Há 100 anos foi escrito um livro marcaria várias gerações e serviria de inspiração para vários autores, como por exemplo, Bob Kane, criador do Batman.

Este livro é A Marca do Zorro! Ali, com uma leitura rápida, simples e dinâmica, Johnston Mcculley nos apresentava um herói. Não um novo, pois Zorro foi o primeiro a ter uma identidade secreta e a usar uma máscara. Mas isto é um assunto que já falamos em nossa entrevista de 100 anos do personagem.

->Leia nosso Especial de 100 Anos de Zorro

Pode não parecer novidade ou nem ao menos interessante ler um livro centenário, principalmente de um personagem que tanto já conhecemos, mas é o contrário. A obra é uma grande surpresa! Sua leitura simples como colocado acima, é radicalmente diferente das formas rebuscadas ou “pesadas” de outros romances do estilo ou de outros, como Senhor dos Anéis, As Crônicas de Nárnia,entre outros. Seu estilo é cinematográfico e muitas vezes beira ao roteiro dos quadrinhos.

Por este motivo acabou virando filme, seriado, quadrinhos e estando na mídia até hoje.

Somos apresentados a uma Califórnia diferente daquela que achamos conhecer. O Estado que ainda pertence ao México, mantém os nomes das cidades no original, como San Diego de Alcála. Os personagens são memoráveis e interessantes. Estão além de antagonistas do Zorro, sendo pessoas comuns que lidam com seus problemas do dia-a-dia. Aqui não existem vilões, mas sim o grande vilão, que tiraniza os habitantes da Califórnia. Nada não muito diferente dos dias de hoje.

As questões sociais são apresentadas de maneira objetiva e parece que o livro foi escrito recentemente. Mesmo o herói e seu alter ego, Don Diego De La Vega, são tão comuns, que acabam tornando-se figuras que podemos facilmente nos identificar.

Aqui não existe uma forma de forçar o leitor a se simpatizar com o herói, com algo que tenha acontecido de negativo em sua origem e que o fez ser o que é. Don Diego apenas viu o que era errado e fez algo. Não foi necessário que algo de negativo acontecesse com ele. É isto que torna a história tão fascinante. Porque além de termos uma narrativa tão rica culturalmente e histórica, conhecemos muito mas a lenda.

O livro A Marca do Zorro foi lançada pela Panda Books, com um bom acabamento e mini histórico sobre sua criação e migração para outras mídias, além de todo um contexto histórico da Califórnia do século XIX.

É sem dúvida um livro para todo amante de aventura e personagem ter em sua coleção.

Resumo
Nota do Thunder Wave

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui