sábado, 5, dezembro, 2020
Início Livros Resenhas Resenha | A Marca do Zorro – Johnston Mcculley

Resenha | A Marca do Zorro – Johnston Mcculley

Há 100 anos foi escrito um livro marcaria várias gerações e serviria de inspiração para vários autores, como por exemplo, Bob Kane, criador do Batman.

Este livro é A Marca do Zorro! Ali, com uma leitura rápida, simples e dinâmica, Johnston Mcculley nos apresentava um herói. Não um novo, pois Zorro foi o primeiro a ter uma identidade secreta e a usar uma máscara. Mas isto é um assunto que já falamos em nossa entrevista de 100 anos do personagem.

->Leia nosso Especial de 100 Anos de Zorro

Pode não parecer novidade ou nem ao menos interessante ler um livro centenário, principalmente de um personagem que tanto já conhecemos, mas é o contrário. A obra é uma grande surpresa! Sua leitura simples como colocado acima, é radicalmente diferente das formas rebuscadas ou “pesadas” de outros romances do estilo ou de outros, como Senhor dos Anéis, As Crônicas de Nárnia,entre outros. Seu estilo é cinematográfico e muitas vezes beira ao roteiro dos quadrinhos.

Por este motivo acabou virando filme, seriado, quadrinhos e estando na mídia até hoje.

Somos apresentados a uma Califórnia diferente daquela que achamos conhecer. O Estado que ainda pertence ao México, mantém os nomes das cidades no original, como San Diego de Alcála. Os personagens são memoráveis e interessantes. Estão além de antagonistas do Zorro, sendo pessoas comuns que lidam com seus problemas do dia-a-dia. Aqui não existem vilões, mas sim o grande vilão, que tiraniza os habitantes da Califórnia. Nada não muito diferente dos dias de hoje.

As questões sociais são apresentadas de maneira objetiva e parece que o livro foi escrito recentemente. Mesmo o herói e seu alter ego, Don Diego De La Vega, são tão comuns, que acabam tornando-se figuras que podemos facilmente nos identificar.

Aqui não existe uma forma de forçar o leitor a se simpatizar com o herói, com algo que tenha acontecido de negativo em sua origem e que o fez ser o que é. Don Diego apenas viu o que era errado e fez algo. Não foi necessário que algo de negativo acontecesse com ele. É isto que torna a história tão fascinante. Porque além de termos uma narrativa tão rica culturalmente e histórica, conhecemos muito mas a lenda.

O livro A Marca do Zorro foi lançada pela Panda Books, com um bom acabamento e mini histórico sobre sua criação e migração para outras mídias, além de todo um contexto histórico da Califórnia do século XIX.

É sem dúvida um livro para todo amante de aventura e personagem ter em sua coleção.

Nota do Thunder Wave
A Marca do Zorro é um livro atemporal de fácil e rápida leitura, que nos apresenta um Zorro além do que achávamos que conhecíamos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

6,970FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,355SeguidoresSeguir

Crítica | O Gambito da Rainha

0
É uma produção que aborda como a genialidade feminina é moldada e desenvolvida. E por isso a ficção é tão importante, pois inspira mudanças. A série pode ter um contexto antigo, mas as tramas abordadas são tão atuais quanto naquela época. Se esse era ou não o propósito, não sabemos, mas desconfiamos. Bem produzida e com poucas, quase inexistentes, escorregadas, a trama de sete episódios de aproximadamente 60 minutos, O Gambito da Rainha é divertida, misteriosa, inspiradora e relevante pelos assuntos tratados.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave