
InícioEspecialQual será(ia) o futuro do Homem-Aranha fora do MCU?

Qual será(ia) o futuro do Homem-Aranha fora do MCU?

Ao que parece o acordo entre a Sony e a Disney/Marvel chegou ao fim. Muito era especulado até quando o Aranha de Tom Holland continuaria a aparecer no MCU e o contrário nos filmes do cabeça de teia.

Depois dos fracassos de bilheteria, ou seja, público, com os filmes de Andrew Garfield, parecia que a franquia do Aracnídeo estava fadada a ficar na gaveta. Até que para surpresa universal, as duas empresas fecharam um acordo onde o Homem-Aranha estaria presente no filme de Guerra Civil. E ainda em mais dois do Universo Cinematográfico Marvel.

Qual será(ia) o futuro do Homem-Aranha fora do MCU? 1

A Sony ainda tinha mais um contrato com a Disney/Marvel que eram seus filmes solo e que foram sucessos, principalmente o último, que se tornou sua maior bilheteria desde 007 Skyfall.

E tudo ia bem, aos olhos dos fãs, com o Homem-Aranha contracenando com Nick Fury e a imaginação correndo solta com aventuras do herói aparecendo ao lado de outros heróis, principalmente do Demolidor/Matt no terceiro longa. Não podemos esquecer que a identidade de Peter foi revelada e agora ele deverá ser um procurado, como aconteceu nas HQs da origem do Mistério, que serviram de base para o longa. E nada melhor, do que trazer um advogado que também é super herói para o ajudar. Mas…

Parece que o contrato chega ao fim. E se chegar realmente, como será o futuro do cabeça de teia?

Qual será(ia) o futuro do Homem-Aranha fora do MCU? 2
Tom Holland estrela “Spider-Man” da Columbia Pictures. Cena de “SPIDER-MAN™: HOMECOMING”.

Poxa Marvel, perderam o Aranha de novo!

Para começar analisando o futuro do Aranha, vale lembrar ou explicar para quem ainda não sabe, um pouco do passado da Marvel.

Na década de 1990, a Casa das Ideias estava passando por graves problemas financeiros e podia até mesmo fechar suas portas.

Desta forma, a Marvel Comics vendeu os direitos de seus personagens mais populares, ou seja Homem-Aranha para a Sony, enquanto os X-Men e Quarteto Fantástico iam para Fox.

A Sony demorou um pouco, mas fez a trilogia Homem-Aranha, dirigida por Marc Webb e estrelado por Tobey Maguire, que assim como Blade um pouco antes, ajudou a impulsionar ainda mais a super-herói mania das últimas duas décadas.

Qual será(ia) o futuro do Homem-Aranha fora do MCU? 3

Só que depois do fracasso do terceiro filme, a Sony tentou reiniciar o personagem com um novo ator, desta vez com Andrew Garfield, e a história todos já conhecem, filmes com desempenho abaixo das expectativas.

Enquanto isso, a Marvel Studios estava, não a dos quadrinhos, mas a cinematográfica estava iniciando sua marcha.

Em seu último e agonizante esforço para salvar sua marca, a empresa fez um filme baseado em um de seus personagens menos populares, Homem de Ferro, em 2008.

Exatamente! O enlatado que todos amam de paixão, era um dos heróis secundários da Marvel, com histórias de relativo sucesso, mas nunca tendo firmado como um dos principais títulos da empresa. Lembrando que seus principais títulos, haviam sido vendidos para a Sony e Fox.

Homem de Ferro foi sucesso estrondoso, e a Disney rapidamente nos anos seguintes botou a mão no bolso (a Dinsey já era dona da Marvel), ajudando a empresa a expandir seu universo para as telonas e trazer as principais equipes e heróis de seu panteão como Capitão América, Vingadores, Thor, Os Guardiões da Galáxia, Dr. Estranho, Pantera Negra, Capitã Marvel e tantos outros que apareceram dentro dos filmes e ainda estão por vir.

Mas nem tudo eram flores ainda e a Marvel Studios continuava a perder alguns de seus personagens mais populares.

Desta maneira, a Marvel Studios, através de seu diretor, Kevin Feige, determinado a recuperá-los, fechou um acordo com a Sony em 2015 onde a empresa ajudaria a Sony a reiniciar a franquia do herói se a Marvel pudesse usar o Homem-Aranha em alguns de seus filmes.

Em contra partida, a Sony manteria os direitos de outros personagens do Homem-Aranha, como Venom, e faria filmes baseados nesses personagens sem a ajuda da Marvel Studios.

E como todos sabemos, foi um dos melhores acordos já feitos, para os dois lados e principalmente para a Sony.

Relembrando o Cabeça de Teia no MCU

Peter Parker/Homem-Aranha apareceu nos filmes do Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato.

Nestes filmes, Peter teve uma relação mais próxima com Tony Stark, interpretado por Robert Downey Jr., algo que lembrava os sidekicks da DC, como Robin. A dupla dinâmica acabou ganhando o público e tornando-se a motriz emocional dos novos longas, ainda mais quando Peter “morre” nos braços de Tony e diz a famosa frase “não quero ir” (referência a Dr Who?), retornando depois em Ultimato, para vermos Tony se sacrificar e morrer.

Depois disso tudo e isso agora?

Grandes bilheterias, recordes sendo quebrados, empresas jogando dinheiro para o alto, enquanto a economia mundial parece quebrar e o principal: fãs delirando de emoção com o pouco que lhes resta de alegria em um mundo onde os vilões vencem todos os dias.

Era realmente um sonho, já que aparentemente os principais personagens da Marvel estariam de volta para casa. E isso ficou mais claro neste ano, quando a 21st Century Fox anunciou a venda de 90% de seus produtos e a Disney comprou de volta os direitos dos X-Men e do Quarteto Fantástico.

Desta maneira, Feige e sua equipe de heróis poderiam adaptar as histórias de qualquer personagem da Marvel. Ou seja, sem dois tipos de Mercúrio ou não poder utilizar o Wolverine ou o Fera nos Vingadores, assim como o encontro entre os Iluminatis.

Qual será(ia) o futuro do Homem-Aranha fora do MCU? 4
Os grandes cabeças da Marvel, eram pertencentes a Marvel Studios e Fox.

Mas infelizmente, pelas últimas notícias, novamente a festa poderá ficar sem um dos seus principais heróis, mais uma vez: O Homem-Aranha.

Os motivos eram apresentados aos poucos. Um deles foi na própria San Diego Comic-Con deste ano, quando Feige apresentou a nova fase da Marvel e na alegria da festa, ninguém percebeu que alguém não estava nos anúncios, que era o terceiro filme do Homem-Aranha.

Outros eram o próprio filme do Venom em não ter nada relacionado ao Homem-Aranha e até mesmo o constrangimento de Feige em uma entrevista com a poderosa da Sony, Amy Pascal, onde ele ficou constrangido sobre o futuro dos personagens da Sony dentro do MCU.

Triste nesta situação, não apenas para os fãs, é para a própria Marvel, já que o Aranha ainda hoje é um dos seus principais personagens em venda e carisma. Mesmo com erros em algumas histórias, o herói é o mais próximo da realidade dos leitores, seja qual for sua idade. Para os que o acompanham desde a sua criação, era o nerd que sofre com o valentão na escola, magricela que não é visto por ninguém, para depois ter que começar a procurar emprego, suportar os problemas com seu chefe e profissão, além de ter que pagar suas contas e ajudar em casa.

Qual será(ia) o futuro do Homem-Aranha fora do MCU? 5
Além de enfrentar os vilões, Peter ainda possui problemas para resolver de relacionamentos, como com Mary Janes, Gata Negra, de amizade e trabalho.

Algo mais comum e rotineiro para a grande população, que o via como um igual. Peter sempre acompanhou os mais carentes em todos os sentidos. Não era um favorecido e sofria por não ter dinheiro logo no começo do mês para sair com os amigos ou comprar um carro, porque todo o seu ganho era usado para pagar as contas.

Ele não era um playboy milionário como Tony Stark que podia ser herói e ter alguém para ajudar a manter sua empresa e se machucasse, podia contar com seu mordo Jarvis – bem ao estilo Bruce Wayne -, para curar suas feridas. E em comparação aos outros heróis que apareceram nos cinemas, ele continuava a ser um humano, com problemas de relacionamento e querendo ser normal, diferente do fanfarrão Thor e até do Capitão América que tem todo o aparato do governo por trás para o ajudar.

Nos cinemas, Peter é apenas um adolescente do Queens tentando viver e que “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”, e colocar essa frase no dilema entre salvar o dia de uma invasão alienígena, combater o bandido da esquina e ainda ter uma nota no boletim, pois ele precisa passar de ano e ir para a faculdade.

Dilemas mais notórios do que os problemas de um rei que quer vingança pela morte de seu pai ou um médico milionário que pode usar sua fortuna para conseguir uma cura.

Não que esses personagens não sejam bons. Pelo contrário. Dentro deles estão ótimas histórias filosóficas e críticas sociais. Mas ninguém ousa contra dizer que Peter Parker é o típico quando algo dá certo, o mundo conspira para que tudo dê errado.

Tá, isso já sabemos e?

A grande questão, é que mesmo que ninguém tenha percebido, a Marvel ainda mantinha uma certa esperança de ter o Cabeça de Teia dentro de seu universo. Porque se fosse de outra forma, por que utilizar em seu roteiro de Longe de Casa, Peter Parker sendo o herdeiro das responsabilidades do Homem de Ferro e criando um novo legado?

E com isso tudo, caso se concretize o que está sendo solto a todos os ventos, do fim da parceria entre a Disney/Marvel e a Sony, muitas perguntas ficarão sem serem respondidas, como uma série que é cancelada e não tem o seu final.

Algumas vem ainda do primeiro filme com Tom Holland. Dentro de seu roteiro ficou explicito que Miles Morales – outra versão do Homem-Aranha das HQs e que pode ser visto em Aranhaverso -, iria aparecer. O tio de Miles, Aaron, faz uma aparição no filme e faz até uma referência a seu sobrinho. Lógico que isso ainda pode acontecer dentro do universo da Sony, mas uma aventura do Miles com os Vingadores, estaria fora do páreo.

