A Esperança é desfecho da trilogia de Suzanne Collins.
* **Atenção, contém enormes spoilers para quem não leu os outros livros da trilogia***
A Esperança é o final da trilogia Jogos Vorazes. Depois da reviravolta no Massacre Quartenário, os distritos foram destruídos, restando apenas o secreto Distrito 13, onde Katniss e os sobreviventes estão refugiados.
Veja também:
Peeta ainda é refém da capital, juntamente com Annie, namorada de Finnick. O planejamento de resgate dos 2 e tomada da capital é o foco desse livro. Todo o distrito 13 tem um regime bem rigoroso e trabalhos bem divididos. O planejamento de guerra e a tecnologia são os pontos fortes desse distrito e por isso estão trabalhando apenas nisso para tomar o poder da capital.
O problema com essa obra é que ele acaba ficando bem cansativo e um pouco enrolado. Mais da metade dele se passa com o mimimi dos personagens, claro que principalmente de Katniss, que a cada livro se revela mais cheia dos mimimis. A Ação e adrenalina que estamos acostumados a ver nessa trilogia demoram muito para acontecer, o que pode desanimar um pouco a leitura. Apenas os personagens derivados do Massacre do segundo livro são realmente explorados, deixando os mais conhecidos um pouco de lado.
Mas ele se recupera nos fatos depois da enrolação. Sem dúvida esse é o volume em que você mais vai sofrer ( desculpa, mas é verdade), porém ficará feliz com o fim. Tenho certeza que também sentirá aquele “vazio” na sua vida depois que esse livro acabar, sabe? Aquele vazio que os fanáticos leitores sentem quando acabam de ler algo muito bom e não sabem mais o que fazer da vida após isso.
O importante é que mesmo tendo um pouco de enrolação, A Esperança fecha lindamente a trilogia, sem pontas soltas ou reclamações futuras (quase sem reclamações, tenho certeza que muitos, como eu, acham que certos fatos foram desnecessários), fazendo jus à qualidade dos antecessores.