Resenha: A Promessa- Harlan Coben

0
1098
A Promessa Book Cover A Promessa
Harlan Coben
352
Policial
Arqueiro
08/02/2017

Depois de ouvir duas adolescentes trocando confidências no porão de sua casa, Myron faz com que as garotas prometam ligar para ele se um dia estiverem em alguma encrenca e não tiverem coragem de recorrer aos pais em busca de ajuda. Ele garante que irá em seu socorro sem questionamentos, qualquer que seja a situação.

Alguns dias depois, às duas da manhã, seu telefone toca. É Aimee Biel, uma das garotas a quem oferecera apoio incondicional. Abalada e nervosa, ela pede que Myron a deixe em frente a uma casa numa rua deserta, o suposto endereço de uma amiga. Apesar de sentir que alguma coisa está errada, Myron honra sua palavra e não faz perguntas.

Mas ele se arrependerá profundamente dessa decisão, porque talvez essa seja a última vez que Aimee será vista por alguém. Atormentado pela culpa – ao mesmo tempo que se torna o principal suspeito pelo misterioso desaparecimento...

Site oficial  Encontre  Compre

 

Harlan Coben é famoso por sua série de livros do protagonizada por Myron Bolitar. Sempre cheias de mistérios e reviravoltas, as aventuras do divertido detetive conquistam rapidamente o leitor.

A Promessa é o oitavo volume dessa série, onde Myron comete o erro de fazer uma promessa para a filha adolescente de sua amiga de infância, Claire, e acaba se metendo em uma complicada encrenca.  Após ouvir Aimee e sua amiga comentando sobre festas em que voltaram para casa bêbadas, de carona com amigos mais bêbados ainda, Myron se desespera e acaba pedindo para as garotas ligarem pra ele quando precisarem de carona, prometendo não falar nada para os pais delas.

Acontece que Aimee usa essa oferta para algo muito mais sério e em uma madrugada liga para Myron pedindo sua ajuda, agindo misteriosamente, a garota pede para ele levá-la na casa de uma amiga, mas no dia seguinte desaparece. Myron então resolve investigar o paradeiro de Aimee, fazendo para a mãe dela o que pode ser mais uma promessa que não poderá cumprir…

Quem já leu qualquer livro de Harlan Coben sabe como a narrativa informal do autor deixa a leitura mais leve. Os momentos de alta tensão são quebrados com um comentário irônico de algum personagem ou uma situação cômica, mas sem perder o suspense. Em A Promessa, o autor consegue surpreender no desfecho, dando pequenas pistas de quem é o verdadeiro culpado. Admito que eu percebi essa dica, porém foi por pura sorte, uma palavra apenas me chamou atenção e consegui ligar os pontos. É assim que Coben trabalha.

“O homem planeja e Deus ri”

A trama se passa 6 anos depois de Detalhe Final e após os acontecimentos de O Medo Mais Profundo, por isso quem está familiarizado com a vida de Myron vai notar como tudo mudou. Seus pais se mudaram e quem está na casa agora é apenas ele. Esse salto no tempo foi essencial para a carga dramática da história, visto que explora muito a relação entre pais e filhos e Myron precisava de uma experiência paternal para se envolver completamente nessa tensa situação. É engraçado como Harlan transforma todo o ambiente de acordo com a premissa atual de sua obra, nessa, por exemplo, praticamente todos os envolvidos estão com filhos.

A Promessa entrega mais uma aventura envolvente de Myron. Podemos notar que a cada volume o autor se aprofunda mais em uma questão pessoal do personagem, resolvendo alguns dilemas e amadurecendo o complexo detetive. Aconselho que quem não leu nenhuma das histórias de Myron, que leia pelo menos O Medo Mais Profundo antes desse, pois mesmo que nenhuma tenha continuação direta, alguns fatos são relembrados e podem deixar o leitor meio perdido.

Veredito
Nota do Thunder Wave
Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here