Outro personagem que ficaria sem ação em sua nova origem, são o Abutre e o próprio Mistério, já que os dois possuem divergências com Tony Stark, como visto nos dois filmes. Isso bagunça totalmente a chegada do Sexteto Sinistro e a entrada do Escorpião, que é um dos seus membros, que apareceu nas cenas entre créditos do primeiro filme do Aranha conversando com o Abutre, personagem de Michael Keaton.

Qual será(ia) o futuro do Homem-Aranha fora do MCU? 6

Como apagar Tony Stark agora? E como fica o final do segundo longa que ficou em aberto, sem os personagens que eram e são a base do terceiro filme do Homem-Aranha, ou seja, do MCU?

Outra questão interessante, mas esta é mais dos fãs que necessariamente da Marvel Studios, são os Vingadores.

Era esperado que com o fim e vagas abertas, o Homem-Aranha fizesse parte do grupo. Isso foi categórico nos filmes anteriores. E agora, como a Marvel irá lidar com isso? irá simplesmente não comentar a existência de um dos principais heróis que lutou em Guerra Infinita e Ultimato? E foi peça fundamental dentro de Guerra Civil? Apaga-se assim com um estalar de dedos sua existência?

Óbvio que a Marvel Studios é uma empresa e pensa nos pós e contras e deixou várias peças para cobrir isso tudo. Elas são a minissérie do Soldado Invernal e o Falcão, ops, Capitão América/Sam Wilson, que assim como o Pantera Negra, Capitã Marvel, Pantera Negra, entre outros, podem formar os Novos Vingadores.

Ainda temos os filmes da própria Capitã Marvel com Brie Larson, do Pantera Negra (Chadwick Boseman), Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch), o Homem-Formiga (Paul Rudd) e a Vespa (Evangeline Lilly). E chegando, os Eternos e Shang-Chi.

Além disso, a boa e velha desculpa da viagem no tempo, pode ser utilizada, já que o Homem-Formiga dominou a arte da viajar no tempo como visto em Ultimato.

Só que isso tudo, ainda deixa um buraco, pois o Homem-Aranha é pertencente a cidade de Nova York, ou seja, berço da maioria dos heróis da Marvel, onde estão o Demolidor, Luke Cage, Vingadores, Quarteto Fantástico, Dr Estranho, entre outros, onde aconteceram várias das melhores aventuras conjuntas destes heróis.

Desta forma, não apenas os fãs perdem super aventuras, mas a Marvel e a Sony também.

E qual o futuro então?

A Marvel Studios já tem quase tudo preparado e praticamente nenhuma história que acontecerá necessita ou tem ligações com os filmes do aracnídeo. A bomba fica para a Sony.

Mas a Sony não é besta e como uma empresa também preparava o que estava por vir: O Aranhaverso.

O sucesso da parceria com a Marvel Studios poderia ser boa, mas nunca se sabe e a empresa não queria apostar em um novo fracasso. Desta maneira, investiu alto em uma animação que acabou faturando o Oscar de Melhor Filme de Animação de 2019.

Qual será(ia) o futuro do Homem-Aranha fora do MCU? 7

A facilidade encontrada pela empresa em contar uma história mais dinâmica e sem a necessidade de contratar atores ou limitar-se a efeitos que ficariam “feios” nas telas, apresentou para uma nova geração e trouxe para os cinemas, personagens como Miles Morales, a Spider-Gwen, Porco Aranha, entre outros, deixando ainda a chegada de uma próxima animação com o Aranha 2099. Além da chegada de um novo longa, a Gwen pode ganhar sua própria animação.

E dentro dos filmes com atores, Venom 2 está confirmado e chega nas telonas em 2020. Mesmo sendo criticado, o filme faturou 856 milhões de dólares nas bilheterias. Uma soma significativa para deixar o personagem de fora.

O que torna ainda mais esperado a participação de Tom Holland nesta sequência.

De todas as formas, isto tudo são análises e especulações. O futuro ainda é incerto não apenas para o Homem-Aranha, mas para todos os personagens, pois alguns como o Thor tem seus dias até contados com o fim do contrato com Chris Hemsworth ou o fracasso de algum destes futuros filmes nas telonas.

E ainda nem tivemos uma leve premissa do que poderá ser o Quarteto Fantástico e se teremos mesmo os X-Men.

Vale lembrar que outros heróis já foram tirados da linha de frente por vários motivos, sejam por péssimas histórias como Punho de Ferro e Inumanos, ou por contratos.

Agora é esperar e ver qual será o fim e início destas histórias.

E que subam as cortinas! Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

6,922FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,311SeguidoresSeguir

For All Mankind | Equipe de Produção conta sobre desafios enfrentados...

0
A equipe do Thundew Wave conversou com a Equipe de Produção da série For All Mankind da Apple Tv+, confira o que eles falaram sobre as gravações da segunda temporada e os desafios para o futuro.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
Qual será(ia) o futuro do Homem-Aranha fora do MCU? 13

Um adeus a Merlin

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave